Mascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19474 |
Resumo: | Nesta monografia, busca-se compreender e analisar o emprego das mascotes digitais na publicidade brasileira atual, visto que são ao mesmo tempo símbolos e porta-vozes das marcas, influenciadoras virtuais e chatbots de atendimento. Dessa forma, a pesquisa apresenta uma contextualização a respeito de mascotes, tanto tradicionais quanto digitais, além de conceitos e teorias a respeito do aparelho formal de enunciação, interação e inteligência artificial, para que se possa melhor assimilar o papel das mascotes digitais. Por fim, toma-se como referência a personagem Lu, pertencente à empresa varejista Magazine Luiza e atualmente a influenciadora virtual mais seguida no mundo, para ser analisada em um estudo de caso através da metodologia da autonetnografia. Com a aplicação da metodologia em interações reais entre a autora e a personagem, o estudo analisa, então, o comportamento e atuação da mascote Lu. |
id |
UFRJ_a5f0df7837d238c25faa1a9a771b9f1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19474 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Trigo, Natália GuimarãesBurrowes, Patricia CeciliaCardoso, Mônica MachadoAzevedo, Sandro Tôrres de2023-01-10T17:26:08Z2023-11-30T03:05:25Z2022-07-07TRIGO, Natália Guimarães. Mascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalu. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19474Submitted by Biblioteca CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2022-11-30T15:25:16Z No. of bitstreams: 1 NTrigo.pdf: 2014547 bytes, checksum: 68338e5a2503f2f828cfa30bec2e5551 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-10T17:26:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NTrigo.pdf: 2014547 bytes, checksum: 68338e5a2503f2f828cfa30bec2e5551 (MD5) Previous issue date: 2022-07-07Nesta monografia, busca-se compreender e analisar o emprego das mascotes digitais na publicidade brasileira atual, visto que são ao mesmo tempo símbolos e porta-vozes das marcas, influenciadoras virtuais e chatbots de atendimento. Dessa forma, a pesquisa apresenta uma contextualização a respeito de mascotes, tanto tradicionais quanto digitais, além de conceitos e teorias a respeito do aparelho formal de enunciação, interação e inteligência artificial, para que se possa melhor assimilar o papel das mascotes digitais. Por fim, toma-se como referência a personagem Lu, pertencente à empresa varejista Magazine Luiza e atualmente a influenciadora virtual mais seguida no mundo, para ser analisada em um estudo de caso através da metodologia da autonetnografia. Com a aplicação da metodologia em interações reais entre a autora e a personagem, o estudo analisa, então, o comportamento e atuação da mascote Lu.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAInfluenciadoresInteligência artificialMagazine LuizaRedes sociaisMascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magaluinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19474/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALNTrigo.pdfNTrigo.pdfapplication/pdf2014547http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19474/1/NTrigo.pdf68338e5a2503f2f828cfa30bec2e5551MD5111422/194742023-11-30 00:05:25.047oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:25Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalu |
title |
Mascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalu |
spellingShingle |
Mascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalu Trigo, Natália Guimarães CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Influenciadores Inteligência artificial Magazine Luiza Redes sociais |
title_short |
Mascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalu |
title_full |
Mascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalu |
title_fullStr |
Mascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalu |
title_full_unstemmed |
Mascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalu |
title_sort |
Mascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalu |
author |
Trigo, Natália Guimarães |
author_facet |
Trigo, Natália Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trigo, Natália Guimarães |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Burrowes, Patricia Cecilia |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cardoso, Mônica Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevedo, Sandro Tôrres de |
contributor_str_mv |
Burrowes, Patricia Cecilia Cardoso, Mônica Machado Azevedo, Sandro Tôrres de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Influenciadores Inteligência artificial Magazine Luiza Redes sociais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Influenciadores Inteligência artificial Magazine Luiza Redes sociais |
description |
Nesta monografia, busca-se compreender e analisar o emprego das mascotes digitais na publicidade brasileira atual, visto que são ao mesmo tempo símbolos e porta-vozes das marcas, influenciadoras virtuais e chatbots de atendimento. Dessa forma, a pesquisa apresenta uma contextualização a respeito de mascotes, tanto tradicionais quanto digitais, além de conceitos e teorias a respeito do aparelho formal de enunciação, interação e inteligência artificial, para que se possa melhor assimilar o papel das mascotes digitais. Por fim, toma-se como referência a personagem Lu, pertencente à empresa varejista Magazine Luiza e atualmente a influenciadora virtual mais seguida no mundo, para ser analisada em um estudo de caso através da metodologia da autonetnografia. Com a aplicação da metodologia em interações reais entre a autora e a personagem, o estudo analisa, então, o comportamento e atuação da mascote Lu. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-10T17:26:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:05:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TRIGO, Natália Guimarães. Mascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalu. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/19474 |
identifier_str_mv |
TRIGO, Natália Guimarães. Mascotes digitais como porta-vozes e influenciadores virtuais: um estudo de caso da personagem Lu, do Magalu. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19474/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19474/1/NTrigo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 68338e5a2503f2f828cfa30bec2e5551 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097272776097792 |