Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Carlos Alberto Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8005
Resumo: O que de fato é calor? E um fluido que nosso corpo "suga" ao tocarmos em objetos "frios"? E temperatura? Tais questões povoaram por séculos as mentes dos estudiosos. Calor e temperatura são conceitos que, embora distintos, foram e ainda são confundidos, especialmente entre alunos que invariavelmente trazem consigo suas concepções alternativas. Se, por urn lado, os alunos trazem tais concepções, por outro, grande parte do material didático além de não levar em conta a existência delas, costuma não abordar a evolução histórica dos conceitos de calor ou de temperatura de forma merecida. Neste trabalho é realizada, então, uma revisão sobre a evolução histórica dos conceitos de calor e temperatura até nossos dias bem como uma pesquisa de algumas das concepções alternativas apresentadas por alunos do ensino médio. O presente trabalho está dividido da seguinte forma: num primeiro momento é feito um resumo da história da evolução dos conceitos de calor e temperatura. Logo após são apresentadas definições de calor e temperatura presentes em alguns livros didáticos seguidas de uma revisão das concepções alternativas dos estudantes. Por fim, são apresentados os resultados de uma pesquisa envolvendo a aplicação de 3 Í 3 questionários sobre os conceitos de calor e temperatura em diferentes instituições de ensino das redes pública, particular e de pré-vestibular da região metropolitana do Rio de Janeiro e a conclusão deste trabalho.
id UFRJ_94cc5b4a8b1eb943dff01e56b95dc9c2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8005
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Pontes, Carlos Alberto SilvaSantos, Antônio Carlos Fontes dos2019-05-20T19:47:19Z2023-11-30T03:03:36Z2010-08-18http://hdl.handle.net/11422/8005Submitted by Robson Teixeira (teixeira@if.ufrj.br) on 2019-05-20T19:47:19Z No. of bitstreams: 1 CASPontes.pdf: 10871754 bytes, checksum: 14c498a04d07e171f9aab725ba282de6 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-20T19:47:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CASPontes.pdf: 10871754 bytes, checksum: 14c498a04d07e171f9aab725ba282de6 (MD5) Previous issue date: 2011-01-31O que de fato é calor? E um fluido que nosso corpo "suga" ao tocarmos em objetos "frios"? E temperatura? Tais questões povoaram por séculos as mentes dos estudiosos. Calor e temperatura são conceitos que, embora distintos, foram e ainda são confundidos, especialmente entre alunos que invariavelmente trazem consigo suas concepções alternativas. Se, por urn lado, os alunos trazem tais concepções, por outro, grande parte do material didático além de não levar em conta a existência delas, costuma não abordar a evolução histórica dos conceitos de calor ou de temperatura de forma merecida. Neste trabalho é realizada, então, uma revisão sobre a evolução histórica dos conceitos de calor e temperatura até nossos dias bem como uma pesquisa de algumas das concepções alternativas apresentadas por alunos do ensino médio. O presente trabalho está dividido da seguinte forma: num primeiro momento é feito um resumo da história da evolução dos conceitos de calor e temperatura. Logo após são apresentadas definições de calor e temperatura presentes em alguns livros didáticos seguidas de uma revisão das concepções alternativas dos estudantes. Por fim, são apresentados os resultados de uma pesquisa envolvendo a aplicação de 3 Í 3 questionários sobre os conceitos de calor e temperatura em diferentes instituições de ensino das redes pública, particular e de pré-vestibular da região metropolitana do Rio de Janeiro e a conclusão deste trabalho.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto de FísicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESCalorTemperaturaEnsino de ciênciasSobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALCASPontes.pdfCASPontes.pdfapplication/pdf10871754http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8005/1/CASPontes.pdf14c498a04d07e171f9aab725ba282de6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8005/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/80052023-11-30 00:03:36.785oai:pantheon.ufrj.br:11422/8005Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:36Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas
title Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas
spellingShingle Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas
Pontes, Carlos Alberto Silva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Calor
Temperatura
Ensino de ciências
title_short Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas
title_full Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas
title_fullStr Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas
title_full_unstemmed Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas
title_sort Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas
author Pontes, Carlos Alberto Silva
author_facet Pontes, Carlos Alberto Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Carlos Alberto Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Antônio Carlos Fontes dos
contributor_str_mv Santos, Antônio Carlos Fontes dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Calor
Temperatura
Ensino de ciências
dc.subject.por.fl_str_mv Calor
Temperatura
Ensino de ciências
description O que de fato é calor? E um fluido que nosso corpo "suga" ao tocarmos em objetos "frios"? E temperatura? Tais questões povoaram por séculos as mentes dos estudiosos. Calor e temperatura são conceitos que, embora distintos, foram e ainda são confundidos, especialmente entre alunos que invariavelmente trazem consigo suas concepções alternativas. Se, por urn lado, os alunos trazem tais concepções, por outro, grande parte do material didático além de não levar em conta a existência delas, costuma não abordar a evolução histórica dos conceitos de calor ou de temperatura de forma merecida. Neste trabalho é realizada, então, uma revisão sobre a evolução histórica dos conceitos de calor e temperatura até nossos dias bem como uma pesquisa de algumas das concepções alternativas apresentadas por alunos do ensino médio. O presente trabalho está dividido da seguinte forma: num primeiro momento é feito um resumo da história da evolução dos conceitos de calor e temperatura. Logo após são apresentadas definições de calor e temperatura presentes em alguns livros didáticos seguidas de uma revisão das concepções alternativas dos estudantes. Por fim, são apresentados os resultados de uma pesquisa envolvendo a aplicação de 3 Í 3 questionários sobre os conceitos de calor e temperatura em diferentes instituições de ensino das redes pública, particular e de pré-vestibular da região metropolitana do Rio de Janeiro e a conclusão deste trabalho.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-20T19:47:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8005
url http://hdl.handle.net/11422/8005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8005/1/CASPontes.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8005/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 14c498a04d07e171f9aab725ba282de6
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097141883404288