Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12661 |
Resumo: | Frente ao atual cenário de disseminação de conteúdos que ressaltem um estilo de vida luxuoso nas redes sociais, este trabalho realiza um estudo de caso sobre a conta no Instagram da blogueira de moda brasileira Lala Rudge. Pretende-se analisar a existência de possíveis similaridades entre o estilo de vida exibido em sua página e os mecanismos de distinção social das sociedades de corte. A partir da categorização e análise dos conteúdos visuais e textuais publicados por Lala, objetiva-se investigar e compreender de que forma e por que seu perfil consolida-se como referência de estilo e bom gosto na internet, ganhando o interesse de mais de um milhão de seguidores no Brasil. O desenvolvimento teórico baseia-se assim nos conceitos de ideologia do gosto, consumo conspícuo, significado deslocado, prestígio e status na época das sociedades tradicionais, com referência a autores como Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Norbert Elias. Após a análise do conteúdo exibido no perfil de Lala Rudge, observa-se que o estilo de vida exibido em seus posts é visto pelos seguidores como um modelo a ser seguido e aspirado, ratificando a posição da blogueira de autoridade de bom gosto no campo da moda. A estrutura das imagens publicadas por Lala Rudge indica ainda uma continuidade das estratégias de manutenção de hierarquias sociais já tradicionalmente empreendidas pelos membros das antigas sociedades de corte, havendo um processo de naturalização e legitimação de um gosto visto como distintivo. |
id |
UFRJ_96d91af70b55a63006a0e264b281e3ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12661 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internetInstagramLuxoRedes sociaisInfluência socialLuxurySocial networksSocial influenceCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAFrente ao atual cenário de disseminação de conteúdos que ressaltem um estilo de vida luxuoso nas redes sociais, este trabalho realiza um estudo de caso sobre a conta no Instagram da blogueira de moda brasileira Lala Rudge. Pretende-se analisar a existência de possíveis similaridades entre o estilo de vida exibido em sua página e os mecanismos de distinção social das sociedades de corte. A partir da categorização e análise dos conteúdos visuais e textuais publicados por Lala, objetiva-se investigar e compreender de que forma e por que seu perfil consolida-se como referência de estilo e bom gosto na internet, ganhando o interesse de mais de um milhão de seguidores no Brasil. O desenvolvimento teórico baseia-se assim nos conceitos de ideologia do gosto, consumo conspícuo, significado deslocado, prestígio e status na época das sociedades tradicionais, com referência a autores como Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Norbert Elias. Após a análise do conteúdo exibido no perfil de Lala Rudge, observa-se que o estilo de vida exibido em seus posts é visto pelos seguidores como um modelo a ser seguido e aspirado, ratificando a posição da blogueira de autoridade de bom gosto no campo da moda. A estrutura das imagens publicadas por Lala Rudge indica ainda uma continuidade das estratégias de manutenção de hierarquias sociais já tradicionalmente empreendidas pelos membros das antigas sociedades de corte, havendo um processo de naturalização e legitimação de um gosto visto como distintivo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSantos, Cristiano Henrique Ribeiro dosNogueira, Maria Alice de FariaSerpa, MarceloFonseca, Valentine Pimentel de2020-07-03T20:21:51Z2023-12-21T03:01:09Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFONSECA, Valentine Pimentel de. Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12661Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet |
title |
Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet |
spellingShingle |
Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet Fonseca, Valentine Pimentel de Luxo Redes sociais Influência social Luxury Social networks Social influence CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet |
title_full |
Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet |
title_fullStr |
Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet |
title_full_unstemmed |
Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet |
title_sort |
Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet |
author |
Fonseca, Valentine Pimentel de |
author_facet |
Fonseca, Valentine Pimentel de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos Nogueira, Maria Alice de Faria Serpa, Marcelo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Valentine Pimentel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instagram Luxo Redes sociais Influência social Luxury Social networks Social influence CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Instagram Luxo Redes sociais Influência social Luxury Social networks Social influence CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Frente ao atual cenário de disseminação de conteúdos que ressaltem um estilo de vida luxuoso nas redes sociais, este trabalho realiza um estudo de caso sobre a conta no Instagram da blogueira de moda brasileira Lala Rudge. Pretende-se analisar a existência de possíveis similaridades entre o estilo de vida exibido em sua página e os mecanismos de distinção social das sociedades de corte. A partir da categorização e análise dos conteúdos visuais e textuais publicados por Lala, objetiva-se investigar e compreender de que forma e por que seu perfil consolida-se como referência de estilo e bom gosto na internet, ganhando o interesse de mais de um milhão de seguidores no Brasil. O desenvolvimento teórico baseia-se assim nos conceitos de ideologia do gosto, consumo conspícuo, significado deslocado, prestígio e status na época das sociedades tradicionais, com referência a autores como Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Norbert Elias. Após a análise do conteúdo exibido no perfil de Lala Rudge, observa-se que o estilo de vida exibido em seus posts é visto pelos seguidores como um modelo a ser seguido e aspirado, ratificando a posição da blogueira de autoridade de bom gosto no campo da moda. A estrutura das imagens publicadas por Lala Rudge indica ainda uma continuidade das estratégias de manutenção de hierarquias sociais já tradicionalmente empreendidas pelos membros das antigas sociedades de corte, havendo um processo de naturalização e legitimação de um gosto visto como distintivo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-04 2020-07-03T20:21:51Z 2023-12-21T03:01:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Valentine Pimentel de. Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/12661 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Valentine Pimentel de. Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456006254100480 |