As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12696 |
Resumo: | A inteligência é pontuada por Gardner (1994) como a capacidade que o sujeito possui de resolver problemas e elaborar estratégias, podendo ser dividida em sete tipos: linguística, lógico-matemática, musical, espacial, interpessoal, intrapessoal e corporal-cinestésico. A existência de uma única inteligência não é admitida por ele e sim, múltiplas relacionadas entre si. Esta monografia tem o objetivo de fazer um estudo bibliográfico das obras de Gardner que tratam do tema das inteligências múltiplas e suas possíveis contribuições para a formação de professores e como eles poderiam utilizar tais conhecimentos em sala de aula. A pesquisa é de cunho teórico, a partir do estudo de literatura especializada. Oportunizou uma reflexão quanto ao processo de ensino-aprendizagem baseado nessa teoria, onde a tríade de ensino conservadora (ler/escrever/contar), que se apresenta supervalorizada em contextos escolares tradicionais, foi pensada numa lógica multifacetada. Para tanto, este trabalho oferece sugestões de ações pedagógicas pautas na promoção de estratégias criativas durante o processo de aprendizagem de seus alunos, possibilitando uma ação docente fundamentada no estímulo das competências humanas específicas de cada um. Além de apresentar um conjunto de características presentes em cada uma das inteligências, visando auxiliar na identificação do potencial específico de cada indivíduo. |
id |
UFRJ_a9f74b0db9f45698c0c4ba8d055c8800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12696 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docenteDocênciaInteligências MúltiplasAprendizagemPrática docenteFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA inteligência é pontuada por Gardner (1994) como a capacidade que o sujeito possui de resolver problemas e elaborar estratégias, podendo ser dividida em sete tipos: linguística, lógico-matemática, musical, espacial, interpessoal, intrapessoal e corporal-cinestésico. A existência de uma única inteligência não é admitida por ele e sim, múltiplas relacionadas entre si. Esta monografia tem o objetivo de fazer um estudo bibliográfico das obras de Gardner que tratam do tema das inteligências múltiplas e suas possíveis contribuições para a formação de professores e como eles poderiam utilizar tais conhecimentos em sala de aula. A pesquisa é de cunho teórico, a partir do estudo de literatura especializada. Oportunizou uma reflexão quanto ao processo de ensino-aprendizagem baseado nessa teoria, onde a tríade de ensino conservadora (ler/escrever/contar), que se apresenta supervalorizada em contextos escolares tradicionais, foi pensada numa lógica multifacetada. Para tanto, este trabalho oferece sugestões de ações pedagógicas pautas na promoção de estratégias criativas durante o processo de aprendizagem de seus alunos, possibilitando uma ação docente fundamentada no estímulo das competências humanas específicas de cada um. Além de apresentar um conjunto de características presentes em cada uma das inteligências, visando auxiliar na identificação do potencial específico de cada indivíduo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJScofano, Reuber GerbassiSilva, Edneia Fernanda da2020-07-09T13:10:10Z2023-12-21T03:01:09Z2019-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Edneia Fernanda da. As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12696Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente |
title |
As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente |
spellingShingle |
As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente Silva, Edneia Fernanda da Docência Inteligências Múltiplas Aprendizagem Prática docente Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente |
title_full |
As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente |
title_fullStr |
As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente |
title_full_unstemmed |
As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente |
title_sort |
As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente |
author |
Silva, Edneia Fernanda da |
author_facet |
Silva, Edneia Fernanda da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scofano, Reuber Gerbassi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Edneia Fernanda da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Inteligências Múltiplas Aprendizagem Prática docente Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Docência Inteligências Múltiplas Aprendizagem Prática docente Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A inteligência é pontuada por Gardner (1994) como a capacidade que o sujeito possui de resolver problemas e elaborar estratégias, podendo ser dividida em sete tipos: linguística, lógico-matemática, musical, espacial, interpessoal, intrapessoal e corporal-cinestésico. A existência de uma única inteligência não é admitida por ele e sim, múltiplas relacionadas entre si. Esta monografia tem o objetivo de fazer um estudo bibliográfico das obras de Gardner que tratam do tema das inteligências múltiplas e suas possíveis contribuições para a formação de professores e como eles poderiam utilizar tais conhecimentos em sala de aula. A pesquisa é de cunho teórico, a partir do estudo de literatura especializada. Oportunizou uma reflexão quanto ao processo de ensino-aprendizagem baseado nessa teoria, onde a tríade de ensino conservadora (ler/escrever/contar), que se apresenta supervalorizada em contextos escolares tradicionais, foi pensada numa lógica multifacetada. Para tanto, este trabalho oferece sugestões de ações pedagógicas pautas na promoção de estratégias criativas durante o processo de aprendizagem de seus alunos, possibilitando uma ação docente fundamentada no estímulo das competências humanas específicas de cada um. Além de apresentar um conjunto de características presentes em cada uma das inteligências, visando auxiliar na identificação do potencial específico de cada indivíduo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05 2020-07-09T13:10:10Z 2023-12-21T03:01:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Edneia Fernanda da. As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/12696 |
identifier_str_mv |
SILVA, Edneia Fernanda da. As possíveis contribuições da teoria das inteligências múltiplas de Gardner na prática docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456008531607552 |