Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Valentine Pimentel de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12661
Resumo: Frente ao atual cenário de disseminação de conteúdos que ressaltem um estilo de vida luxuoso nas redes sociais, este trabalho realiza um estudo de caso sobre a conta no Instagram da blogueira de moda brasileira Lala Rudge. Pretende-se analisar a existência de possíveis similaridades entre o estilo de vida exibido em sua página e os mecanismos de distinção social das sociedades de corte. A partir da categorização e análise dos conteúdos visuais e textuais publicados por Lala, objetiva-se investigar e compreender de que forma e por que seu perfil consolida-se como referência de estilo e bom gosto na internet, ganhando o interesse de mais de um milhão de seguidores no Brasil. O desenvolvimento teórico baseia-se assim nos conceitos de ideologia do gosto, consumo conspícuo, significado deslocado, prestígio e status na época das sociedades tradicionais, com referência a autores como Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Norbert Elias. Após a análise do conteúdo exibido no perfil de Lala Rudge, observa-se que o estilo de vida exibido em seus posts é visto pelos seguidores como um modelo a ser seguido e aspirado, ratificando a posição da blogueira de autoridade de bom gosto no campo da moda. A estrutura das imagens publicadas por Lala Rudge indica ainda uma continuidade das estratégias de manutenção de hierarquias sociais já tradicionalmente empreendidas pelos membros das antigas sociedades de corte, havendo um processo de naturalização e legitimação de um gosto visto como distintivo.
id UFRJ_96d91af70b55a63006a0e264b281e3ae
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12661
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internetInstagramLuxoRedes sociaisInfluência socialLuxurySocial networksSocial influenceCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAFrente ao atual cenário de disseminação de conteúdos que ressaltem um estilo de vida luxuoso nas redes sociais, este trabalho realiza um estudo de caso sobre a conta no Instagram da blogueira de moda brasileira Lala Rudge. Pretende-se analisar a existência de possíveis similaridades entre o estilo de vida exibido em sua página e os mecanismos de distinção social das sociedades de corte. A partir da categorização e análise dos conteúdos visuais e textuais publicados por Lala, objetiva-se investigar e compreender de que forma e por que seu perfil consolida-se como referência de estilo e bom gosto na internet, ganhando o interesse de mais de um milhão de seguidores no Brasil. O desenvolvimento teórico baseia-se assim nos conceitos de ideologia do gosto, consumo conspícuo, significado deslocado, prestígio e status na época das sociedades tradicionais, com referência a autores como Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Norbert Elias. Após a análise do conteúdo exibido no perfil de Lala Rudge, observa-se que o estilo de vida exibido em seus posts é visto pelos seguidores como um modelo a ser seguido e aspirado, ratificando a posição da blogueira de autoridade de bom gosto no campo da moda. A estrutura das imagens publicadas por Lala Rudge indica ainda uma continuidade das estratégias de manutenção de hierarquias sociais já tradicionalmente empreendidas pelos membros das antigas sociedades de corte, havendo um processo de naturalização e legitimação de um gosto visto como distintivo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSantos, Cristiano Henrique Ribeiro dosNogueira, Maria Alice de FariaSerpa, MarceloFonseca, Valentine Pimentel de2020-07-03T20:21:51Z2023-12-21T03:01:09Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFONSECA, Valentine Pimentel de. Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12661Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet
title Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet
spellingShingle Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet
Fonseca, Valentine Pimentel de
Instagram
Luxo
Redes sociais
Influência social
Luxury
Social networks
Social influence
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet
title_full Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet
title_fullStr Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet
title_full_unstemmed Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet
title_sort Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet
author Fonseca, Valentine Pimentel de
author_facet Fonseca, Valentine Pimentel de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Nogueira, Maria Alice de Faria
Serpa, Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Valentine Pimentel de
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram
Luxo
Redes sociais
Influência social
Luxury
Social networks
Social influence
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Instagram
Luxo
Redes sociais
Influência social
Luxury
Social networks
Social influence
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Frente ao atual cenário de disseminação de conteúdos que ressaltem um estilo de vida luxuoso nas redes sociais, este trabalho realiza um estudo de caso sobre a conta no Instagram da blogueira de moda brasileira Lala Rudge. Pretende-se analisar a existência de possíveis similaridades entre o estilo de vida exibido em sua página e os mecanismos de distinção social das sociedades de corte. A partir da categorização e análise dos conteúdos visuais e textuais publicados por Lala, objetiva-se investigar e compreender de que forma e por que seu perfil consolida-se como referência de estilo e bom gosto na internet, ganhando o interesse de mais de um milhão de seguidores no Brasil. O desenvolvimento teórico baseia-se assim nos conceitos de ideologia do gosto, consumo conspícuo, significado deslocado, prestígio e status na época das sociedades tradicionais, com referência a autores como Pierre Bourdieu, Thorstein Veblen e Norbert Elias. Após a análise do conteúdo exibido no perfil de Lala Rudge, observa-se que o estilo de vida exibido em seus posts é visto pelos seguidores como um modelo a ser seguido e aspirado, ratificando a posição da blogueira de autoridade de bom gosto no campo da moda. A estrutura das imagens publicadas por Lala Rudge indica ainda uma continuidade das estratégias de manutenção de hierarquias sociais já tradicionalmente empreendidas pelos membros das antigas sociedades de corte, havendo um processo de naturalização e legitimação de um gosto visto como distintivo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-04
2020-07-03T20:21:51Z
2023-12-21T03:01:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Valentine Pimentel de. Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/12661
identifier_str_mv FONSECA, Valentine Pimentel de. Princesa do Instagram: estilo de vida, bom gosto e luxo na internet. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456006254100480