As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edneia Fernanda da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12696
Resumo: A inteligência é pontuada por Gardner (1994) como a capacidade que o sujeito possui de resolver problemas e elaborar estratégias, podendo ser dividida em sete tipos: linguística, lógico-matemática, musical, espacial, interpessoal, intrapessoal e corporal-cinestésico. A existência de uma única inteligência não é admitida por ele e sim, múltiplas relacionadas entre si. Esta monografia tem o objetivo de fazer um estudo bibliográfico das obras de Gardner que tratam do tema das inteligências múltiplas e suas possíveis contribuições para a formação de professores e como eles poderiam utilizar tais conhecimentos em sala de aula. A pesquisa é de cunho teórico, a partir do estudo de literatura especializada. Oportunizou uma reflexão quanto ao processo de ensino-aprendizagem baseado nessa teoria, onde a tríade de ensino conservadora (ler/escrever/contar), que se apresenta supervalorizada em contextos escolares tradicionais, foi pensada numa lógica multifacetada. Para tanto, este trabalho oferece sugestões de ações pedagógicas pautas na promoção de estratégias criativas durante o processo de aprendizagem de seus alunos, possibilitando uma ação docente fundamentada no estímulo das competências humanas específicas de cada um. Além de apresentar um conjunto de características presentes em cada uma das inteligências, visando auxiliar na identificação do potencial específico de cada indivíduo.
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