A arte como comunicação afetiva: experiência espiritual e a produção artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/7987 |
Resumo: | A intenção da tese é pensar a produção artística − desenvolvida em perspectiva holística e integral da existência humana − tendo com referência principal a experiência espiritual. As ponderações aqui apresentadas são resultado de observações que se iniciaram há 15 anos, sendo os últimos cinco os mais significativos; trata-se de pesquisas acompanhadas de estudos práticos e teóricos que articulam a experiência espiritual e a produção artística, descrevendo-as como experiências vivenciadas Procuro demonstrar pela arte (produção artística) a relação materialidade versus imaterialidade existente no mundo e a possibilidade de que, pela experiência espiritual ou criativa, em um sistema unificado de provocação interior equivalente à experiência mística, o sujeito se coloque diante de dimensão única de liberdade, que lhe permite determinar e construir seu próprio destino; dessa forma, acredito que o equilíbrio do homem em relação a ele mesmo, à sociedade e ao meio ambiente poderá ser alcançado pelas experiências espiritual e criativa, bastando para isso cultivá-las; e a produção artística procura demonstrar essa possibilidade. Como consequência dessas experiências e análises, recolhi algumas orientações, sendo as mais determinantes a que estabelece a experiência criativa e as relações afetivas como modelo para me relacionar com o mundo e a que entende que a experiência criativa não é privilégio de alguns, mas uma dimensão da vida humana à qual todos têm acesso. |
id |
UFRJ_c0b0c29b6b842917748c2c3e48a24b16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/7987 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Sekiguchi, Julio Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/5033199123103071http://lattes.cnpq.br/5675781412051141Simão, Luciano Vinhosahttp://lattes.cnpq.br/9844925998185463Gonzaga, Ricardo Mauríciohttp://lattes.cnpq.br/1991586309948453Lopes, Livia Floreshttp://lattes.cnpq.br/1100476364702021Luz, Angela Azevedo Silva Balloussier Ancora dahttp://lattes.cnpq.br/0258328439200026Ferreira, Maria da Glória Araujo2019-05-20T17:09:21Z2023-11-30T03:01:01Z2011-09-08http://hdl.handle.net/11422/7987A intenção da tese é pensar a produção artística − desenvolvida em perspectiva holística e integral da existência humana − tendo com referência principal a experiência espiritual. As ponderações aqui apresentadas são resultado de observações que se iniciaram há 15 anos, sendo os últimos cinco os mais significativos; trata-se de pesquisas acompanhadas de estudos práticos e teóricos que articulam a experiência espiritual e a produção artística, descrevendo-as como experiências vivenciadas Procuro demonstrar pela arte (produção artística) a relação materialidade versus imaterialidade existente no mundo e a possibilidade de que, pela experiência espiritual ou criativa, em um sistema unificado de provocação interior equivalente à experiência mística, o sujeito se coloque diante de dimensão única de liberdade, que lhe permite determinar e construir seu próprio destino; dessa forma, acredito que o equilíbrio do homem em relação a ele mesmo, à sociedade e ao meio ambiente poderá ser alcançado pelas experiências espiritual e criativa, bastando para isso cultivá-las; e a produção artística procura demonstrar essa possibilidade. Como consequência dessas experiências e análises, recolhi algumas orientações, sendo as mais determinantes a que estabelece a experiência criativa e as relações afetivas como modelo para me relacionar com o mundo e a que entende que a experiência criativa não é privilégio de alguns, mas uma dimensão da vida humana à qual todos têm acesso.The purpose of this thesis is to think about artistic production – developed in holistic and integral perspective of human existence – having the spiritual experience as its main reference. The ponderations presented here result from observations which began 15 years ago, the last five years being the most significant. This work consists of researches paired with practical and theoretical studies which articulate the spiritual experience and the artistic production, describing them as lived experiences. The aim is to demonstrate through art (artistic production) the relation materiality versus immateriality existent in the world, and the possibility that – through the spiritual or creative experience, in a unified system of interior provocation equivalent to the mystical experience – the subject faces the unique dimension of freedom, which allows him/her to determine and construct his/her own destiny. This way, I believe that man’s balance towards himself, society and the environment may be reached through the spiritual and creative experiences, which need to be cultivated; and the artistic production attempts to demonstrate such possibility. As a consequence of these experiences and analyses, I collected some orientations. The most determinant are the one that establishes the creative experience and the affectionate relations as models to relate to the world and the one which understands that the creative experience is not the privilege of a selected few, but a dimension of human life which everyone has access to.Submitted by Robson Teixeira (teixeira@if.ufrj.br) on 2019-05-20T17:09:21Z No. of bitstreams: 1 FALLaudares.pdf: 4121576 bytes, checksum: d0685fbfc820d002fdab7c0198d74cfe (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-20T17:09:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FALLaudares.pdf: 4121576 bytes, checksum: d0685fbfc820d002fdab7c0198d74cfe (MD5) Previous issue date: 2001-01-31porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTECriação artísticaExperiência religiosaEspiritualidadeA arte como comunicação afetiva: experiência espiritual e a produção artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL785512.pdf785512.pdfapplication/pdf2831287http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7987/3/785512.pdf694bf73e8ab5e79974e5ba20ac71df37MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7987/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/79872023-11-30 00:01:01.56oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A arte como comunicação afetiva: experiência espiritual e a produção artística |
title |
A arte como comunicação afetiva: experiência espiritual e a produção artística |
spellingShingle |
A arte como comunicação afetiva: experiência espiritual e a produção artística Sekiguchi, Julio Ferreira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Criação artística Experiência religiosa Espiritualidade |
title_short |
A arte como comunicação afetiva: experiência espiritual e a produção artística |
title_full |
A arte como comunicação afetiva: experiência espiritual e a produção artística |
title_fullStr |
A arte como comunicação afetiva: experiência espiritual e a produção artística |
title_full_unstemmed |
A arte como comunicação afetiva: experiência espiritual e a produção artística |
title_sort |
A arte como comunicação afetiva: experiência espiritual e a produção artística |
author |
Sekiguchi, Julio Ferreira |
author_facet |
Sekiguchi, Julio Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pr_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5033199123103071 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5675781412051141 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sekiguchi, Julio Ferreira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Simão, Luciano Vinhosa |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9844925998185463 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gonzaga, Ricardo Maurício |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1991586309948453 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Lopes, Livia Flores |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1100476364702021 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Luz, Angela Azevedo Silva Balloussier Ancora da |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0258328439200026 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Maria da Glória Araujo |
contributor_str_mv |
Simão, Luciano Vinhosa Gonzaga, Ricardo Maurício Lopes, Livia Flores Luz, Angela Azevedo Silva Balloussier Ancora da Ferreira, Maria da Glória Araujo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Criação artística Experiência religiosa Espiritualidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação artística Experiência religiosa Espiritualidade |
description |
A intenção da tese é pensar a produção artística − desenvolvida em perspectiva holística e integral da existência humana − tendo com referência principal a experiência espiritual. As ponderações aqui apresentadas são resultado de observações que se iniciaram há 15 anos, sendo os últimos cinco os mais significativos; trata-se de pesquisas acompanhadas de estudos práticos e teóricos que articulam a experiência espiritual e a produção artística, descrevendo-as como experiências vivenciadas Procuro demonstrar pela arte (produção artística) a relação materialidade versus imaterialidade existente no mundo e a possibilidade de que, pela experiência espiritual ou criativa, em um sistema unificado de provocação interior equivalente à experiência mística, o sujeito se coloque diante de dimensão única de liberdade, que lhe permite determinar e construir seu próprio destino; dessa forma, acredito que o equilíbrio do homem em relação a ele mesmo, à sociedade e ao meio ambiente poderá ser alcançado pelas experiências espiritual e criativa, bastando para isso cultivá-las; e a produção artística procura demonstrar essa possibilidade. Como consequência dessas experiências e análises, recolhi algumas orientações, sendo as mais determinantes a que estabelece a experiência criativa e as relações afetivas como modelo para me relacionar com o mundo e a que entende que a experiência criativa não é privilégio de alguns, mas uma dimensão da vida humana à qual todos têm acesso. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-09-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-20T17:09:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/7987 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/7987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7987/3/785512.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7987/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
694bf73e8ab5e79974e5ba20ac71df37 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097141748137984 |