Análise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de compra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/13111 |
Resumo: | Neste trabalho a autora aborda a prática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o comportamento do consumidor universitário. Tema amplamente discutido no Brasil e no mundo, haja vista a tendência das organizações contemporâneas de mudança no foco de seus resultados, fazendo com que o bem estar de seus colaboradores e parceiros sobreponha-se à teoria da maximização dos lucros. Como introdução, apresenta as origens do processo da RSC e sua evolução, no cenário mundial e no Brasil. Nesse contexto, apresenta, também, detalhes quanto à metodologia empregada para realização das pesquisas contidas neste estudo. Em seguida, expõe os aspectos históricos e as considerações, de caráter geral, sobre a gênese da RSC, discorrendo sobre o pensamento de diferentes autores, notadamente reconhecidos como expertos do assunto, bem como sobre experiências de aplicação da RSC no Brasil. Prossegue, listando o papel das empresas quanto à prática da RSC, com foco nas instituições financeiras nacionais. Em seguida, aborda o comportamento de compra do consumidor e a influência da RSC sobre ele e, além disso, aborda aspectos referentes ao valor percebido. Mais adiante, discorre sobre pesquisa de campo realizada, com o intuito de descobrir o quanto o consumidor universitário entende sobre a RSC e de identificar se o assunto influência a sua decisão de compra. Em conclusão, a autora, destaca que as práticas de RSC ainda não interferem, significativamente, na decisão de compra do universo pesquisado. |
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Análise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de compraComportamento do consumidorResponsabilidade social corporativaFinançasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASNeste trabalho a autora aborda a prática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o comportamento do consumidor universitário. Tema amplamente discutido no Brasil e no mundo, haja vista a tendência das organizações contemporâneas de mudança no foco de seus resultados, fazendo com que o bem estar de seus colaboradores e parceiros sobreponha-se à teoria da maximização dos lucros. Como introdução, apresenta as origens do processo da RSC e sua evolução, no cenário mundial e no Brasil. Nesse contexto, apresenta, também, detalhes quanto à metodologia empregada para realização das pesquisas contidas neste estudo. Em seguida, expõe os aspectos históricos e as considerações, de caráter geral, sobre a gênese da RSC, discorrendo sobre o pensamento de diferentes autores, notadamente reconhecidos como expertos do assunto, bem como sobre experiências de aplicação da RSC no Brasil. Prossegue, listando o papel das empresas quanto à prática da RSC, com foco nas instituições financeiras nacionais. Em seguida, aborda o comportamento de compra do consumidor e a influência da RSC sobre ele e, além disso, aborda aspectos referentes ao valor percebido. Mais adiante, discorre sobre pesquisa de campo realizada, com o intuito de descobrir o quanto o consumidor universitário entende sobre a RSC e de identificar se o assunto influência a sua decisão de compra. Em conclusão, a autora, destaca que as práticas de RSC ainda não interferem, significativamente, na decisão de compra do universo pesquisado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJFerreira, Daniela Abranteshttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816Freire, Jossana Bernardi Pimenta2020-09-28T20:31:11Z2023-12-21T03:02:19Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/13111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:19Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/13111Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:19Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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