O efeito do marketing digital na operação de uma pequena embarcação de turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Rafael Dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19383
Resumo: Este estudo retrata a importância do marketing digital para a vida organizacional, sobretudo das pequenas e médias empresas. O objetivo deste estudo foi verificar o impacto na atividade de uma pequena embarcação de turismo no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, que adotou o uso de redes sociais como ferramenta para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Para o desenvolvimento do presente estudo foi feita uma análise dos meios digitais que o barco já tinha, foram eles: o site, o Facebook e o Instagram, nesse estudo buscou-se entender o perfil e o que tinham interesse as pessoas que entravam e clicavam nas redes sociais do empreendimento, para isso foram utilizadas as informações que as próprias redes disponibilizam. Inicialmente, foi estudado o site do barco e, posteriormente, o estudo e análise foram feitos no Facebook e Instagram, respectivamente. Além da análise das redes sociais, também foram feitas duas entrevistas para observar a visão do proprietário do barco e do barqueiro sobre o marketing digital. Por fim, apresentou-se a importância do marketing digital e das novas mídias, no contexto atual das novas tecnologias e de alta competitividade, proporcionando melhor visibilidade para o barco e assim trazendo a possibilidade de angariar mais clientes.
id UFRJ_dce590a328933d951dbc92a42d28f3c0
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19383
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Brandão, Rafael Diashttp://lattes.cnpq.br/6896931539873241Fontanillas, Carlos Navarro2022-12-15T16:27:37Z2023-11-30T03:05:24Z2021BRANDÃO, Rafael Dias. O efeito do marketing digital na operação de uma pequena embarcação de turismo. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/19383Submitted by Juliana Pinho (julianafpinho5@gmail.com) on 2022-06-29T18:10:59Z No. of bitstreams: 1 RDBrandão.pdf: 467237 bytes, checksum: bd730c9235267faff0e584687adddee9 (MD5)Approved for entry into archive by Luiza Arao (luizah@ccje.ufrj.br) on 2022-12-15T16:27:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RDBrandão.pdf: 467237 bytes, checksum: bd730c9235267faff0e584687adddee9 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-15T16:27:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RDBrandão.pdf: 467237 bytes, checksum: bd730c9235267faff0e584687adddee9 (MD5) Previous issue date: 2021Este estudo retrata a importância do marketing digital para a vida organizacional, sobretudo das pequenas e médias empresas. O objetivo deste estudo foi verificar o impacto na atividade de uma pequena embarcação de turismo no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, que adotou o uso de redes sociais como ferramenta para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Para o desenvolvimento do presente estudo foi feita uma análise dos meios digitais que o barco já tinha, foram eles: o site, o Facebook e o Instagram, nesse estudo buscou-se entender o perfil e o que tinham interesse as pessoas que entravam e clicavam nas redes sociais do empreendimento, para isso foram utilizadas as informações que as próprias redes disponibilizam. Inicialmente, foi estudado o site do barco e, posteriormente, o estudo e análise foram feitos no Facebook e Instagram, respectivamente. Além da análise das redes sociais, também foram feitas duas entrevistas para observar a visão do proprietário do barco e do barqueiro sobre o marketing digital. Por fim, apresentou-se a importância do marketing digital e das novas mídias, no contexto atual das novas tecnologias e de alta competitividade, proporcionando melhor visibilidade para o barco e assim trazendo a possibilidade de angariar mais clientes.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMarketing digitalMídias sociaisRedes sociaisFacebookInstagramWeb sitesO efeito do marketing digital na operação de uma pequena embarcação de turismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19383/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALRDBrandão.pdfRDBrandão.pdfapplication/pdf467237http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19383/1/RDBrand%C3%A3o.pdfbd730c9235267faff0e584687adddee9MD5111422/193832023-11-30 00:05:24.197oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:24Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O efeito do marketing digital na operação de uma pequena embarcação de turismo
title O efeito do marketing digital na operação de uma pequena embarcação de turismo
spellingShingle O efeito do marketing digital na operação de uma pequena embarcação de turismo
Brandão, Rafael Dias
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing digital
Mídias sociais
Redes sociais
Facebook
Instagram
Web sites
title_short O efeito do marketing digital na operação de uma pequena embarcação de turismo
title_full O efeito do marketing digital na operação de uma pequena embarcação de turismo
title_fullStr O efeito do marketing digital na operação de uma pequena embarcação de turismo
title_full_unstemmed O efeito do marketing digital na operação de uma pequena embarcação de turismo
title_sort O efeito do marketing digital na operação de uma pequena embarcação de turismo
author Brandão, Rafael Dias
author_facet Brandão, Rafael Dias
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6896931539873241
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Rafael Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fontanillas, Carlos Navarro
contributor_str_mv Fontanillas, Carlos Navarro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Marketing digital
Mídias sociais
Redes sociais
Facebook
Instagram
Web sites
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Mídias sociais
Redes sociais
Facebook
Instagram
Web sites
description Este estudo retrata a importância do marketing digital para a vida organizacional, sobretudo das pequenas e médias empresas. O objetivo deste estudo foi verificar o impacto na atividade de uma pequena embarcação de turismo no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, que adotou o uso de redes sociais como ferramenta para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Para o desenvolvimento do presente estudo foi feita uma análise dos meios digitais que o barco já tinha, foram eles: o site, o Facebook e o Instagram, nesse estudo buscou-se entender o perfil e o que tinham interesse as pessoas que entravam e clicavam nas redes sociais do empreendimento, para isso foram utilizadas as informações que as próprias redes disponibilizam. Inicialmente, foi estudado o site do barco e, posteriormente, o estudo e análise foram feitos no Facebook e Instagram, respectivamente. Além da análise das redes sociais, também foram feitas duas entrevistas para observar a visão do proprietário do barco e do barqueiro sobre o marketing digital. Por fim, apresentou-se a importância do marketing digital e das novas mídias, no contexto atual das novas tecnologias e de alta competitividade, proporcionando melhor visibilidade para o barco e assim trazendo a possibilidade de angariar mais clientes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-15T16:27:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:05:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRANDÃO, Rafael Dias. O efeito do marketing digital na operação de uma pequena embarcação de turismo. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/19383
identifier_str_mv BRANDÃO, Rafael Dias. O efeito do marketing digital na operação de uma pequena embarcação de turismo. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/19383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19383/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19383/1/RDBrand%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bd730c9235267faff0e584687adddee9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097253233786880