A influência da leitura na formação dos docentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2682 |
Resumo: | Este estudo trata da leitura, e tem como objetivo principal verificar a influência da leitura na formação (habitus) dos acadêmicos do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para isto, discorre sobre a temática da leitura a definindo não apenas como um processo de decodificação de signos – textos, na maioria das vezes, mas como uma experiência oriunda de uma construção social. Compreende que o processo de leitura depende do leitor, do objeto a ser lido e de um contexto. Desenvolve a ligação entre o leitor e a leitura e a observa como experiência. Utiliza a ideia de formação social por meio dos conceitos de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu, conceitos que embasam teoricamente a compreensão do conhecimento praxiológico. Apresenta a universidade, traça um breve histórico sobre a UFRJ e indica os principais marcos do processo de criação e de funcionamento do CBG. Utiliza como campo de pesquisa, população e amostra os docentes do CBG. Baseia-se na metodologia exploratória, tendo como método de delineamento o estudo de campo e a pesquisa documental para o levantamento do perfil do corpo docente e o questionário para a identificação das principais características de experiência de leitura na formação dos docentes. Os resultados mostraram que a experiência da leitura impacta e é impactada pela construção do habitus individual dos docentes e que um grupo de condições de identidades parecidas tendem a gerar sistemas de disposições semelhantes. Conclui-se que a experiência da leitura influencia e é influenciada pela formação social do indivíduo, mas não impactou diretamente a decisão de seguir a carreira acadêmica. |
id |
UFRJ_ba5c8ed845b41858d67ad9cf03c10f99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2682 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da leitura na formação dos docentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de JaneiroHábito de leituraEstudantes universitáriosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAEste estudo trata da leitura, e tem como objetivo principal verificar a influência da leitura na formação (habitus) dos acadêmicos do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para isto, discorre sobre a temática da leitura a definindo não apenas como um processo de decodificação de signos – textos, na maioria das vezes, mas como uma experiência oriunda de uma construção social. Compreende que o processo de leitura depende do leitor, do objeto a ser lido e de um contexto. Desenvolve a ligação entre o leitor e a leitura e a observa como experiência. Utiliza a ideia de formação social por meio dos conceitos de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu, conceitos que embasam teoricamente a compreensão do conhecimento praxiológico. Apresenta a universidade, traça um breve histórico sobre a UFRJ e indica os principais marcos do processo de criação e de funcionamento do CBG. Utiliza como campo de pesquisa, população e amostra os docentes do CBG. Baseia-se na metodologia exploratória, tendo como método de delineamento o estudo de campo e a pesquisa documental para o levantamento do perfil do corpo docente e o questionário para a identificação das principais características de experiência de leitura na formação dos docentes. Os resultados mostraram que a experiência da leitura impacta e é impactada pela construção do habitus individual dos docentes e que um grupo de condições de identidades parecidas tendem a gerar sistemas de disposições semelhantes. Conclui-se que a experiência da leitura influencia e é influenciada pela formação social do indivíduo, mas não impactou diretamente a decisão de seguir a carreira acadêmica.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJZattar, Mariannahttp://lattes.cnpq.br/9001696745454196Fidalgo, Lucia Maria da Cruzhttp://lattes.cnpq.br/9081082731984284Senna, AnaCosta, Robson SantosAguiar, Jessica Souza de2017-08-16T15:01:38Z2023-12-21T03:02:59Z2016-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:59Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2682Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:59Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da leitura na formação dos docentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title |
A influência da leitura na formação dos docentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
A influência da leitura na formação dos docentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro Aguiar, Jessica Souza de Hábito de leitura Estudantes universitários CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
title_short |
A influência da leitura na formação dos docentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_full |
A influência da leitura na formação dos docentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
A influência da leitura na formação dos docentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
A influência da leitura na formação dos docentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_sort |
A influência da leitura na formação dos docentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
author |
Aguiar, Jessica Souza de |
author_facet |
Aguiar, Jessica Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zattar, Marianna http://lattes.cnpq.br/9001696745454196 Fidalgo, Lucia Maria da Cruz http://lattes.cnpq.br/9081082731984284 Senna, Ana Costa, Robson Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Jessica Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hábito de leitura Estudantes universitários CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
topic |
Hábito de leitura Estudantes universitários CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
description |
Este estudo trata da leitura, e tem como objetivo principal verificar a influência da leitura na formação (habitus) dos acadêmicos do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para isto, discorre sobre a temática da leitura a definindo não apenas como um processo de decodificação de signos – textos, na maioria das vezes, mas como uma experiência oriunda de uma construção social. Compreende que o processo de leitura depende do leitor, do objeto a ser lido e de um contexto. Desenvolve a ligação entre o leitor e a leitura e a observa como experiência. Utiliza a ideia de formação social por meio dos conceitos de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu, conceitos que embasam teoricamente a compreensão do conhecimento praxiológico. Apresenta a universidade, traça um breve histórico sobre a UFRJ e indica os principais marcos do processo de criação e de funcionamento do CBG. Utiliza como campo de pesquisa, população e amostra os docentes do CBG. Baseia-se na metodologia exploratória, tendo como método de delineamento o estudo de campo e a pesquisa documental para o levantamento do perfil do corpo docente e o questionário para a identificação das principais características de experiência de leitura na formação dos docentes. Os resultados mostraram que a experiência da leitura impacta e é impactada pela construção do habitus individual dos docentes e que um grupo de condições de identidades parecidas tendem a gerar sistemas de disposições semelhantes. Conclui-se que a experiência da leitura influencia e é influenciada pela formação social do indivíduo, mas não impactou diretamente a decisão de seguir a carreira acadêmica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-25 2017-08-16T15:01:38Z 2023-12-21T03:02:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/2682 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455962568327168 |