Cinema é a maior diversão!: um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/8603 |
Resumo: | A experiência de ir ao cinema é um tema abrangente e contemporâneo, englobando marketing, imersão, relações de sociabilidade e interação com as novas plataformas de conteúdos audiovisuais, tornando-se interessante avaliar o que motiva hoje o espectador a ir ao cinema em meio à vida agitada e a concorrência de atividades de lazer. Assim, o objetivo nesse estudo foi analisar o comportamento dos clientes em relação às suas experiências de ir ao cinema no Rio de Janeiro. Para tal foram pesquisados autores na área e realizadas duas pesquisas, sendo a primeira exploratória qualitativa, com entrevistas em profundidade com cinco profissionais da Indústria Cinematográfica; e a segunda quantitativa, em que se obtiveram os dados através da aplicação de um questionário online. Foram obtidas 319 (trezentos e dezenove) respostas válidas e os principais fatores analisados foram: o conforto de assistir filmes em casa ou no cinema, o custo dessa atividade, a localização das salas de exibição; e ainda, a ambiência e tecnologia oferecidas nos complexos de cinema. Assim, o cinema perdura como opção de lazer, encontro entre pessoas e conexão com a história exibida. A magia do cinema continua presente, reinventando-se ao longo do tempo, afinal, “o cinema é a maior diversão”! |
id |
UFRJ_c5e623efcd6c6aa8d0888dc35e2aefe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/8603 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Rebelo, Letícia Soutohttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Santini, Rose Mariehttp://lattes.cnpq.br/8757803805826489Rett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Almeida, Alda Rosana Duarte de2019-07-01T20:39:02Z2023-11-30T03:03:34Z2018-06-29REBELO, Letícia Souto. “Cinema é a maior diversão!”: um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro. 2018. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/8603Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2019-06-05T21:28:40Z No. of bitstreams: 1 LRebelo.pdf: 1130481 bytes, checksum: 1685ba4f7b9d8aa20e0e959a4504b4b1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-01T20:39:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LRebelo.pdf: 1130481 bytes, checksum: 1685ba4f7b9d8aa20e0e959a4504b4b1 (MD5) Previous issue date: 2018-06-29A experiência de ir ao cinema é um tema abrangente e contemporâneo, englobando marketing, imersão, relações de sociabilidade e interação com as novas plataformas de conteúdos audiovisuais, tornando-se interessante avaliar o que motiva hoje o espectador a ir ao cinema em meio à vida agitada e a concorrência de atividades de lazer. Assim, o objetivo nesse estudo foi analisar o comportamento dos clientes em relação às suas experiências de ir ao cinema no Rio de Janeiro. Para tal foram pesquisados autores na área e realizadas duas pesquisas, sendo a primeira exploratória qualitativa, com entrevistas em profundidade com cinco profissionais da Indústria Cinematográfica; e a segunda quantitativa, em que se obtiveram os dados através da aplicação de um questionário online. Foram obtidas 319 (trezentos e dezenove) respostas válidas e os principais fatores analisados foram: o conforto de assistir filmes em casa ou no cinema, o custo dessa atividade, a localização das salas de exibição; e ainda, a ambiência e tecnologia oferecidas nos complexos de cinema. Assim, o cinema perdura como opção de lazer, encontro entre pessoas e conexão com a história exibida. A magia do cinema continua presente, reinventando-se ao longo do tempo, afinal, “o cinema é a maior diversão”!porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAComportamento do consumidorMarketingCinemaCinema é a maior diversão!: um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLRebelo.pdfLRebelo.pdfapplication/pdf1130481http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8603/1/LRebelo.pdf1685ba4f7b9d8aa20e0e959a4504b4b1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8603/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/86032023-11-30 00:03:34.253oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cinema é a maior diversão!: um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro |
title |
Cinema é a maior diversão!: um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Cinema é a maior diversão!: um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro Rebelo, Letícia Souto CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Comportamento do consumidor Marketing Cinema |
title_short |
Cinema é a maior diversão!: um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro |
title_full |
Cinema é a maior diversão!: um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Cinema é a maior diversão!: um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Cinema é a maior diversão!: um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro |
title_sort |
Cinema é a maior diversão!: um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro |
author |
Rebelo, Letícia Souto |
author_facet |
Rebelo, Letícia Souto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2652910030797348 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Letícia Souto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santini, Rose Marie |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8757803805826489 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rett, Lucimara |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1020341783834309 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Alda Rosana Duarte de |
contributor_str_mv |
Santini, Rose Marie Rett, Lucimara Almeida, Alda Rosana Duarte de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Comportamento do consumidor Marketing Cinema |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Marketing Cinema |
description |
A experiência de ir ao cinema é um tema abrangente e contemporâneo, englobando marketing, imersão, relações de sociabilidade e interação com as novas plataformas de conteúdos audiovisuais, tornando-se interessante avaliar o que motiva hoje o espectador a ir ao cinema em meio à vida agitada e a concorrência de atividades de lazer. Assim, o objetivo nesse estudo foi analisar o comportamento dos clientes em relação às suas experiências de ir ao cinema no Rio de Janeiro. Para tal foram pesquisados autores na área e realizadas duas pesquisas, sendo a primeira exploratória qualitativa, com entrevistas em profundidade com cinco profissionais da Indústria Cinematográfica; e a segunda quantitativa, em que se obtiveram os dados através da aplicação de um questionário online. Foram obtidas 319 (trezentos e dezenove) respostas válidas e os principais fatores analisados foram: o conforto de assistir filmes em casa ou no cinema, o custo dessa atividade, a localização das salas de exibição; e ainda, a ambiência e tecnologia oferecidas nos complexos de cinema. Assim, o cinema perdura como opção de lazer, encontro entre pessoas e conexão com a história exibida. A magia do cinema continua presente, reinventando-se ao longo do tempo, afinal, “o cinema é a maior diversão”! |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-01T20:39:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REBELO, Letícia Souto. “Cinema é a maior diversão!”: um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro. 2018. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/8603 |
identifier_str_mv |
REBELO, Letícia Souto. “Cinema é a maior diversão!”: um estudo sobre os frequentadores de cinema no Rio de Janeiro. 2018. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/8603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8603/1/LRebelo.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8603/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1685ba4f7b9d8aa20e0e959a4504b4b1 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097145418153984 |