Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3199 |
Resumo: | Análise das interações das crianças no espaço externo de uma instituição de Educação Infantil, a partir das experiências e observações vivenciadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. As observações de campo foram realizadas na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II – Realengo, por meio de encontros semanais, no período de agosto de 2014 a dezembro de 2015. A base teórica deste trabalho constitui-se por uma análise de documentos da Educação Infantil, organizadores das práticas e por concepções sobre espaços e interação defendidas por teóricos do campo da Educação Infantil. O eixo de análise desse trabalho é analisar as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita para as crianças, assim como a maneira que a sua organização inibe ou estimula determinadas interações. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente trabalho a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares e ampliando o contato delas com elementos da natureza, possibilitando liberdade para seus corpos, suas brincadeiras, interações e criações. |
id |
UFRJ_b956c4f4cc22c080dbe276e3bf25c1df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3199 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantilEducação infantilPrática de ensinoAprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAnálise das interações das crianças no espaço externo de uma instituição de Educação Infantil, a partir das experiências e observações vivenciadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. As observações de campo foram realizadas na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II – Realengo, por meio de encontros semanais, no período de agosto de 2014 a dezembro de 2015. A base teórica deste trabalho constitui-se por uma análise de documentos da Educação Infantil, organizadores das práticas e por concepções sobre espaços e interação defendidas por teóricos do campo da Educação Infantil. O eixo de análise desse trabalho é analisar as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita para as crianças, assim como a maneira que a sua organização inibe ou estimula determinadas interações. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente trabalho a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares e ampliando o contato delas com elementos da natureza, possibilitando liberdade para seus corpos, suas brincadeiras, interações e criações.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJGuimarães, Danielahttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760Santos, Ana Carolina de Jesus dos2017-11-27T12:06:25Z2023-12-21T03:03:15Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Ana Carolina de Jesus dos. Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da Educação Infantil. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/3199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:15Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3199Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil |
title |
Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil |
spellingShingle |
Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil Santos, Ana Carolina de Jesus dos Educação infantil Prática de ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil |
title_full |
Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil |
title_fullStr |
Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil |
title_sort |
Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil |
author |
Santos, Ana Carolina de Jesus dos |
author_facet |
Santos, Ana Carolina de Jesus dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Daniela http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Carolina de Jesus dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Prática de ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Educação infantil Prática de ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Análise das interações das crianças no espaço externo de uma instituição de Educação Infantil, a partir das experiências e observações vivenciadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. As observações de campo foram realizadas na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II – Realengo, por meio de encontros semanais, no período de agosto de 2014 a dezembro de 2015. A base teórica deste trabalho constitui-se por uma análise de documentos da Educação Infantil, organizadores das práticas e por concepções sobre espaços e interação defendidas por teóricos do campo da Educação Infantil. O eixo de análise desse trabalho é analisar as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita para as crianças, assim como a maneira que a sua organização inibe ou estimula determinadas interações. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente trabalho a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares e ampliando o contato delas com elementos da natureza, possibilitando liberdade para seus corpos, suas brincadeiras, interações e criações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-11-27T12:06:25Z 2023-12-21T03:03:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Ana Carolina de Jesus dos. Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da Educação Infantil. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/3199 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Ana Carolina de Jesus dos. Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da Educação Infantil. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455964264923136 |