A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raissa dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7926
Resumo: Este trabalho visa entender qual é o papel representado pelas mulheres negras na mídia de moda. Para responder essa pergunta, usaremos de objeto, nesse trabalho, as capas da revista VOGUE Brasil, edições de novembro, que são dedicadas ao Rio de Janeiro. O assunto se tornou interessante pois a autora observou, dentro da sua atuação no mercado de moda no Rio de Janeiro, uma ascensão de estilistas e modelos negras no mercado de moda da cidade. Para entender se a representação dessas pessoas existe na revista e como ela é feita, esse trabalho primeiramente expõe como a mulher negra é vista pela sociedade e pela mídia em geral através das noções de democracia racial, racismo e ideologia de branqueamento da população. Depois, vamos entender a importância que a VOGUE Brasil dá as suas capas e a posição legitimada que essa mídia tem no jornalismo e indústria da moda. Então, iremos para um estudo de caso, utilizando a técnica da análise do discurso onde analisaremos 10 capas dessa revista procurando representações das mulheres negras através das chamadas e imagens presentes nesse elemento da publicação. O objetivo do trabalho é, então, analisar se há e como é a representação das mulheres negras nesse espaço. É constatado, ao fim, que não há representação alguma, o que evidencia que a revista utiliza seu discurso para a legitimar o mito da democracia racial e a superioridade da elite branca, em consequência continua negando uma posição diferente da subalterna, que é onde geralmente as mulheres negras são encontradas na sociedade brasileira.
id UFRJ_def6349b3c30c9297477bcf4f2b353b1
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7926
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Santos, Raissa doshttp://lattes.cnpq.br/2809165635300769Oliveira, Elaine Vidalhttp://lattes.cnpq.br/6743857347988993Carrera, Fernanda Ariane Silvahttp://lattes.cnpq.br/9858189664859918Barros, Chalini Torquato Gonçalves2019-05-14T21:02:30Z2023-11-30T03:03:27Z2017-12-06SANTOS, Raissa Silva dos. A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso. 2017. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/7926Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2019-05-13T20:55:55Z No. of bitstreams: 1 RSantos.pdf: 4710969 bytes, checksum: d9ea8fad5c982be9b69d45bfca9d67fc (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-14T21:02:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RSantos.pdf: 4710969 bytes, checksum: d9ea8fad5c982be9b69d45bfca9d67fc (MD5) Previous issue date: 2017-12-06Este trabalho visa entender qual é o papel representado pelas mulheres negras na mídia de moda. Para responder essa pergunta, usaremos de objeto, nesse trabalho, as capas da revista VOGUE Brasil, edições de novembro, que são dedicadas ao Rio de Janeiro. O assunto se tornou interessante pois a autora observou, dentro da sua atuação no mercado de moda no Rio de Janeiro, uma ascensão de estilistas e modelos negras no mercado de moda da cidade. Para entender se a representação dessas pessoas existe na revista e como ela é feita, esse trabalho primeiramente expõe como a mulher negra é vista pela sociedade e pela mídia em geral através das noções de democracia racial, racismo e ideologia de branqueamento da população. Depois, vamos entender a importância que a VOGUE Brasil dá as suas capas e a posição legitimada que essa mídia tem no jornalismo e indústria da moda. Então, iremos para um estudo de caso, utilizando a técnica da análise do discurso onde analisaremos 10 capas dessa revista procurando representações das mulheres negras através das chamadas e imagens presentes nesse elemento da publicação. O objetivo do trabalho é, então, analisar se há e como é a representação das mulheres negras nesse espaço. É constatado, ao fim, que não há representação alguma, o que evidencia que a revista utiliza seu discurso para a legitimar o mito da democracia racial e a superioridade da elite branca, em consequência continua negando uma posição diferente da subalterna, que é onde geralmente as mulheres negras são encontradas na sociedade brasileira.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMulheresNegrosRepresentaçãoModaA representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7926/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALRSantos.pdfRSantos.pdfapplication/pdf4710969http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7926/1/RSantos.pdfd9ea8fad5c982be9b69d45bfca9d67fcMD5111422/79262023-11-30 00:03:27.977oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:27Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso
title A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso
spellingShingle A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso
Santos, Raissa dos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Mulheres
Negros
Representação
Moda
title_short A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso
title_full A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso
title_fullStr A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso
title_full_unstemmed A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso
title_sort A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso
author Santos, Raissa dos
author_facet Santos, Raissa dos
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2809165635300769
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raissa dos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Elaine Vidal
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6743857347988993
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carrera, Fernanda Ariane Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9858189664859918
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Chalini Torquato Gonçalves
contributor_str_mv Oliveira, Elaine Vidal
Carrera, Fernanda Ariane Silva
Barros, Chalini Torquato Gonçalves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Mulheres
Negros
Representação
Moda
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Negros
Representação
Moda
description Este trabalho visa entender qual é o papel representado pelas mulheres negras na mídia de moda. Para responder essa pergunta, usaremos de objeto, nesse trabalho, as capas da revista VOGUE Brasil, edições de novembro, que são dedicadas ao Rio de Janeiro. O assunto se tornou interessante pois a autora observou, dentro da sua atuação no mercado de moda no Rio de Janeiro, uma ascensão de estilistas e modelos negras no mercado de moda da cidade. Para entender se a representação dessas pessoas existe na revista e como ela é feita, esse trabalho primeiramente expõe como a mulher negra é vista pela sociedade e pela mídia em geral através das noções de democracia racial, racismo e ideologia de branqueamento da população. Depois, vamos entender a importância que a VOGUE Brasil dá as suas capas e a posição legitimada que essa mídia tem no jornalismo e indústria da moda. Então, iremos para um estudo de caso, utilizando a técnica da análise do discurso onde analisaremos 10 capas dessa revista procurando representações das mulheres negras através das chamadas e imagens presentes nesse elemento da publicação. O objetivo do trabalho é, então, analisar se há e como é a representação das mulheres negras nesse espaço. É constatado, ao fim, que não há representação alguma, o que evidencia que a revista utiliza seu discurso para a legitimar o mito da democracia racial e a superioridade da elite branca, em consequência continua negando uma posição diferente da subalterna, que é onde geralmente as mulheres negras são encontradas na sociedade brasileira.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-14T21:02:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Raissa Silva dos. A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso. 2017. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/7926
identifier_str_mv SANTOS, Raissa Silva dos. A representação das mulheres negras na VOGUE Brasil: um estudo de caso. 2017. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/7926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7926/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7926/1/RSantos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
d9ea8fad5c982be9b69d45bfca9d67fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097139988627456