Análise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de compra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/13111 |
Resumo: | Neste trabalho a autora aborda a prática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o comportamento do consumidor universitário. Tema amplamente discutido no Brasil e no mundo, haja vista a tendência das organizações contemporâneas de mudança no foco de seus resultados, fazendo com que o bem estar de seus colaboradores e parceiros sobreponha-se à teoria da maximização dos lucros. Como introdução, apresenta as origens do processo da RSC e sua evolução, no cenário mundial e no Brasil. Nesse contexto, apresenta, também, detalhes quanto à metodologia empregada para realização das pesquisas contidas neste estudo. Em seguida, expõe os aspectos históricos e as considerações, de caráter geral, sobre a gênese da RSC, discorrendo sobre o pensamento de diferentes autores, notadamente reconhecidos como expertos do assunto, bem como sobre experiências de aplicação da RSC no Brasil. Prossegue, listando o papel das empresas quanto à prática da RSC, com foco nas instituições financeiras nacionais. Em seguida, aborda o comportamento de compra do consumidor e a influência da RSC sobre ele e, além disso, aborda aspectos referentes ao valor percebido. Mais adiante, discorre sobre pesquisa de campo realizada, com o intuito de descobrir o quanto o consumidor universitário entende sobre a RSC e de identificar se o assunto influência a sua decisão de compra. Em conclusão, a autora, destaca que as práticas de RSC ainda não interferem, significativamente, na decisão de compra do universo pesquisado. |
id |
UFRJ_5bb53ebc5ff900e5c91c66f93bed3bc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/13111 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Freire, Jossana Bernardi Pimentahttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816Ferreira, Daniela Abrantes2020-09-28T20:31:11Z2023-11-30T03:01:41Z2009http://hdl.handle.net/11422/13111Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-02-23T12:56:46Z No. of bitstreams: 1 Jossana_final.pdf: 236693 bytes, checksum: ae2e892f535b778f1aaeac1a8d07163d (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2020-09-28T20:31:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Jossana_final.pdf: 236693 bytes, checksum: ae2e892f535b778f1aaeac1a8d07163d (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-28T20:31:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jossana_final.pdf: 236693 bytes, checksum: ae2e892f535b778f1aaeac1a8d07163d (MD5) Previous issue date: 2009Neste trabalho a autora aborda a prática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o comportamento do consumidor universitário. Tema amplamente discutido no Brasil e no mundo, haja vista a tendência das organizações contemporâneas de mudança no foco de seus resultados, fazendo com que o bem estar de seus colaboradores e parceiros sobreponha-se à teoria da maximização dos lucros. Como introdução, apresenta as origens do processo da RSC e sua evolução, no cenário mundial e no Brasil. Nesse contexto, apresenta, também, detalhes quanto à metodologia empregada para realização das pesquisas contidas neste estudo. Em seguida, expõe os aspectos históricos e as considerações, de caráter geral, sobre a gênese da RSC, discorrendo sobre o pensamento de diferentes autores, notadamente reconhecidos como expertos do assunto, bem como sobre experiências de aplicação da RSC no Brasil. Prossegue, listando o papel das empresas quanto à prática da RSC, com foco nas instituições financeiras nacionais. Em seguida, aborda o comportamento de compra do consumidor e a influência da RSC sobre ele e, além disso, aborda aspectos referentes ao valor percebido. Mais adiante, discorre sobre pesquisa de campo realizada, com o intuito de descobrir o quanto o consumidor universitário entende sobre a RSC e de identificar se o assunto influência a sua decisão de compra. Em conclusão, a autora, destaca que as práticas de RSC ainda não interferem, significativamente, na decisão de compra do universo pesquisado.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASComportamento do consumidorResponsabilidade social corporativaFinançasAnálise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de comprainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALJossana_final.pdfJossana_final.pdfapplication/pdf236693http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13111/1/Jossana_final.pdfae2e892f535b778f1aaeac1a8d07163dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13111/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/131112023-11-30 00:01:41.192oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de compra |
title |
Análise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de compra |
spellingShingle |
Análise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de compra Freire, Jossana Bernardi Pimenta CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Comportamento do consumidor Responsabilidade social corporativa Finanças |
title_short |
Análise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de compra |
title_full |
Análise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de compra |
title_fullStr |
Análise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de compra |
title_full_unstemmed |
Análise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de compra |
title_sort |
Análise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de compra |
author |
Freire, Jossana Bernardi Pimenta |
author_facet |
Freire, Jossana Bernardi Pimenta |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1777780551500816 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Jossana Bernardi Pimenta |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Daniela Abrantes |
contributor_str_mv |
Ferreira, Daniela Abrantes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Comportamento do consumidor Responsabilidade social corporativa Finanças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Responsabilidade social corporativa Finanças |
description |
Neste trabalho a autora aborda a prática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o comportamento do consumidor universitário. Tema amplamente discutido no Brasil e no mundo, haja vista a tendência das organizações contemporâneas de mudança no foco de seus resultados, fazendo com que o bem estar de seus colaboradores e parceiros sobreponha-se à teoria da maximização dos lucros. Como introdução, apresenta as origens do processo da RSC e sua evolução, no cenário mundial e no Brasil. Nesse contexto, apresenta, também, detalhes quanto à metodologia empregada para realização das pesquisas contidas neste estudo. Em seguida, expõe os aspectos históricos e as considerações, de caráter geral, sobre a gênese da RSC, discorrendo sobre o pensamento de diferentes autores, notadamente reconhecidos como expertos do assunto, bem como sobre experiências de aplicação da RSC no Brasil. Prossegue, listando o papel das empresas quanto à prática da RSC, com foco nas instituições financeiras nacionais. Em seguida, aborda o comportamento de compra do consumidor e a influência da RSC sobre ele e, além disso, aborda aspectos referentes ao valor percebido. Mais adiante, discorre sobre pesquisa de campo realizada, com o intuito de descobrir o quanto o consumidor universitário entende sobre a RSC e de identificar se o assunto influência a sua decisão de compra. Em conclusão, a autora, destaca que as práticas de RSC ainda não interferem, significativamente, na decisão de compra do universo pesquisado. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-28T20:31:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/13111 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/13111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13111/1/Jossana_final.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13111/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae2e892f535b778f1aaeac1a8d07163d dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097104203874304 |