O luxo democrático: um estudo sobre o equilíbrio entre ampla demanda e exclusividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Diego Ferreira
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lugarinho, Maria Clara Planel
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/886
Resumo: Apresenta o fenômeno cultural do Novo Luxo e faz um contraponto deste ao Luxo Clássico, através de um panorama histórico. A discussão contempla, adicionalmente, o conceito de “mastígio” – o prestígio para as massas. Por fim, faz-se uma análise de estratégias de Marketing e de Propaganda das marcas de Luxo, que, atualmente, buscam equilibrar a ampla demanda de consumo e a imagem de exclusividade de seus produtos. A questão da “democratização” do Luxo, em sua versão mais moderna, é debatida com uma apresentação de peças publicitárias e de estratégias de Marketing criadas pelas marcas de renome.
id UFRJ_6abea2057d11fd427d15e3a344ad27bb
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/886
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mello, Diego FerreiraLugarinho, Maria Clara Planelhttp://lattes.cnpq.br/4141738725910147Gallotti, Luiz Solon Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488Lima, Regina Celia Montenegro dehttp://lattes.cnpq.br/5594794149144945Villaça, Nizia Maria Souza2016-10-17T16:59:05Z2023-11-30T03:02:09Z2005-11-23MELLO, Diego Ferreira; LUGARINHO, Maria Clara Planel. O luxo democrático: um estudo sobre o equilíbrio entre ampla demanda e exclusividade. 2005. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/886Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-29T15:20:56Z No. of bitstreams: 1 DMello.pdf: 759877 bytes, checksum: 2be7a091fe2c616039ba50a3d47b2b0b (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-17T16:59:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DMello.pdf: 759877 bytes, checksum: 2be7a091fe2c616039ba50a3d47b2b0b (MD5) Previous issue date: 2005-11-23Apresenta o fenômeno cultural do Novo Luxo e faz um contraponto deste ao Luxo Clássico, através de um panorama histórico. A discussão contempla, adicionalmente, o conceito de “mastígio” – o prestígio para as massas. Por fim, faz-se uma análise de estratégias de Marketing e de Propaganda das marcas de Luxo, que, atualmente, buscam equilibrar a ampla demanda de consumo e a imagem de exclusividade de seus produtos. A questão da “democratização” do Luxo, em sua versão mais moderna, é debatida com uma apresentação de peças publicitárias e de estratégias de Marketing criadas pelas marcas de renome.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMastígioLuxoMarketingPropagandaConsumoO luxo democrático: um estudo sobre o equilíbrio entre ampla demanda e exclusividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALDMello.pdfDMello.pdfapplication/pdf759877http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/886/1/DMello.pdf2be7a091fe2c616039ba50a3d47b2b0bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/886/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTDMello.pdf.txtDMello.pdf.txtExtracted texttext/plain115315http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/886/3/DMello.pdf.txtc60de662de98f6ebc11e5d64b0c64d89MD5311422/8862023-11-30 00:02:09.409oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O luxo democrático: um estudo sobre o equilíbrio entre ampla demanda e exclusividade
title O luxo democrático: um estudo sobre o equilíbrio entre ampla demanda e exclusividade
spellingShingle O luxo democrático: um estudo sobre o equilíbrio entre ampla demanda e exclusividade
Mello, Diego Ferreira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Mastígio
Luxo
Marketing
Propaganda
Consumo
title_short O luxo democrático: um estudo sobre o equilíbrio entre ampla demanda e exclusividade
title_full O luxo democrático: um estudo sobre o equilíbrio entre ampla demanda e exclusividade
title_fullStr O luxo democrático: um estudo sobre o equilíbrio entre ampla demanda e exclusividade
title_full_unstemmed O luxo democrático: um estudo sobre o equilíbrio entre ampla demanda e exclusividade
title_sort O luxo democrático: um estudo sobre o equilíbrio entre ampla demanda e exclusividade
author Mello, Diego Ferreira
author_facet Mello, Diego Ferreira
Lugarinho, Maria Clara Planel
author_role author
author2 Lugarinho, Maria Clara Planel
author2_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4141738725910147
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Diego Ferreira
Lugarinho, Maria Clara Planel
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gallotti, Luiz Solon Gonçalves
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1822664013296488
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Regina Celia Montenegro de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5594794149144945
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Villaça, Nizia Maria Souza
contributor_str_mv Gallotti, Luiz Solon Gonçalves
Lima, Regina Celia Montenegro de
Villaça, Nizia Maria Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Mastígio
Luxo
Marketing
Propaganda
Consumo
dc.subject.por.fl_str_mv Mastígio
Luxo
Marketing
Propaganda
Consumo
description Apresenta o fenômeno cultural do Novo Luxo e faz um contraponto deste ao Luxo Clássico, através de um panorama histórico. A discussão contempla, adicionalmente, o conceito de “mastígio” – o prestígio para as massas. Por fim, faz-se uma análise de estratégias de Marketing e de Propaganda das marcas de Luxo, que, atualmente, buscam equilibrar a ampla demanda de consumo e a imagem de exclusividade de seus produtos. A questão da “democratização” do Luxo, em sua versão mais moderna, é debatida com uma apresentação de peças publicitárias e de estratégias de Marketing criadas pelas marcas de renome.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-17T16:59:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELLO, Diego Ferreira; LUGARINHO, Maria Clara Planel. O luxo democrático: um estudo sobre o equilíbrio entre ampla demanda e exclusividade. 2005. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/886
identifier_str_mv MELLO, Diego Ferreira; LUGARINHO, Maria Clara Planel. O luxo democrático: um estudo sobre o equilíbrio entre ampla demanda e exclusividade. 2005. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
url http://hdl.handle.net/11422/886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/886/1/DMello.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/886/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/886/3/DMello.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2be7a091fe2c616039ba50a3d47b2b0b
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
c60de662de98f6ebc11e5d64b0c64d89
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097069324042240