Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/8005 |
Resumo: | O que de fato é calor? E um fluido que nosso corpo "suga" ao tocarmos em objetos "frios"? E temperatura? Tais questões povoaram por séculos as mentes dos estudiosos. Calor e temperatura são conceitos que, embora distintos, foram e ainda são confundidos, especialmente entre alunos que invariavelmente trazem consigo suas concepções alternativas. Se, por urn lado, os alunos trazem tais concepções, por outro, grande parte do material didático além de não levar em conta a existência delas, costuma não abordar a evolução histórica dos conceitos de calor ou de temperatura de forma merecida. Neste trabalho é realizada, então, uma revisão sobre a evolução histórica dos conceitos de calor e temperatura até nossos dias bem como uma pesquisa de algumas das concepções alternativas apresentadas por alunos do ensino médio. O presente trabalho está dividido da seguinte forma: num primeiro momento é feito um resumo da história da evolução dos conceitos de calor e temperatura. Logo após são apresentadas definições de calor e temperatura presentes em alguns livros didáticos seguidas de uma revisão das concepções alternativas dos estudantes. Por fim, são apresentados os resultados de uma pesquisa envolvendo a aplicação de 3 Í 3 questionários sobre os conceitos de calor e temperatura em diferentes instituições de ensino das redes pública, particular e de pré-vestibular da região metropolitana do Rio de Janeiro e a conclusão deste trabalho. |
id |
UFRJ_94cc5b4a8b1eb943dff01e56b95dc9c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/8005 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Pontes, Carlos Alberto SilvaSantos, Antônio Carlos Fontes dos2019-05-20T19:47:19Z2023-11-30T03:03:36Z2010-08-18http://hdl.handle.net/11422/8005Submitted by Robson Teixeira (teixeira@if.ufrj.br) on 2019-05-20T19:47:19Z No. of bitstreams: 1 CASPontes.pdf: 10871754 bytes, checksum: 14c498a04d07e171f9aab725ba282de6 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-20T19:47:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CASPontes.pdf: 10871754 bytes, checksum: 14c498a04d07e171f9aab725ba282de6 (MD5) Previous issue date: 2011-01-31O que de fato é calor? E um fluido que nosso corpo "suga" ao tocarmos em objetos "frios"? E temperatura? Tais questões povoaram por séculos as mentes dos estudiosos. Calor e temperatura são conceitos que, embora distintos, foram e ainda são confundidos, especialmente entre alunos que invariavelmente trazem consigo suas concepções alternativas. Se, por urn lado, os alunos trazem tais concepções, por outro, grande parte do material didático além de não levar em conta a existência delas, costuma não abordar a evolução histórica dos conceitos de calor ou de temperatura de forma merecida. Neste trabalho é realizada, então, uma revisão sobre a evolução histórica dos conceitos de calor e temperatura até nossos dias bem como uma pesquisa de algumas das concepções alternativas apresentadas por alunos do ensino médio. O presente trabalho está dividido da seguinte forma: num primeiro momento é feito um resumo da história da evolução dos conceitos de calor e temperatura. Logo após são apresentadas definições de calor e temperatura presentes em alguns livros didáticos seguidas de uma revisão das concepções alternativas dos estudantes. Por fim, são apresentados os resultados de uma pesquisa envolvendo a aplicação de 3 Í 3 questionários sobre os conceitos de calor e temperatura em diferentes instituições de ensino das redes pública, particular e de pré-vestibular da região metropolitana do Rio de Janeiro e a conclusão deste trabalho.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto de FísicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESCalorTemperaturaEnsino de ciênciasSobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALCASPontes.pdfCASPontes.pdfapplication/pdf10871754http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8005/1/CASPontes.pdf14c498a04d07e171f9aab725ba282de6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8005/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/80052023-11-30 00:03:36.785oai:pantheon.ufrj.br:11422/8005Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:36Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas |
title |
Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas |
spellingShingle |
Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas Pontes, Carlos Alberto Silva CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES Calor Temperatura Ensino de ciências |
title_short |
Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas |
title_full |
Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas |
title_fullStr |
Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas |
title_full_unstemmed |
Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas |
title_sort |
Sobre a evolução dos conceitos de calor e temperatura e suas concepções alternativas |
author |
Pontes, Carlos Alberto Silva |
author_facet |
Pontes, Carlos Alberto Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Carlos Alberto Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Antônio Carlos Fontes dos |
contributor_str_mv |
Santos, Antônio Carlos Fontes dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES Calor Temperatura Ensino de ciências |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Calor Temperatura Ensino de ciências |
description |
O que de fato é calor? E um fluido que nosso corpo "suga" ao tocarmos em objetos "frios"? E temperatura? Tais questões povoaram por séculos as mentes dos estudiosos. Calor e temperatura são conceitos que, embora distintos, foram e ainda são confundidos, especialmente entre alunos que invariavelmente trazem consigo suas concepções alternativas. Se, por urn lado, os alunos trazem tais concepções, por outro, grande parte do material didático além de não levar em conta a existência delas, costuma não abordar a evolução histórica dos conceitos de calor ou de temperatura de forma merecida. Neste trabalho é realizada, então, uma revisão sobre a evolução histórica dos conceitos de calor e temperatura até nossos dias bem como uma pesquisa de algumas das concepções alternativas apresentadas por alunos do ensino médio. O presente trabalho está dividido da seguinte forma: num primeiro momento é feito um resumo da história da evolução dos conceitos de calor e temperatura. Logo após são apresentadas definições de calor e temperatura presentes em alguns livros didáticos seguidas de uma revisão das concepções alternativas dos estudantes. Por fim, são apresentados os resultados de uma pesquisa envolvendo a aplicação de 3 Í 3 questionários sobre os conceitos de calor e temperatura em diferentes instituições de ensino das redes pública, particular e de pré-vestibular da região metropolitana do Rio de Janeiro e a conclusão deste trabalho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-20T19:47:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/8005 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/8005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8005/1/CASPontes.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8005/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14c498a04d07e171f9aab725ba282de6 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097141883404288 |