Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14844 |
Resumo: | As modalidades de ensino, semipresencial e a distância são cada vez mais procuradas pelos que desejam se graduarem no Brasil, os motivos são os mais diversos. E não existe um modelo único de Educação a Distância (EaD), o formato do curso e as condições do cotidiano assim como as necessidades dos estudantes é que definem as melhores metodologias e tecnologias a serem utilizadas. Diante disso o presente trabalho busca confeccionar um material didático de qualidade que possa complementar e contribuir com as aulas práticas da disciplina de Botânica I na modalidade de EaD. Para isso foi realizado inicialmente um levantamento dos temas e materiais utilizados durante as aulas práticas de Botânica I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Fundação CECIERJ do Consórcio CEDERJ. Posteriormente realizou-se a aplicação de um questionário para os alunos que estavam cursando a disciplina de Botânica I. Em seguida foram realizados um levantamento e a seleção de imagens e materiais incluídos no conteúdo didático para a elaboração do guia ilustrado. A partir do resultado da pesquisa, em que apenas aproximadamente 4% dos alunos participaram do levantamento feito pelo questionário, foi possível constatar que existe uma falta de interesse por parte deles em relação a esta disciplina. Sendo assim, o guia complementar foi confeccionado se atentando em mostrar as estruturas que são explicadas em um material didático já existente para facilitar o desenvolvimento das aulas práticas, e isso proporcionará um maior interesse e aprendizagem dos alunos na disciplina. Dessa forma, é possível concluir que a confecção de um material complementar para as aulas práticas servirá de um importante auxílio para o aluno em seu aprendizado, assim como, para os tutores na elaboração das aulas. |
id |
UFRJ_b969bf34e630778cefde28258e7c3245 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/14844 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distânciaEnsino de ciênciasMateriais de ensinoEducação à distânciaBotânicaSciences teachingTeaching materialsEducation, distanceBotanyCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICAAs modalidades de ensino, semipresencial e a distância são cada vez mais procuradas pelos que desejam se graduarem no Brasil, os motivos são os mais diversos. E não existe um modelo único de Educação a Distância (EaD), o formato do curso e as condições do cotidiano assim como as necessidades dos estudantes é que definem as melhores metodologias e tecnologias a serem utilizadas. Diante disso o presente trabalho busca confeccionar um material didático de qualidade que possa complementar e contribuir com as aulas práticas da disciplina de Botânica I na modalidade de EaD. Para isso foi realizado inicialmente um levantamento dos temas e materiais utilizados durante as aulas práticas de Botânica I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Fundação CECIERJ do Consórcio CEDERJ. Posteriormente realizou-se a aplicação de um questionário para os alunos que estavam cursando a disciplina de Botânica I. Em seguida foram realizados um levantamento e a seleção de imagens e materiais incluídos no conteúdo didático para a elaboração do guia ilustrado. A partir do resultado da pesquisa, em que apenas aproximadamente 4% dos alunos participaram do levantamento feito pelo questionário, foi possível constatar que existe uma falta de interesse por parte deles em relação a esta disciplina. Sendo assim, o guia complementar foi confeccionado se atentando em mostrar as estruturas que são explicadas em um material didático já existente para facilitar o desenvolvimento das aulas práticas, e isso proporcionará um maior interesse e aprendizagem dos alunos na disciplina. Dessa forma, é possível concluir que a confecção de um material complementar para as aulas práticas servirá de um importante auxílio para o aluno em seu aprendizado, assim como, para os tutores na elaboração das aulas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJSilva, Glaziele Campbell dahttp://lattes.cnpq.br/8898745147283215Alexandrino, Camilla Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/7703691840425635Gevú, Kathlyn Vasconceloshttp://lattes.cnpq.br/0817999453733639Miranda, Josiane Aparecida2021-08-24T17:36:54Z2023-12-21T03:08:08Z2016-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMIRANDA, Josiane Aparecida. Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de Botânica I da modalidade de Educação à Distância. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/14844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:08Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14844Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância |
title |
Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância |
spellingShingle |
Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância Miranda, Josiane Aparecida Ensino de ciências Materiais de ensino Educação à distância Botânica Sciences teaching Teaching materials Education, distance Botany CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA |
title_short |
Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância |
title_full |
Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância |
title_fullStr |
Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância |
title_sort |
Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância |
author |
Miranda, Josiane Aparecida |
author_facet |
Miranda, Josiane Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Glaziele Campbell da http://lattes.cnpq.br/8898745147283215 Alexandrino, Camilla Ribeiro http://lattes.cnpq.br/7703691840425635 Gevú, Kathlyn Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/0817999453733639 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Josiane Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Materiais de ensino Educação à distância Botânica Sciences teaching Teaching materials Education, distance Botany CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA |
topic |
Ensino de ciências Materiais de ensino Educação à distância Botânica Sciences teaching Teaching materials Education, distance Botany CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA |
description |
As modalidades de ensino, semipresencial e a distância são cada vez mais procuradas pelos que desejam se graduarem no Brasil, os motivos são os mais diversos. E não existe um modelo único de Educação a Distância (EaD), o formato do curso e as condições do cotidiano assim como as necessidades dos estudantes é que definem as melhores metodologias e tecnologias a serem utilizadas. Diante disso o presente trabalho busca confeccionar um material didático de qualidade que possa complementar e contribuir com as aulas práticas da disciplina de Botânica I na modalidade de EaD. Para isso foi realizado inicialmente um levantamento dos temas e materiais utilizados durante as aulas práticas de Botânica I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Fundação CECIERJ do Consórcio CEDERJ. Posteriormente realizou-se a aplicação de um questionário para os alunos que estavam cursando a disciplina de Botânica I. Em seguida foram realizados um levantamento e a seleção de imagens e materiais incluídos no conteúdo didático para a elaboração do guia ilustrado. A partir do resultado da pesquisa, em que apenas aproximadamente 4% dos alunos participaram do levantamento feito pelo questionário, foi possível constatar que existe uma falta de interesse por parte deles em relação a esta disciplina. Sendo assim, o guia complementar foi confeccionado se atentando em mostrar as estruturas que são explicadas em um material didático já existente para facilitar o desenvolvimento das aulas práticas, e isso proporcionará um maior interesse e aprendizagem dos alunos na disciplina. Dessa forma, é possível concluir que a confecção de um material complementar para as aulas práticas servirá de um importante auxílio para o aluno em seu aprendizado, assim como, para os tutores na elaboração das aulas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-25 2021-08-24T17:36:54Z 2023-12-21T03:08:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA, Josiane Aparecida. Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de Botânica I da modalidade de Educação à Distância. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/14844 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Josiane Aparecida. Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de Botânica I da modalidade de Educação à Distância. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/14844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456018019123200 |