A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19358 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais aspectos da relação entre o streaming e a produção independente de música no mercado de música gravada a partir de um estudo exploratório focado na produção independente. A digitalização da música no final do século XX e a chegada turbulenta dos serviços de streaming em meados da década de 2010 reconfigurou as relações de trabalho e o modo de consumo de música no Brasil. Assim, decorrem-se desafios e necessidades, percebidos a partir da revisão teórica e da condução e análise de entrevistas semi estruturadas realizadas com profissionais da cadeia produtiva de música independente. De maneira geral, os resultados indicam que, apesar do uso extensivo das plataformas pelos consumidores de música, a remuneração proveniente do streaming não é uma fonte de renda para artistas desta classe, que acabam por utilizar este canal como meio de divulgação e descobertas musicais. Além disso, percebe-se que a música tem se tornado conteúdo, produto do marketing digital, e conclui-se que a classe artística não conhece a realidade na qual trabalha, o que indica saturação, precarização e uberização da produção de música. |
id |
UFRJ_a61c1f1f61669958d30f5a2abf9fcbcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19358 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravadaStreamingProdução independenteIndústria fonográficaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO presente trabalho tem como objetivo identificar os principais aspectos da relação entre o streaming e a produção independente de música no mercado de música gravada a partir de um estudo exploratório focado na produção independente. A digitalização da música no final do século XX e a chegada turbulenta dos serviços de streaming em meados da década de 2010 reconfigurou as relações de trabalho e o modo de consumo de música no Brasil. Assim, decorrem-se desafios e necessidades, percebidos a partir da revisão teórica e da condução e análise de entrevistas semi estruturadas realizadas com profissionais da cadeia produtiva de música independente. De maneira geral, os resultados indicam que, apesar do uso extensivo das plataformas pelos consumidores de música, a remuneração proveniente do streaming não é uma fonte de renda para artistas desta classe, que acabam por utilizar este canal como meio de divulgação e descobertas musicais. Além disso, percebe-se que a música tem se tornado conteúdo, produto do marketing digital, e conclui-se que a classe artística não conhece a realidade na qual trabalha, o que indica saturação, precarização e uberização da produção de música.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJFontanillas, Carlos Navarrohttp://lattes.cnpq.br/6896931539873241Araujo, Marcelo Castaneda dehttp://lattes.cnpq.br/9559072716365586De Marchi, Leonardo Gabrielhttp://lattes.cnpq.br/0657867646808573Paixão, Letícia Abreu2022-12-14T12:28:33Z2023-12-21T03:09:40Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPAIXÃO, Letícia Abreu. A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/19358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19358Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada |
title |
A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada |
spellingShingle |
A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada Paixão, Letícia Abreu Streaming Produção independente Indústria fonográfica CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada |
title_full |
A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada |
title_fullStr |
A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada |
title_full_unstemmed |
A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada |
title_sort |
A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada |
author |
Paixão, Letícia Abreu |
author_facet |
Paixão, Letícia Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fontanillas, Carlos Navarro http://lattes.cnpq.br/6896931539873241 Araujo, Marcelo Castaneda de http://lattes.cnpq.br/9559072716365586 De Marchi, Leonardo Gabriel http://lattes.cnpq.br/0657867646808573 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Letícia Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Streaming Produção independente Indústria fonográfica CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Streaming Produção independente Indústria fonográfica CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais aspectos da relação entre o streaming e a produção independente de música no mercado de música gravada a partir de um estudo exploratório focado na produção independente. A digitalização da música no final do século XX e a chegada turbulenta dos serviços de streaming em meados da década de 2010 reconfigurou as relações de trabalho e o modo de consumo de música no Brasil. Assim, decorrem-se desafios e necessidades, percebidos a partir da revisão teórica e da condução e análise de entrevistas semi estruturadas realizadas com profissionais da cadeia produtiva de música independente. De maneira geral, os resultados indicam que, apesar do uso extensivo das plataformas pelos consumidores de música, a remuneração proveniente do streaming não é uma fonte de renda para artistas desta classe, que acabam por utilizar este canal como meio de divulgação e descobertas musicais. Além disso, percebe-se que a música tem se tornado conteúdo, produto do marketing digital, e conclui-se que a classe artística não conhece a realidade na qual trabalha, o que indica saturação, precarização e uberização da produção de música. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-12-14T12:28:33Z 2023-12-21T03:09:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAIXÃO, Letícia Abreu. A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://hdl.handle.net/11422/19358 |
identifier_str_mv |
PAIXÃO, Letícia Abreu. A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456032598523904 |