O papel dos influenciadores digitais no marketing das empresas de cosméticos femininos a partir do Instagram: o impacto nas consumidoras
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16109 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos dos influenciadores digitais no processo de compra das consumidoras das empresas do setor de cosméticos através do marketing digital no Instagram. Para isso, foi selecionada uma amostra por conveniência composta por mulheres que utilizam o Instagram, caracterizando uma pesquisa descritiva de campo, através da aplicação de um questionário online, que obteve 351 participantes. Entre os resultados, que foram analisados estatisticamente por uma perspectiva quantitativa, foi possível observar que mais de 3/4 das mulheres são influenciadas no processo de decisão de compra de produtos de beleza pelas publicidades realizadas por influenciadoras digitais no Instagram, e afirmaram já ter realizado a compra de algum produto de beleza por indicação de influenciadoras digitais. Destaca-se também o fato de que a maioria das participantes afirmaram achar importante as empresas de cosméticos utilizarem influenciadoras digitais em suas campanhas publicitárias no Instagram. As redes sociais surgiram como uma plataforma para interação e troca de conteúdo entre os usuários, mas hoje vão muito além disso. Em meio a tantos usuários existentes nas redes sociais, os influenciadores digitais se destacam por produzir um conteúdo interessante que atrai a atenção de milhares, e até milhões de pessoas. Atentos as transformações ocorridas nas redes sociais, as empresas, encontraram nos influenciadores digitais uma forma de inovar em suas estratégias publicitárias para um público que, muitas vezes, não conhece a marca. Os criadores de conteúdo passaram a ser a principal estratégia publicitária das empresas, especialmente a de cosméticos, que buscam atrair novos consumidores e gerar maior reconhecimento para a marca através da utilização da imagem dos influenciadores em suas campanhas publicitárias. Neste estudo serão abordadas cinco dimensões, sendo elas: o papel do marketing; marketing digital; o marketing das empresas de cosméticos; o Instagram como ferramenta publicitária; o papel dos influenciadores digitais e sua relação com o mercado de cosméticos. |
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Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/16109Submitted by Luiza Arao (luizah@ccje.ufrj.br) on 2022-01-31T11:21:04Z No. of bitstreams: 1 FDSchorchit.pdf: 716561 bytes, checksum: 0d8b0afde0cefb6e3112bfa3e0f5d396 (MD5)Approved for entry into archive by Luiza Arao (luizah@ccje.ufrj.br) on 2022-01-31T20:27:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FDSchorchit.pdf: 716561 bytes, checksum: 0d8b0afde0cefb6e3112bfa3e0f5d396 (MD5)Made available in DSpace on 2022-01-31T20:27:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FDSchorchit.pdf: 716561 bytes, checksum: 0d8b0afde0cefb6e3112bfa3e0f5d396 (MD5) Previous issue date: 2021O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos dos influenciadores digitais no processo de compra das consumidoras das empresas do setor de cosméticos através do marketing digital no Instagram. Para isso, foi selecionada uma amostra por conveniência composta por mulheres que utilizam o Instagram, caracterizando uma pesquisa descritiva de campo, através da aplicação de um questionário online, que obteve 351 participantes. Entre os resultados, que foram analisados estatisticamente por uma perspectiva quantitativa, foi possível observar que mais de 3/4 das mulheres são influenciadas no processo de decisão de compra de produtos de beleza pelas publicidades realizadas por influenciadoras digitais no Instagram, e afirmaram já ter realizado a compra de algum produto de beleza por indicação de influenciadoras digitais. Destaca-se também o fato de que a maioria das participantes afirmaram achar importante as empresas de cosméticos utilizarem influenciadoras digitais em suas campanhas publicitárias no Instagram. As redes sociais surgiram como uma plataforma para interação e troca de conteúdo entre os usuários, mas hoje vão muito além disso. Em meio a tantos usuários existentes nas redes sociais, os influenciadores digitais se destacam por produzir um conteúdo interessante que atrai a atenção de milhares, e até milhões de pessoas. Atentos as transformações ocorridas nas redes sociais, as empresas, encontraram nos influenciadores digitais uma forma de inovar em suas estratégias publicitárias para um público que, muitas vezes, não conhece a marca. Os criadores de conteúdo passaram a ser a principal estratégia publicitária das empresas, especialmente a de cosméticos, que buscam atrair novos consumidores e gerar maior reconhecimento para a marca através da utilização da imagem dos influenciadores em suas campanhas publicitárias. Neste estudo serão abordadas cinco dimensões, sendo elas: o papel do marketing; marketing digital; o marketing das empresas de cosméticos; o Instagram como ferramenta publicitária; o papel dos influenciadores digitais e sua relação com o mercado de cosméticos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCosméticosMarketingInfluenciador digitalInstagramO papel dos influenciadores digitais no marketing das empresas de cosméticos femininos a partir do Instagram: o impacto nas consumidorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16109/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALFDSchorchit.pdfFDSchorchit.pdfapplication/pdf716561http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16109/1/FDSchorchit.pdf0d8b0afde0cefb6e3112bfa3e0f5d396MD5111422/161092023-11-30 00:00:20.351oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:20Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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