Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Josiane Aparecida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14844
Resumo: As modalidades de ensino, semipresencial e a distância são cada vez mais procuradas pelos que desejam se graduarem no Brasil, os motivos são os mais diversos. E não existe um modelo único de Educação a Distância (EaD), o formato do curso e as condições do cotidiano assim como as necessidades dos estudantes é que definem as melhores metodologias e tecnologias a serem utilizadas. Diante disso o presente trabalho busca confeccionar um material didático de qualidade que possa complementar e contribuir com as aulas práticas da disciplina de Botânica I na modalidade de EaD. Para isso foi realizado inicialmente um levantamento dos temas e materiais utilizados durante as aulas práticas de Botânica I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Fundação CECIERJ do Consórcio CEDERJ. Posteriormente realizou-se a aplicação de um questionário para os alunos que estavam cursando a disciplina de Botânica I. Em seguida foram realizados um levantamento e a seleção de imagens e materiais incluídos no conteúdo didático para a elaboração do guia ilustrado. A partir do resultado da pesquisa, em que apenas aproximadamente 4% dos alunos participaram do levantamento feito pelo questionário, foi possível constatar que existe uma falta de interesse por parte deles em relação a esta disciplina. Sendo assim, o guia complementar foi confeccionado se atentando em mostrar as estruturas que são explicadas em um material didático já existente para facilitar o desenvolvimento das aulas práticas, e isso proporcionará um maior interesse e aprendizagem dos alunos na disciplina. Dessa forma, é possível concluir que a confecção de um material complementar para as aulas práticas servirá de um importante auxílio para o aluno em seu aprendizado, assim como, para os tutores na elaboração das aulas.
id UFRJ_b969bf34e630778cefde28258e7c3245
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14844
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distânciaEnsino de ciênciasMateriais de ensinoEducação à distânciaBotânicaSciences teachingTeaching materialsEducation, distanceBotanyCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICAAs modalidades de ensino, semipresencial e a distância são cada vez mais procuradas pelos que desejam se graduarem no Brasil, os motivos são os mais diversos. E não existe um modelo único de Educação a Distância (EaD), o formato do curso e as condições do cotidiano assim como as necessidades dos estudantes é que definem as melhores metodologias e tecnologias a serem utilizadas. Diante disso o presente trabalho busca confeccionar um material didático de qualidade que possa complementar e contribuir com as aulas práticas da disciplina de Botânica I na modalidade de EaD. Para isso foi realizado inicialmente um levantamento dos temas e materiais utilizados durante as aulas práticas de Botânica I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Fundação CECIERJ do Consórcio CEDERJ. Posteriormente realizou-se a aplicação de um questionário para os alunos que estavam cursando a disciplina de Botânica I. Em seguida foram realizados um levantamento e a seleção de imagens e materiais incluídos no conteúdo didático para a elaboração do guia ilustrado. A partir do resultado da pesquisa, em que apenas aproximadamente 4% dos alunos participaram do levantamento feito pelo questionário, foi possível constatar que existe uma falta de interesse por parte deles em relação a esta disciplina. Sendo assim, o guia complementar foi confeccionado se atentando em mostrar as estruturas que são explicadas em um material didático já existente para facilitar o desenvolvimento das aulas práticas, e isso proporcionará um maior interesse e aprendizagem dos alunos na disciplina. Dessa forma, é possível concluir que a confecção de um material complementar para as aulas práticas servirá de um importante auxílio para o aluno em seu aprendizado, assim como, para os tutores na elaboração das aulas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJSilva, Glaziele Campbell dahttp://lattes.cnpq.br/8898745147283215Alexandrino, Camilla Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/7703691840425635Gevú, Kathlyn Vasconceloshttp://lattes.cnpq.br/0817999453733639Miranda, Josiane Aparecida2021-08-24T17:36:54Z2023-12-21T03:08:08Z2016-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMIRANDA, Josiane Aparecida. Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de Botânica I da modalidade de Educação à Distância. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/14844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:08Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14844Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância
title Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância
spellingShingle Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância
Miranda, Josiane Aparecida
Ensino de ciências
Materiais de ensino
Educação à distância
Botânica
Sciences teaching
Teaching materials
Education, distance
Botany
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
title_short Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância
title_full Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância
title_fullStr Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância
title_full_unstemmed Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância
title_sort Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância
author Miranda, Josiane Aparecida
author_facet Miranda, Josiane Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Glaziele Campbell da
http://lattes.cnpq.br/8898745147283215
Alexandrino, Camilla Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/7703691840425635
Gevú, Kathlyn Vasconcelos
http://lattes.cnpq.br/0817999453733639
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Josiane Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Materiais de ensino
Educação à distância
Botânica
Sciences teaching
Teaching materials
Education, distance
Botany
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
topic Ensino de ciências
Materiais de ensino
Educação à distância
Botânica
Sciences teaching
Teaching materials
Education, distance
Botany
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
description As modalidades de ensino, semipresencial e a distância são cada vez mais procuradas pelos que desejam se graduarem no Brasil, os motivos são os mais diversos. E não existe um modelo único de Educação a Distância (EaD), o formato do curso e as condições do cotidiano assim como as necessidades dos estudantes é que definem as melhores metodologias e tecnologias a serem utilizadas. Diante disso o presente trabalho busca confeccionar um material didático de qualidade que possa complementar e contribuir com as aulas práticas da disciplina de Botânica I na modalidade de EaD. Para isso foi realizado inicialmente um levantamento dos temas e materiais utilizados durante as aulas práticas de Botânica I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Fundação CECIERJ do Consórcio CEDERJ. Posteriormente realizou-se a aplicação de um questionário para os alunos que estavam cursando a disciplina de Botânica I. Em seguida foram realizados um levantamento e a seleção de imagens e materiais incluídos no conteúdo didático para a elaboração do guia ilustrado. A partir do resultado da pesquisa, em que apenas aproximadamente 4% dos alunos participaram do levantamento feito pelo questionário, foi possível constatar que existe uma falta de interesse por parte deles em relação a esta disciplina. Sendo assim, o guia complementar foi confeccionado se atentando em mostrar as estruturas que são explicadas em um material didático já existente para facilitar o desenvolvimento das aulas práticas, e isso proporcionará um maior interesse e aprendizagem dos alunos na disciplina. Dessa forma, é possível concluir que a confecção de um material complementar para as aulas práticas servirá de um importante auxílio para o aluno em seu aprendizado, assim como, para os tutores na elaboração das aulas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-25
2021-08-24T17:36:54Z
2023-12-21T03:08:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, Josiane Aparecida. Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de Botânica I da modalidade de Educação à Distância. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/14844
identifier_str_mv MIRANDA, Josiane Aparecida. Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de Botânica I da modalidade de Educação à Distância. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/14844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456018019123200