A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/7926 |
Resumo: | Este trabalho visa entender qual é o papel representado pelas mulheres negras na mídia de moda. Para responder essa pergunta, usaremos de objeto, nesse trabalho, as capas da revista VOGUE Brasil, edições de novembro, que são dedicadas ao Rio de Janeiro. O assunto se tornou interessante pois a autora observou, dentro da sua atuação no mercado de moda no Rio de Janeiro, uma ascensão de estilistas e modelos negras no mercado de moda da cidade. Para entender se a representação dessas pessoas existe na revista e como ela é feita, esse trabalho primeiramente expõe como a mulher negra é vista pela sociedade e pela mídia em geral através das noções de democracia racial, racismo e ideologia de branqueamento da população. Depois, vamos entender a importância que a VOGUE Brasil dá as suas capas e a posição legitimada que essa mídia tem no jornalismo e indústria da moda. Então, iremos para um estudo de caso, utilizando a técnica da análise do discurso onde analisaremos 10 capas dessa revista procurando representações das mulheres negras através das chamadas e imagens presentes nesse elemento da publicação. O objetivo do trabalho é, então, analisar se há e como é a representação das mulheres negras nesse espaço. É constatado, ao fim, que não há representação alguma, o que evidencia que a revista utiliza seu discurso para a legitimar o mito da democracia racial e a superioridade da elite branca, em consequência continua negando uma posição diferente da subalterna, que é onde geralmente as mulheres negras são encontradas na sociedade brasileira. |
id |
UFRJ_def6349b3c30c9297477bcf4f2b353b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/7926 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Raissa doshttp://lattes.cnpq.br/2809165635300769Oliveira, Elaine Vidalhttp://lattes.cnpq.br/6743857347988993Carrera, Fernanda Ariane Silvahttp://lattes.cnpq.br/9858189664859918Barros, Chalini Torquato Gonçalves2019-05-14T21:02:30Z2023-11-30T03:03:27Z2017-12-06SANTOS, Raissa Silva dos. A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso. 2017. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/7926Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2019-05-13T20:55:55Z No. of bitstreams: 1 RSantos.pdf: 4710969 bytes, checksum: d9ea8fad5c982be9b69d45bfca9d67fc (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-14T21:02:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RSantos.pdf: 4710969 bytes, checksum: d9ea8fad5c982be9b69d45bfca9d67fc (MD5) Previous issue date: 2017-12-06Este trabalho visa entender qual é o papel representado pelas mulheres negras na mídia de moda. Para responder essa pergunta, usaremos de objeto, nesse trabalho, as capas da revista VOGUE Brasil, edições de novembro, que são dedicadas ao Rio de Janeiro. O assunto se tornou interessante pois a autora observou, dentro da sua atuação no mercado de moda no Rio de Janeiro, uma ascensão de estilistas e modelos negras no mercado de moda da cidade. Para entender se a representação dessas pessoas existe na revista e como ela é feita, esse trabalho primeiramente expõe como a mulher negra é vista pela sociedade e pela mídia em geral através das noções de democracia racial, racismo e ideologia de branqueamento da população. Depois, vamos entender a importância que a VOGUE Brasil dá as suas capas e a posição legitimada que essa mídia tem no jornalismo e indústria da moda. Então, iremos para um estudo de caso, utilizando a técnica da análise do discurso onde analisaremos 10 capas dessa revista procurando representações das mulheres negras através das chamadas e imagens presentes nesse elemento da publicação. O objetivo do trabalho é, então, analisar se há e como é a representação das mulheres negras nesse espaço. É constatado, ao fim, que não há representação alguma, o que evidencia que a revista utiliza seu discurso para a legitimar o mito da democracia racial e a superioridade da elite branca, em consequência continua negando uma posição diferente da subalterna, que é onde geralmente as mulheres negras são encontradas na sociedade brasileira.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMulheresNegrosRepresentaçãoModaA representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7926/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALRSantos.pdfRSantos.pdfapplication/pdf4710969http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7926/1/RSantos.pdfd9ea8fad5c982be9b69d45bfca9d67fcMD5111422/79262023-11-30 00:03:27.977oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:27Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso |
title |
A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso |
spellingShingle |
A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso Santos, Raissa dos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Mulheres Negros Representação Moda |
title_short |
A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso |
title_full |
A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso |
title_fullStr |
A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso |
title_sort |
A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso |
author |
Santos, Raissa dos |
author_facet |
Santos, Raissa dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2809165635300769 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Raissa dos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Elaine Vidal |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6743857347988993 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Carrera, Fernanda Ariane Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9858189664859918 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barros, Chalini Torquato Gonçalves |
contributor_str_mv |
Oliveira, Elaine Vidal Carrera, Fernanda Ariane Silva Barros, Chalini Torquato Gonçalves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Mulheres Negros Representação Moda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres Negros Representação Moda |
description |
Este trabalho visa entender qual é o papel representado pelas mulheres negras na mídia de moda. Para responder essa pergunta, usaremos de objeto, nesse trabalho, as capas da revista VOGUE Brasil, edições de novembro, que são dedicadas ao Rio de Janeiro. O assunto se tornou interessante pois a autora observou, dentro da sua atuação no mercado de moda no Rio de Janeiro, uma ascensão de estilistas e modelos negras no mercado de moda da cidade. Para entender se a representação dessas pessoas existe na revista e como ela é feita, esse trabalho primeiramente expõe como a mulher negra é vista pela sociedade e pela mídia em geral através das noções de democracia racial, racismo e ideologia de branqueamento da população. Depois, vamos entender a importância que a VOGUE Brasil dá as suas capas e a posição legitimada que essa mídia tem no jornalismo e indústria da moda. Então, iremos para um estudo de caso, utilizando a técnica da análise do discurso onde analisaremos 10 capas dessa revista procurando representações das mulheres negras através das chamadas e imagens presentes nesse elemento da publicação. O objetivo do trabalho é, então, analisar se há e como é a representação das mulheres negras nesse espaço. É constatado, ao fim, que não há representação alguma, o que evidencia que a revista utiliza seu discurso para a legitimar o mito da democracia racial e a superioridade da elite branca, em consequência continua negando uma posição diferente da subalterna, que é onde geralmente as mulheres negras são encontradas na sociedade brasileira. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-14T21:02:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Raissa Silva dos. A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso. 2017. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/7926 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Raissa Silva dos. A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso. 2017. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/7926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7926/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7926/1/RSantos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 d9ea8fad5c982be9b69d45bfca9d67fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097139988627456 |