Economia comportamental : a racionalidade dos agentes e implicações para a análise da propaganda e das decisões dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Paola Borges
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8405
Resumo: O questionamento dos pressupostos neoclássicos, especialmente da racionalidade dos agentes, faz com que a Economia Comportamental tenha ganhado grande força a partir do final do século XX, com a publicação de uma rica literatura teórica e empírica sobre os mecanismos psicológicos subjacentes à tomada de decisão por parte dos agentes econômicos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar os aspectos comportamentais que não são considerados nos modelos de previsão econômicos tradicionais, identificando os impactos que não considerálos pode ter para a análise econômica, com foco no comportamento do consumidor. Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o assunto, expondo a Economia Comportamental sob a perspectiva da história do pensamento econômico, algumas das principais e mais influentes teorias de economia comportamental e como estas podem contribuir para a análise econômica em um ambiente no qual está presente a propaganda persuasiva e concorrência imperfeita.
id UFRJ_6cc85f27f20b259959a4d88fad32ac78
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8405
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Câmara, Paola Borgeshttp://lattes.cnpq.br/3415371061361089Pondé, João Luiz Simas Pereira de Souza2019-06-10T17:02:01Z2023-11-30T03:03:30Z2018-08http://hdl.handle.net/11422/8405Submitted by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2019-04-25T14:12:44Z No. of bitstreams: 1 PBCamara.pdf.pdf: 459021 bytes, checksum: d4f6db3b2d2a0eda184532dfdf00b95a (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2019-06-10T17:02:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PBCamara.pdf.pdf: 459021 bytes, checksum: d4f6db3b2d2a0eda184532dfdf00b95a (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-10T17:02:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PBCamara.pdf.pdf: 459021 bytes, checksum: d4f6db3b2d2a0eda184532dfdf00b95a (MD5) Previous issue date: 2018-08O questionamento dos pressupostos neoclássicos, especialmente da racionalidade dos agentes, faz com que a Economia Comportamental tenha ganhado grande força a partir do final do século XX, com a publicação de uma rica literatura teórica e empírica sobre os mecanismos psicológicos subjacentes à tomada de decisão por parte dos agentes econômicos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar os aspectos comportamentais que não são considerados nos modelos de previsão econômicos tradicionais, identificando os impactos que não considerálos pode ter para a análise econômica, com foco no comportamento do consumidor. Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o assunto, expondo a Economia Comportamental sob a perspectiva da história do pensamento econômico, algumas das principais e mais influentes teorias de economia comportamental e como estas podem contribuir para a análise econômica em um ambiente no qual está presente a propaganda persuasiva e concorrência imperfeita.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto de EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAEconomia comportamentalAnálise econômicaPensamento econômico - HistóriaComportamento do consumidorEconomia comportamental : a racionalidade dos agentes e implicações para a análise da propaganda e das decisões dos consumidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALPBCamara.pdf.pdfPBCamara.pdf.pdfapplication/pdf459021http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8405/1/PBCamara.pdf.pdfd4f6db3b2d2a0eda184532dfdf00b95aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8405/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/84052023-11-30 00:03:30.527oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:30Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Economia comportamental : a racionalidade dos agentes e implicações para a análise da propaganda e das decisões dos consumidores
title Economia comportamental : a racionalidade dos agentes e implicações para a análise da propaganda e das decisões dos consumidores
spellingShingle Economia comportamental : a racionalidade dos agentes e implicações para a análise da propaganda e das decisões dos consumidores
Câmara, Paola Borges
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Economia comportamental
Análise econômica
Pensamento econômico - História
Comportamento do consumidor
title_short Economia comportamental : a racionalidade dos agentes e implicações para a análise da propaganda e das decisões dos consumidores
title_full Economia comportamental : a racionalidade dos agentes e implicações para a análise da propaganda e das decisões dos consumidores
title_fullStr Economia comportamental : a racionalidade dos agentes e implicações para a análise da propaganda e das decisões dos consumidores
title_full_unstemmed Economia comportamental : a racionalidade dos agentes e implicações para a análise da propaganda e das decisões dos consumidores
title_sort Economia comportamental : a racionalidade dos agentes e implicações para a análise da propaganda e das decisões dos consumidores
author Câmara, Paola Borges
author_facet Câmara, Paola Borges
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3415371061361089
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Paola Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pondé, João Luiz Simas Pereira de Souza
contributor_str_mv Pondé, João Luiz Simas Pereira de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Economia comportamental
Análise econômica
Pensamento econômico - História
Comportamento do consumidor
dc.subject.por.fl_str_mv Economia comportamental
Análise econômica
Pensamento econômico - História
Comportamento do consumidor
description O questionamento dos pressupostos neoclássicos, especialmente da racionalidade dos agentes, faz com que a Economia Comportamental tenha ganhado grande força a partir do final do século XX, com a publicação de uma rica literatura teórica e empírica sobre os mecanismos psicológicos subjacentes à tomada de decisão por parte dos agentes econômicos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar os aspectos comportamentais que não são considerados nos modelos de previsão econômicos tradicionais, identificando os impactos que não considerálos pode ter para a análise econômica, com foco no comportamento do consumidor. Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o assunto, expondo a Economia Comportamental sob a perspectiva da história do pensamento econômico, algumas das principais e mais influentes teorias de economia comportamental e como estas podem contribuir para a análise econômica em um ambiente no qual está presente a propaganda persuasiva e concorrência imperfeita.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-10T17:02:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8405
url http://hdl.handle.net/11422/8405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8405/1/PBCamara.pdf.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8405/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d4f6db3b2d2a0eda184532dfdf00b95a
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097134483603456