A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Erika Santos Wergles de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12893
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma investigação e análise monográfica para evidenciar possíveis contribuições do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação do pedagogo docente no nível da graduação ou formação inicial, utilizando como metodologia de pesquisa questionários, entrevista, artigos e textos. Assim, inicialmente, buscamos esclarecer como se deu a formação de professores no nosso país, as escolas normais, a organização dos cursos de Pedagogia, a democratização escolar e a necessidade de mão de obra, assim como formação generalista do pedagogo docente. Procurou-se compreender, também, o que é política pública e política educacional, sendo que política pública é o ato de administrar ações relativas à população, diferenciando estado e governo e fundamentando que a formação de professores faz parte da política pública educacional, assim como o programa em questão que é um programa educacional. A partir desta compreensão, analisamos o programa em foco: qual a sua finalidade, quando e como começou e de que forma foi ampliado até contemplar o curso de Pedagogia. Será que esse programa traz alguma contribuição para a formação do pedagogo docente? Buscando responder essa pergunta, analisamos nos discursos não somente das pibidianas da UFRJ, mas também das professoras supervisoras e coordenadora, o retorno que identificam. Pode-se dizer que, além dos relatos dos componentes do programa na Faculdade de Educação, subprojeto Pedagogia, como nos artigos, textos e entrevistas encontramos que o programa se mostra mais que um apoio ou auxilio na formação do docente, contribuindo com grande diferencial para atuação profissional dos pedagogos. Nesse sentido, todos os dados colhidos afirmam a necessidade de continuar a existência do programa diante os moldes de formação que temos.
id UFRJ_bafd9cc375a6dcafbe331a3c202e40a2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12893
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamentalPedagogiaFormação de professoresPIBIDCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho trata-se de uma investigação e análise monográfica para evidenciar possíveis contribuições do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação do pedagogo docente no nível da graduação ou formação inicial, utilizando como metodologia de pesquisa questionários, entrevista, artigos e textos. Assim, inicialmente, buscamos esclarecer como se deu a formação de professores no nosso país, as escolas normais, a organização dos cursos de Pedagogia, a democratização escolar e a necessidade de mão de obra, assim como formação generalista do pedagogo docente. Procurou-se compreender, também, o que é política pública e política educacional, sendo que política pública é o ato de administrar ações relativas à população, diferenciando estado e governo e fundamentando que a formação de professores faz parte da política pública educacional, assim como o programa em questão que é um programa educacional. A partir desta compreensão, analisamos o programa em foco: qual a sua finalidade, quando e como começou e de que forma foi ampliado até contemplar o curso de Pedagogia. Será que esse programa traz alguma contribuição para a formação do pedagogo docente? Buscando responder essa pergunta, analisamos nos discursos não somente das pibidianas da UFRJ, mas também das professoras supervisoras e coordenadora, o retorno que identificam. Pode-se dizer que, além dos relatos dos componentes do programa na Faculdade de Educação, subprojeto Pedagogia, como nos artigos, textos e entrevistas encontramos que o programa se mostra mais que um apoio ou auxilio na formação do docente, contribuindo com grande diferencial para atuação profissional dos pedagogos. Nesse sentido, todos os dados colhidos afirmam a necessidade de continuar a existência do programa diante os moldes de formação que temos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJFernández, Silvina Juliahttp://lattes.cnpq.br/4031711541635511Carvalho, Erika Santos Wergles de2020-08-11T19:47:42Z2023-12-21T03:02:13Z2017-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCARVALHO, Erika Santos Wergles. A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental.2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/12893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12893Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental
title A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental
Carvalho, Erika Santos Wergles de
Pedagogia
Formação de professores
PIBID
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental
title_full A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental
author Carvalho, Erika Santos Wergles de
author_facet Carvalho, Erika Santos Wergles de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernández, Silvina Julia
http://lattes.cnpq.br/4031711541635511
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Erika Santos Wergles de
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Formação de professores
PIBID
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Pedagogia
Formação de professores
PIBID
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho trata-se de uma investigação e análise monográfica para evidenciar possíveis contribuições do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação do pedagogo docente no nível da graduação ou formação inicial, utilizando como metodologia de pesquisa questionários, entrevista, artigos e textos. Assim, inicialmente, buscamos esclarecer como se deu a formação de professores no nosso país, as escolas normais, a organização dos cursos de Pedagogia, a democratização escolar e a necessidade de mão de obra, assim como formação generalista do pedagogo docente. Procurou-se compreender, também, o que é política pública e política educacional, sendo que política pública é o ato de administrar ações relativas à população, diferenciando estado e governo e fundamentando que a formação de professores faz parte da política pública educacional, assim como o programa em questão que é um programa educacional. A partir desta compreensão, analisamos o programa em foco: qual a sua finalidade, quando e como começou e de que forma foi ampliado até contemplar o curso de Pedagogia. Será que esse programa traz alguma contribuição para a formação do pedagogo docente? Buscando responder essa pergunta, analisamos nos discursos não somente das pibidianas da UFRJ, mas também das professoras supervisoras e coordenadora, o retorno que identificam. Pode-se dizer que, além dos relatos dos componentes do programa na Faculdade de Educação, subprojeto Pedagogia, como nos artigos, textos e entrevistas encontramos que o programa se mostra mais que um apoio ou auxilio na formação do docente, contribuindo com grande diferencial para atuação profissional dos pedagogos. Nesse sentido, todos os dados colhidos afirmam a necessidade de continuar a existência do programa diante os moldes de formação que temos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10
2020-08-11T19:47:42Z
2023-12-21T03:02:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Erika Santos Wergles. A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental.2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
http://hdl.handle.net/11422/12893
identifier_str_mv CARVALHO, Erika Santos Wergles. A contribuição do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) na formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental.2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/12893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456002129002496