Contribuições para o ensino de química com ênfase em recursos multimodais e livros digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isis Verdelone de Mello
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6739
Resumo: A Química é uma ciência tão complexa e ao mesmo tão presente em coisas corriqueiras de nosso cotidiano, que não pode ser ensinada apenas como um produto acabado através do método tradicional e com base exclusivamente nos livros didáticos. O objetivo deste trabalho consiste em uma análise de possibilidades e estratégias inovadoras para o ensino de Química, com ênfase nos recursos multimodais e tecnológicos e seu uso aliado aos livros digitais para tablets. Com base em pesquisas bibliográficas, entende-se que para a aprendizagem de fenômenos químicos se faz necessário o uso de práticas educativas capazes de trazer pensando crítico ao aluno e significados aos conceitos. Para tal, deve ser inserida nas aulas metodologias que abordem a contextualização ao cotidiano, a interdisciplinaridade, capaz de construir elos entre a Química e demais disciplinas, a experimentação que correlaciona o teórico a prática, e os jogos educacionais que além de criar uma dinâmica em grupo auxilia no processo de ensino e aprendizagem. Estamos na era digital, cada vez mais informatizada e globalizada, e não podemos ignorar esse fato, pelo contrário devemos aliar esses recursos tecnológicos para prática docente. Deste modo, o presente trabalho, além de avaliar as possibilidades já citadas para o ensino de química, também enfatiza como inerente e de relevância a inserção de novas tecnologias e tendências para o ensino de química, tais como simulação, modelagem, realidade aumentada, WEB 2.0, objetos educacionais virtuais, recursos multimodais e livros digitais. Nesse contexto, como forma de disponibilizar todos esses recursos tecnológicos ao alcance de alunos e professores, o uso de tablets em sala de aula se torna essencial. Com toda essa revolução tecnológica, o livro didático impresso pode ter sua versão eletrônica se tornando um complemento ao sistema de ensino capaz de trazer um conteúdo interativo e inovador aos alunos. Contudo para que objetos virtuais e livros digitais didáticos sejam empregados em sala de aula de forma eficiente o professor precisa estar familiarizado com os recursos tecnológicos, ou seja, deve ser capaz de mediar e direcionar as integrações multimídias. Através de pesquisas exploratórias concluímos que no cenário educacional os livros digitais, apesar de sua importância e relevância no processo de ensino de aprendizagem, ainda é uma realidade distante para o sistema de ensino brasileiro.
id UFRJ_e8b8c1f52f6e9f89546492aacf7a695a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6739
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Contribuições para o ensino de química com ênfase em recursos multimodais e livros digitaisEnsino de químicaLivros eletrônicosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAA Química é uma ciência tão complexa e ao mesmo tão presente em coisas corriqueiras de nosso cotidiano, que não pode ser ensinada apenas como um produto acabado através do método tradicional e com base exclusivamente nos livros didáticos. O objetivo deste trabalho consiste em uma análise de possibilidades e estratégias inovadoras para o ensino de Química, com ênfase nos recursos multimodais e tecnológicos e seu uso aliado aos livros digitais para tablets. Com base em pesquisas bibliográficas, entende-se que para a aprendizagem de fenômenos químicos se faz necessário o uso de práticas educativas capazes de trazer pensando crítico ao aluno e significados aos conceitos. Para tal, deve ser inserida nas aulas metodologias que abordem a contextualização ao cotidiano, a interdisciplinaridade, capaz de construir elos entre a Química e demais disciplinas, a experimentação que correlaciona o teórico a prática, e os jogos educacionais que além de criar uma dinâmica em grupo auxilia no processo de ensino e aprendizagem. Estamos na era digital, cada vez mais informatizada e globalizada, e não podemos ignorar esse fato, pelo contrário devemos aliar esses recursos tecnológicos para prática docente. Deste modo, o presente trabalho, além de avaliar as possibilidades já citadas para o ensino de química, também enfatiza como inerente e de relevância a inserção de novas tecnologias e tendências para o ensino de química, tais como simulação, modelagem, realidade aumentada, WEB 2.0, objetos educacionais virtuais, recursos multimodais e livros digitais. Nesse contexto, como forma de disponibilizar todos esses recursos tecnológicos ao alcance de alunos e professores, o uso de tablets em sala de aula se torna essencial. Com toda essa revolução tecnológica, o livro didático impresso pode ter sua versão eletrônica se tornando um complemento ao sistema de ensino capaz de trazer um conteúdo interativo e inovador aos alunos. Contudo para que objetos virtuais e livros digitais didáticos sejam empregados em sala de aula de forma eficiente o professor precisa estar familiarizado com os recursos tecnológicos, ou seja, deve ser capaz de mediar e direcionar as integrações multimídias. Através de pesquisas exploratórias concluímos que no cenário educacional os livros digitais, apesar de sua importância e relevância no processo de ensino de aprendizagem, ainda é uma realidade distante para o sistema de ensino brasileiro.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJNeto, Waldmir Nascimento de Araujohttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211Rezende, Michelle Jakeline Cunhahttp://lattes.cnpq.br/8174906526130941Silva, Joaquim Fernando Mendes dahttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696Silva, Isis Verdelone de Mello2019-03-20T14:22:57Z2023-12-21T03:04:46Z2016-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:46Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6739Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:46Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para o ensino de química com ênfase em recursos multimodais e livros digitais
title Contribuições para o ensino de química com ênfase em recursos multimodais e livros digitais
spellingShingle Contribuições para o ensino de química com ênfase em recursos multimodais e livros digitais
Silva, Isis Verdelone de Mello
Ensino de química
Livros eletrônicos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Contribuições para o ensino de química com ênfase em recursos multimodais e livros digitais
title_full Contribuições para o ensino de química com ênfase em recursos multimodais e livros digitais
title_fullStr Contribuições para o ensino de química com ênfase em recursos multimodais e livros digitais
title_full_unstemmed Contribuições para o ensino de química com ênfase em recursos multimodais e livros digitais
title_sort Contribuições para o ensino de química com ênfase em recursos multimodais e livros digitais
author Silva, Isis Verdelone de Mello
author_facet Silva, Isis Verdelone de Mello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Waldmir Nascimento de Araujo
http://lattes.cnpq.br/4908905422036211
Rezende, Michelle Jakeline Cunha
http://lattes.cnpq.br/8174906526130941
Silva, Joaquim Fernando Mendes da
http://lattes.cnpq.br/1670622312616696
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isis Verdelone de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Livros eletrônicos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Ensino de química
Livros eletrônicos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description A Química é uma ciência tão complexa e ao mesmo tão presente em coisas corriqueiras de nosso cotidiano, que não pode ser ensinada apenas como um produto acabado através do método tradicional e com base exclusivamente nos livros didáticos. O objetivo deste trabalho consiste em uma análise de possibilidades e estratégias inovadoras para o ensino de Química, com ênfase nos recursos multimodais e tecnológicos e seu uso aliado aos livros digitais para tablets. Com base em pesquisas bibliográficas, entende-se que para a aprendizagem de fenômenos químicos se faz necessário o uso de práticas educativas capazes de trazer pensando crítico ao aluno e significados aos conceitos. Para tal, deve ser inserida nas aulas metodologias que abordem a contextualização ao cotidiano, a interdisciplinaridade, capaz de construir elos entre a Química e demais disciplinas, a experimentação que correlaciona o teórico a prática, e os jogos educacionais que além de criar uma dinâmica em grupo auxilia no processo de ensino e aprendizagem. Estamos na era digital, cada vez mais informatizada e globalizada, e não podemos ignorar esse fato, pelo contrário devemos aliar esses recursos tecnológicos para prática docente. Deste modo, o presente trabalho, além de avaliar as possibilidades já citadas para o ensino de química, também enfatiza como inerente e de relevância a inserção de novas tecnologias e tendências para o ensino de química, tais como simulação, modelagem, realidade aumentada, WEB 2.0, objetos educacionais virtuais, recursos multimodais e livros digitais. Nesse contexto, como forma de disponibilizar todos esses recursos tecnológicos ao alcance de alunos e professores, o uso de tablets em sala de aula se torna essencial. Com toda essa revolução tecnológica, o livro didático impresso pode ter sua versão eletrônica se tornando um complemento ao sistema de ensino capaz de trazer um conteúdo interativo e inovador aos alunos. Contudo para que objetos virtuais e livros digitais didáticos sejam empregados em sala de aula de forma eficiente o professor precisa estar familiarizado com os recursos tecnológicos, ou seja, deve ser capaz de mediar e direcionar as integrações multimídias. Através de pesquisas exploratórias concluímos que no cenário educacional os livros digitais, apesar de sua importância e relevância no processo de ensino de aprendizagem, ainda é uma realidade distante para o sistema de ensino brasileiro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
2019-03-20T14:22:57Z
2023-12-21T03:04:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6739
url http://hdl.handle.net/11422/6739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455982130561024