Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Natália da Costa Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21409
Resumo: Os smartphones tornaram-se dispositivos importantes na vida das pessoas ao redor do mundo, tendo seu consumo crescido de forma exponencial. Entender o processo de escolha de uma marca é entender o comportamento do consumidor. A escolha do bem vai muito além do seu caráter utilitário, ao contrário do que muitos consumidores pensam, a marca é um importante influenciador que precisa ser considerado. A escolha de uma marca, pode revelar aspectos interessantes acerca do indivíduo e da sociedade. Diante desta necessidade, o objetivo do presente estudo é descobrir quais as motivações por trás da escolha de uma marca específica dentre diversas outras marcas no processo de compra do smartphone. Para isto, foram realizadas entrevistas qualitativas com consumidores de duas marcas de smartphone: Apple e Xiaomi, por se tratar de empresas com histórias e estratégias distintas. Os resultados indicam que os motivos pelos quais o público escolhe uma das duas marcas são divergentes, sendo a bagagem da marca, o que ela consegue entregar, o significado que está oculto nela e que pode ser repassado ao consumidor, e até, as motivações sociais e culturais, são os influenciadores mais relevantes no processo de compra do smartphone. Demonstrando assim, como essas motivações podem corroborar para a escolha ou rejeição de uma marca.
id UFRJ_c6e888ac541402a753e304897c79e09c
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/21409
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Cardoso, Natália da Costa FerreiraBurrowes, Patrícia CeciliaAzevedo, Sandro Tôrres deMurgel, Luciana Freire2023-08-21T19:21:06Z2023-11-30T03:01:12Z2021-07-23CARDOSO, Natália da Costa Ferreira. Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/21409Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2021-08-26T12:17:36Z No. of bitstreams: 1 NCardoso.pdf: 489188 bytes, checksum: 05f912f823073b8392c0a3cdf96bc847 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-21T19:21:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NCardoso.pdf: 489188 bytes, checksum: 05f912f823073b8392c0a3cdf96bc847 (MD5) Previous issue date: 2021-07-23Os smartphones tornaram-se dispositivos importantes na vida das pessoas ao redor do mundo, tendo seu consumo crescido de forma exponencial. Entender o processo de escolha de uma marca é entender o comportamento do consumidor. A escolha do bem vai muito além do seu caráter utilitário, ao contrário do que muitos consumidores pensam, a marca é um importante influenciador que precisa ser considerado. A escolha de uma marca, pode revelar aspectos interessantes acerca do indivíduo e da sociedade. Diante desta necessidade, o objetivo do presente estudo é descobrir quais as motivações por trás da escolha de uma marca específica dentre diversas outras marcas no processo de compra do smartphone. Para isto, foram realizadas entrevistas qualitativas com consumidores de duas marcas de smartphone: Apple e Xiaomi, por se tratar de empresas com histórias e estratégias distintas. Os resultados indicam que os motivos pelos quais o público escolhe uma das duas marcas são divergentes, sendo a bagagem da marca, o que ela consegue entregar, o significado que está oculto nela e que pode ser repassado ao consumidor, e até, as motivações sociais e culturais, são os influenciadores mais relevantes no processo de compra do smartphone. Demonstrando assim, como essas motivações podem corroborar para a escolha ou rejeição de uma marca.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAConsumo (Economia)SmartphonesAppleXiaomiPor trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphonesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21409/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALNCardoso.pdfNCardoso.pdfapplication/pdf489188http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21409/1/NCardoso.pdf05f912f823073b8392c0a3cdf96bc847MD5111422/214092023-11-30 00:01:12.732oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:12Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones
title Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones
spellingShingle Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones
Cardoso, Natália da Costa Ferreira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Consumo (Economia)
Smartphones
Apple
Xiaomi
title_short Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones
title_full Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones
title_fullStr Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones
title_full_unstemmed Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones
title_sort Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones
author Cardoso, Natália da Costa Ferreira
author_facet Cardoso, Natália da Costa Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Natália da Costa Ferreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Burrowes, Patrícia Cecilia
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Azevedo, Sandro Tôrres de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Murgel, Luciana Freire
contributor_str_mv Burrowes, Patrícia Cecilia
Azevedo, Sandro Tôrres de
Murgel, Luciana Freire
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Consumo (Economia)
Smartphones
Apple
Xiaomi
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo (Economia)
Smartphones
Apple
Xiaomi
description Os smartphones tornaram-se dispositivos importantes na vida das pessoas ao redor do mundo, tendo seu consumo crescido de forma exponencial. Entender o processo de escolha de uma marca é entender o comportamento do consumidor. A escolha do bem vai muito além do seu caráter utilitário, ao contrário do que muitos consumidores pensam, a marca é um importante influenciador que precisa ser considerado. A escolha de uma marca, pode revelar aspectos interessantes acerca do indivíduo e da sociedade. Diante desta necessidade, o objetivo do presente estudo é descobrir quais as motivações por trás da escolha de uma marca específica dentre diversas outras marcas no processo de compra do smartphone. Para isto, foram realizadas entrevistas qualitativas com consumidores de duas marcas de smartphone: Apple e Xiaomi, por se tratar de empresas com histórias e estratégias distintas. Os resultados indicam que os motivos pelos quais o público escolhe uma das duas marcas são divergentes, sendo a bagagem da marca, o que ela consegue entregar, o significado que está oculto nela e que pode ser repassado ao consumidor, e até, as motivações sociais e culturais, são os influenciadores mais relevantes no processo de compra do smartphone. Demonstrando assim, como essas motivações podem corroborar para a escolha ou rejeição de uma marca.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-21T19:21:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARDOSO, Natália da Costa Ferreira. Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/21409
identifier_str_mv CARDOSO, Natália da Costa Ferreira. Por trás do utilitarismo: um estudo exploratório sobre o processo de escolha no consumo de smartphones. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/21409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21409/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21409/1/NCardoso.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
05f912f823073b8392c0a3cdf96bc847
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097213388947456