Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Carolina de Jesus dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3199
Resumo: Análise das interações das crianças no espaço externo de uma instituição de Educação Infantil, a partir das experiências e observações vivenciadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. As observações de campo foram realizadas na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II – Realengo, por meio de encontros semanais, no período de agosto de 2014 a dezembro de 2015. A base teórica deste trabalho constitui-se por uma análise de documentos da Educação Infantil, organizadores das práticas e por concepções sobre espaços e interação defendidas por teóricos do campo da Educação Infantil. O eixo de análise desse trabalho é analisar as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita para as crianças, assim como a maneira que a sua organização inibe ou estimula determinadas interações. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente trabalho a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares e ampliando o contato delas com elementos da natureza, possibilitando liberdade para seus corpos, suas brincadeiras, interações e criações.
id UFRJ_b956c4f4cc22c080dbe276e3bf25c1df
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3199
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantilEducação infantilPrática de ensinoAprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAnálise das interações das crianças no espaço externo de uma instituição de Educação Infantil, a partir das experiências e observações vivenciadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. As observações de campo foram realizadas na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II – Realengo, por meio de encontros semanais, no período de agosto de 2014 a dezembro de 2015. A base teórica deste trabalho constitui-se por uma análise de documentos da Educação Infantil, organizadores das práticas e por concepções sobre espaços e interação defendidas por teóricos do campo da Educação Infantil. O eixo de análise desse trabalho é analisar as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita para as crianças, assim como a maneira que a sua organização inibe ou estimula determinadas interações. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente trabalho a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares e ampliando o contato delas com elementos da natureza, possibilitando liberdade para seus corpos, suas brincadeiras, interações e criações.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJGuimarães, Danielahttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760Santos, Ana Carolina de Jesus dos2017-11-27T12:06:25Z2023-12-21T03:03:15Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Ana Carolina de Jesus dos. Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da Educação Infantil. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/3199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:15Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3199Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil
title Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil
spellingShingle Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil
Santos, Ana Carolina de Jesus dos
Educação infantil
Prática de ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil
title_full Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil
title_fullStr Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil
title_full_unstemmed Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil
title_sort Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil
author Santos, Ana Carolina de Jesus dos
author_facet Santos, Ana Carolina de Jesus dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Daniela
http://lattes.cnpq.br/5201077923193760
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Carolina de Jesus dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Prática de ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Educação infantil
Prática de ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Análise das interações das crianças no espaço externo de uma instituição de Educação Infantil, a partir das experiências e observações vivenciadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. As observações de campo foram realizadas na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II – Realengo, por meio de encontros semanais, no período de agosto de 2014 a dezembro de 2015. A base teórica deste trabalho constitui-se por uma análise de documentos da Educação Infantil, organizadores das práticas e por concepções sobre espaços e interação defendidas por teóricos do campo da Educação Infantil. O eixo de análise desse trabalho é analisar as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita para as crianças, assim como a maneira que a sua organização inibe ou estimula determinadas interações. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente trabalho a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares e ampliando o contato delas com elementos da natureza, possibilitando liberdade para seus corpos, suas brincadeiras, interações e criações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-11-27T12:06:25Z
2023-12-21T03:03:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Ana Carolina de Jesus dos. Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da Educação Infantil. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/3199
identifier_str_mv SANTOS, Ana Carolina de Jesus dos. Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da Educação Infantil. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/3199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455964264923136