Marketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubank

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Maria Paula Jaccoud Diz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7975
Resumo: Em 2013, surge um banco 100% digital com a proposta de mudar a forma como as pessoas lidam com seu dinheiro. Com o lançamento de um cartão de crédito isento de tarifas e anuidade, o Nubank, segundo seus cofundadores, busca levar um serviço financeiro diferente para os brasileiros. A empresa decide apostar no marketing boca a boca como forma de divulgação de sua marca, acreditando que seu serviço diferenciado faria com que, cada vez mais, as pessoas evangelizassem a marca. Para entender o poder da estratégia escolhida pela empresa, foi feito um estudo de caso, além de uma pesquisa qualitativa e outra quantitativa. As pesquisas permitiram explorar e entender como o marketing boca a boca influenciou a divulgação do Nubank. Com isso, foi possível entender como o Nubank se comporta frente à mídia ganha e a força do marketing boca a boca na popularização da marca.
id UFRJ_873aa7be3fcb2e4908dda75c5ac30a60
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7975
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Torres, Maria Paula Jaccoud Dizhttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Rett, Lucimara2019-05-16T19:51:15Z2023-11-30T03:01:34Z2017-12-12TORRES, Maria Paula Jaccoud Diz. Marketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubank. 2017. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/7975Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2019-05-13T21:20:20Z No. of bitstreams: 1 MTorres.pdf: 977622 bytes, checksum: c2d962a07011900c141956557e1a116b (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-16T19:51:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MTorres.pdf: 977622 bytes, checksum: c2d962a07011900c141956557e1a116b (MD5) Previous issue date: 2017-12-12Em 2013, surge um banco 100% digital com a proposta de mudar a forma como as pessoas lidam com seu dinheiro. Com o lançamento de um cartão de crédito isento de tarifas e anuidade, o Nubank, segundo seus cofundadores, busca levar um serviço financeiro diferente para os brasileiros. A empresa decide apostar no marketing boca a boca como forma de divulgação de sua marca, acreditando que seu serviço diferenciado faria com que, cada vez mais, as pessoas evangelizassem a marca. Para entender o poder da estratégia escolhida pela empresa, foi feito um estudo de caso, além de uma pesquisa qualitativa e outra quantitativa. As pesquisas permitiram explorar e entender como o marketing boca a boca influenciou a divulgação do Nubank. Com isso, foi possível entender como o Nubank se comporta frente à mídia ganha e a força do marketing boca a boca na popularização da marca.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMarketingComunicação digitalNubankMarketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubankinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7975/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALMTorres.pdfMTorres.pdfapplication/pdf977622http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7975/1/MTorres.pdfc2d962a07011900c141956557e1a116bMD5111422/79752023-11-30 00:01:34.532oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubank
title Marketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubank
spellingShingle Marketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubank
Torres, Maria Paula Jaccoud Diz
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Marketing
Comunicação digital
Nubank
title_short Marketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubank
title_full Marketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubank
title_fullStr Marketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubank
title_full_unstemmed Marketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubank
title_sort Marketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubank
author Torres, Maria Paula Jaccoud Diz
author_facet Torres, Maria Paula Jaccoud Diz
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1020341783834309
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Maria Paula Jaccoud Diz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rett, Lucimara
contributor_str_mv Rett, Lucimara
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Marketing
Comunicação digital
Nubank
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Comunicação digital
Nubank
description Em 2013, surge um banco 100% digital com a proposta de mudar a forma como as pessoas lidam com seu dinheiro. Com o lançamento de um cartão de crédito isento de tarifas e anuidade, o Nubank, segundo seus cofundadores, busca levar um serviço financeiro diferente para os brasileiros. A empresa decide apostar no marketing boca a boca como forma de divulgação de sua marca, acreditando que seu serviço diferenciado faria com que, cada vez mais, as pessoas evangelizassem a marca. Para entender o poder da estratégia escolhida pela empresa, foi feito um estudo de caso, além de uma pesquisa qualitativa e outra quantitativa. As pesquisas permitiram explorar e entender como o marketing boca a boca influenciou a divulgação do Nubank. Com isso, foi possível entender como o Nubank se comporta frente à mídia ganha e a força do marketing boca a boca na popularização da marca.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-16T19:51:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TORRES, Maria Paula Jaccoud Diz. Marketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubank. 2017. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/7975
identifier_str_mv TORRES, Maria Paula Jaccoud Diz. Marketing boca a boca: um estudo de caso sobre o Nubank. 2017. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/7975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7975/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7975/1/MTorres.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
c2d962a07011900c141956557e1a116b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097140007501824