A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Letícia Abreu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19358
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais aspectos da relação entre o streaming e a produção independente de música no mercado de música gravada a partir de um estudo exploratório focado na produção independente. A digitalização da música no final do século XX e a chegada turbulenta dos serviços de streaming em meados da década de 2010 reconfigurou as relações de trabalho e o modo de consumo de música no Brasil. Assim, decorrem-se desafios e necessidades, percebidos a partir da revisão teórica e da condução e análise de entrevistas semi estruturadas realizadas com profissionais da cadeia produtiva de música independente. De maneira geral, os resultados indicam que, apesar do uso extensivo das plataformas pelos consumidores de música, a remuneração proveniente do streaming não é uma fonte de renda para artistas desta classe, que acabam por utilizar este canal como meio de divulgação e descobertas musicais. Além disso, percebe-se que a música tem se tornado conteúdo, produto do marketing digital, e conclui-se que a classe artística não conhece a realidade na qual trabalha, o que indica saturação, precarização e uberização da produção de música.
id UFRJ_a61c1f1f61669958d30f5a2abf9fcbcd
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19358
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravadaStreamingProdução independenteIndústria fonográficaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO presente trabalho tem como objetivo identificar os principais aspectos da relação entre o streaming e a produção independente de música no mercado de música gravada a partir de um estudo exploratório focado na produção independente. A digitalização da música no final do século XX e a chegada turbulenta dos serviços de streaming em meados da década de 2010 reconfigurou as relações de trabalho e o modo de consumo de música no Brasil. Assim, decorrem-se desafios e necessidades, percebidos a partir da revisão teórica e da condução e análise de entrevistas semi estruturadas realizadas com profissionais da cadeia produtiva de música independente. De maneira geral, os resultados indicam que, apesar do uso extensivo das plataformas pelos consumidores de música, a remuneração proveniente do streaming não é uma fonte de renda para artistas desta classe, que acabam por utilizar este canal como meio de divulgação e descobertas musicais. Além disso, percebe-se que a música tem se tornado conteúdo, produto do marketing digital, e conclui-se que a classe artística não conhece a realidade na qual trabalha, o que indica saturação, precarização e uberização da produção de música.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJFontanillas, Carlos Navarrohttp://lattes.cnpq.br/6896931539873241Araujo, Marcelo Castaneda dehttp://lattes.cnpq.br/9559072716365586De Marchi, Leonardo Gabrielhttp://lattes.cnpq.br/0657867646808573Paixão, Letícia Abreu2022-12-14T12:28:33Z2023-12-21T03:09:40Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPAIXÃO, Letícia Abreu. A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/19358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19358Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada
title A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada
spellingShingle A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada
Paixão, Letícia Abreu
Streaming
Produção independente
Indústria fonográfica
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada
title_full A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada
title_fullStr A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada
title_full_unstemmed A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada
title_sort A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada
author Paixão, Letícia Abreu
author_facet Paixão, Letícia Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fontanillas, Carlos Navarro
http://lattes.cnpq.br/6896931539873241
Araujo, Marcelo Castaneda de
http://lattes.cnpq.br/9559072716365586
De Marchi, Leonardo Gabriel
http://lattes.cnpq.br/0657867646808573
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Letícia Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Streaming
Produção independente
Indústria fonográfica
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Streaming
Produção independente
Indústria fonográfica
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais aspectos da relação entre o streaming e a produção independente de música no mercado de música gravada a partir de um estudo exploratório focado na produção independente. A digitalização da música no final do século XX e a chegada turbulenta dos serviços de streaming em meados da década de 2010 reconfigurou as relações de trabalho e o modo de consumo de música no Brasil. Assim, decorrem-se desafios e necessidades, percebidos a partir da revisão teórica e da condução e análise de entrevistas semi estruturadas realizadas com profissionais da cadeia produtiva de música independente. De maneira geral, os resultados indicam que, apesar do uso extensivo das plataformas pelos consumidores de música, a remuneração proveniente do streaming não é uma fonte de renda para artistas desta classe, que acabam por utilizar este canal como meio de divulgação e descobertas musicais. Além disso, percebe-se que a música tem se tornado conteúdo, produto do marketing digital, e conclui-se que a classe artística não conhece a realidade na qual trabalha, o que indica saturação, precarização e uberização da produção de música.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-12-14T12:28:33Z
2023-12-21T03:09:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIXÃO, Letícia Abreu. A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/19358
identifier_str_mv PAIXÃO, Letícia Abreu. A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/19358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456032598523904