Marca empregadora: percepções da geração Z na busca de estágio através do Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriano, Felipe de Medeiros Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15785
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo investigar como os conteúdos de um perfil empresarial no Instagram contribuem para a formação de uma imagem positiva ou negativa acerca da Marca Empregadora sob a perspectiva de jovens da Geração Z que buscam uma vaga de estágio. Foi empregada uma abordagem quantitativa e qualitativa através de um questionário semi aberto onde foram coletadas 76 respostas de estudantes universitários nascidos após o ano de 1990 e que tenham buscado por uma vaga de estágio no último ano. As perguntas fechadas foram organizadas em tabelas e gráficos com o intuito de fornecer insumos para a relação com a teoria apresentada no estudo. Ademais, foi realizada uma análise de conteúdo das respostas abertas, resultando em um agrupamento em quatro principais categorias e algumas subcategorias para melhor analisar fatores qualitativos mais frequentes nas respostas, tais quais valores da organização, política de diversidade, posicionamento político e aspectos técnicos do conteúdo. Os resultados apontam que os jovens podem deixar de se candidatar a uma vaga de estágio quando percebem a existência de uma incompatibilidade de valores com a empresa, bem como a falta de políticas de diversidade. Ao mesmo tempo, a Geração Z tem certeza que deve se candidatar a uma vaga de estágio quando identifica os seguintes aspectos através dos conteúdos no Instagram de uma empresa: compatibilidade com seus valores, valorização e exposição da rotina de seus funcionários, qualidade visual dos conteúdos, frequência em que a empresa utiliza a rede social, presença de políticas de diversidade e a forma com que a empresa se posiciona em assuntos políticos e sociais. A Geração Z acredita que o caráter visual e o tom de voz informal praticados por empresas no Instagram são diferenciais desta plataforma em relação às demais durante o processo de buscar uma vaga de estágio.
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