Olhares para o processo de adaptação na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travassos, Leila de Moraes Macedo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17276
Resumo: Este trabalho analisa a entrada de crianças na educação institucionalizada, o processo de adaptação infantil e seus desafios. Compreendemos que a entrada da criança na escola é um processo complexo, pois modificam-se as relações afetivas, tanto para as crianças como para os pais. A adaptação na escola envolve a criança, a família e a escola e este processo pode ter reflexos no desenvolvimento social, emocional e educacional da criança. Para este objetivo geral fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a infância, o processo de adaptação na escola, a relação família escola e a Educação Infantil. Essa pesquisa se justifica e dialoga com a experiência do estágio obrigatório de “Prática na Educação Infantil” em um Espaço de Educação Infantil (EDI) e da experiência de estágio em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, com Educação Infantil. Em ambos os momentos, foram utilizados os cadernos de bordo e registradas as observações sobre o sofrimento e choro das crianças na entrada da instituição, as angústias dos pais e a expectativa de sucesso da escola. Essa pesquisa apresentamos algumas explicações já mapeadas na literatura sobre as dificuldades das crianças no momento da entrada na escola e sua adaptação neste novo ambiente. Como conclusão podemos indicar a importância da afetividade no processo de adaptação na Educação Infantil e na relação professor-aluno.
id UFRJ_9e6c2fad0bba34986c25fbc6fd0bd77a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/17276
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Olhares para o processo de adaptação na educação infantilEducação infantilAdaptação psicológicaFamíliaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALEste trabalho analisa a entrada de crianças na educação institucionalizada, o processo de adaptação infantil e seus desafios. Compreendemos que a entrada da criança na escola é um processo complexo, pois modificam-se as relações afetivas, tanto para as crianças como para os pais. A adaptação na escola envolve a criança, a família e a escola e este processo pode ter reflexos no desenvolvimento social, emocional e educacional da criança. Para este objetivo geral fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a infância, o processo de adaptação na escola, a relação família escola e a Educação Infantil. Essa pesquisa se justifica e dialoga com a experiência do estágio obrigatório de “Prática na Educação Infantil” em um Espaço de Educação Infantil (EDI) e da experiência de estágio em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, com Educação Infantil. Em ambos os momentos, foram utilizados os cadernos de bordo e registradas as observações sobre o sofrimento e choro das crianças na entrada da instituição, as angústias dos pais e a expectativa de sucesso da escola. Essa pesquisa apresentamos algumas explicações já mapeadas na literatura sobre as dificuldades das crianças no momento da entrada na escola e sua adaptação neste novo ambiente. Como conclusão podemos indicar a importância da afetividade no processo de adaptação na Educação Infantil e na relação professor-aluno.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJPrado, Ana Pires doGonçalves, Lorraine AndradeMacedo, JoanaTravassos, Leila de Moraes Macedo2022-06-15T20:06:36Z2023-12-21T03:08:57Z2021-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTRAVASSOS, Leila de Moraes Macedo. Olhares para o processo de adaptação na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/17276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:57Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17276Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:57Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares para o processo de adaptação na educação infantil
title Olhares para o processo de adaptação na educação infantil
spellingShingle Olhares para o processo de adaptação na educação infantil
Travassos, Leila de Moraes Macedo
Educação infantil
Adaptação psicológica
Família
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Olhares para o processo de adaptação na educação infantil
title_full Olhares para o processo de adaptação na educação infantil
title_fullStr Olhares para o processo de adaptação na educação infantil
title_full_unstemmed Olhares para o processo de adaptação na educação infantil
title_sort Olhares para o processo de adaptação na educação infantil
author Travassos, Leila de Moraes Macedo
author_facet Travassos, Leila de Moraes Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Ana Pires do
Gonçalves, Lorraine Andrade
Macedo, Joana
dc.contributor.author.fl_str_mv Travassos, Leila de Moraes Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Adaptação psicológica
Família
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic Educação infantil
Adaptação psicológica
Família
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description Este trabalho analisa a entrada de crianças na educação institucionalizada, o processo de adaptação infantil e seus desafios. Compreendemos que a entrada da criança na escola é um processo complexo, pois modificam-se as relações afetivas, tanto para as crianças como para os pais. A adaptação na escola envolve a criança, a família e a escola e este processo pode ter reflexos no desenvolvimento social, emocional e educacional da criança. Para este objetivo geral fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a infância, o processo de adaptação na escola, a relação família escola e a Educação Infantil. Essa pesquisa se justifica e dialoga com a experiência do estágio obrigatório de “Prática na Educação Infantil” em um Espaço de Educação Infantil (EDI) e da experiência de estágio em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, com Educação Infantil. Em ambos os momentos, foram utilizados os cadernos de bordo e registradas as observações sobre o sofrimento e choro das crianças na entrada da instituição, as angústias dos pais e a expectativa de sucesso da escola. Essa pesquisa apresentamos algumas explicações já mapeadas na literatura sobre as dificuldades das crianças no momento da entrada na escola e sua adaptação neste novo ambiente. Como conclusão podemos indicar a importância da afetividade no processo de adaptação na Educação Infantil e na relação professor-aluno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14
2022-06-15T20:06:36Z
2023-12-21T03:08:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TRAVASSOS, Leila de Moraes Macedo. Olhares para o processo de adaptação na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/17276
identifier_str_mv TRAVASSOS, Leila de Moraes Macedo. Olhares para o processo de adaptação na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/17276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456030237130752