O Jogo da sedução em propagandas de carro e a crise de valores das sociedades atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Rafael da Costa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1238
Resumo: O tema desta monografia é o uso da sedução em propagandas de carro, a partir de uma perspectiva filosófica. Justifica-se a realização do estudo pelas estratégias utilizadas em propagandas de carro que visam seduzir os consumidores até o ponto em que adquirem um veículo. Ocorre que essas estratégias têm relativizado valores e, com isso, a Publicidade parece não estar cumprindo com um dos objetivos enquanto ciência social, que é buscar a melhoria social. O objetivo é tentar conscientizar os profissionais de Publicidade e Propaganda com relação à responsabilidade perante a sociedade quando estabelecem estratégias e planos para a veiculação de bens de consumo através da mídia. A metodologia utilizada é embasada na pesquisa bibliográfica, realizada em obras de autores que direta ou indiretamente abordam o tema a partir da visão da Filosofia e da Publicidade e Propaganda. Concluiu-se que os profissionais da área devem ter noção que contribuem para moldar a sociedade, sendo que seu trabalho pode contribuir tanto para o crescimento quanto para a degradação desta, dependendo das estratégias que escolham. O certo é que devem estar atentos ao fato que, como já ressaltavam os filósofos, os valores não devem ser relativizados, pois pode acarretar conseqüências para a sociedade.
id UFRJ_9b2ca30152374315db908352fc814120
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1238
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O Jogo da sedução em propagandas de carro e a crise de valores das sociedades atuaisSeduçãoPropagandaConscientizaçãoPublicitáriosValoresCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAO tema desta monografia é o uso da sedução em propagandas de carro, a partir de uma perspectiva filosófica. Justifica-se a realização do estudo pelas estratégias utilizadas em propagandas de carro que visam seduzir os consumidores até o ponto em que adquirem um veículo. Ocorre que essas estratégias têm relativizado valores e, com isso, a Publicidade parece não estar cumprindo com um dos objetivos enquanto ciência social, que é buscar a melhoria social. O objetivo é tentar conscientizar os profissionais de Publicidade e Propaganda com relação à responsabilidade perante a sociedade quando estabelecem estratégias e planos para a veiculação de bens de consumo através da mídia. A metodologia utilizada é embasada na pesquisa bibliográfica, realizada em obras de autores que direta ou indiretamente abordam o tema a partir da visão da Filosofia e da Publicidade e Propaganda. Concluiu-se que os profissionais da área devem ter noção que contribuem para moldar a sociedade, sendo que seu trabalho pode contribuir tanto para o crescimento quanto para a degradação desta, dependendo das estratégias que escolham. O certo é que devem estar atentos ao fato que, como já ressaltavam os filósofos, os valores não devem ser relativizados, pois pode acarretar conseqüências para a sociedade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJNolasco, Sócrates Alvareshttp://lattes.cnpq.br/7806093153450971Junqueira, Maria HelenaKuperman, Priscila de Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/2372370088546263Matos, Rafael da Costa2017-01-10T16:14:22Z2023-12-21T03:04:28Z2008-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMATOS, Rafael da Costa. O jogo da sedução em propagandas de carro e a crise de valores das sociedades atuais. 2008. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://hdl.handle.net/11422/1238porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1238Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O Jogo da sedução em propagandas de carro e a crise de valores das sociedades atuais
title O Jogo da sedução em propagandas de carro e a crise de valores das sociedades atuais
spellingShingle O Jogo da sedução em propagandas de carro e a crise de valores das sociedades atuais
Matos, Rafael da Costa
Sedução
Propaganda
Conscientização
Publicitários
Valores
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short O Jogo da sedução em propagandas de carro e a crise de valores das sociedades atuais
title_full O Jogo da sedução em propagandas de carro e a crise de valores das sociedades atuais
title_fullStr O Jogo da sedução em propagandas de carro e a crise de valores das sociedades atuais
title_full_unstemmed O Jogo da sedução em propagandas de carro e a crise de valores das sociedades atuais
title_sort O Jogo da sedução em propagandas de carro e a crise de valores das sociedades atuais
author Matos, Rafael da Costa
author_facet Matos, Rafael da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nolasco, Sócrates Alvares
http://lattes.cnpq.br/7806093153450971
Junqueira, Maria Helena
Kuperman, Priscila de Siqueira
http://lattes.cnpq.br/2372370088546263
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Rafael da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Sedução
Propaganda
Conscientização
Publicitários
Valores
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Sedução
Propaganda
Conscientização
Publicitários
Valores
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description O tema desta monografia é o uso da sedução em propagandas de carro, a partir de uma perspectiva filosófica. Justifica-se a realização do estudo pelas estratégias utilizadas em propagandas de carro que visam seduzir os consumidores até o ponto em que adquirem um veículo. Ocorre que essas estratégias têm relativizado valores e, com isso, a Publicidade parece não estar cumprindo com um dos objetivos enquanto ciência social, que é buscar a melhoria social. O objetivo é tentar conscientizar os profissionais de Publicidade e Propaganda com relação à responsabilidade perante a sociedade quando estabelecem estratégias e planos para a veiculação de bens de consumo através da mídia. A metodologia utilizada é embasada na pesquisa bibliográfica, realizada em obras de autores que direta ou indiretamente abordam o tema a partir da visão da Filosofia e da Publicidade e Propaganda. Concluiu-se que os profissionais da área devem ter noção que contribuem para moldar a sociedade, sendo que seu trabalho pode contribuir tanto para o crescimento quanto para a degradação desta, dependendo das estratégias que escolham. O certo é que devem estar atentos ao fato que, como já ressaltavam os filósofos, os valores não devem ser relativizados, pois pode acarretar conseqüências para a sociedade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-23
2017-01-10T16:14:22Z
2023-12-21T03:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Rafael da Costa. O jogo da sedução em propagandas de carro e a crise de valores das sociedades atuais. 2008. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
http://hdl.handle.net/11422/1238
identifier_str_mv MATOS, Rafael da Costa. O jogo da sedução em propagandas de carro e a crise de valores das sociedades atuais. 2008. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
url http://hdl.handle.net/11422/1238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455955780894720