Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Ângela N.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Teixeira, Márcio R., Motta, Claudia L. R., Oliveira, Carlo E. T., Marques, Carla Verônica Machado
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/980
Resumo: The advancement of Information and Communication Technologies has boosted the spreading of collaborative works, mainly related to the concepts of Web 2.0 and collective intelligence. However, difficulties are encountered in this scenario, mainly related to the collective construction of texts and mainly in the task of explicitation of the knowledge generated by the group. The purpose of this article is the use of metacognition and the Guided Elaboration to conduct the reflective thinking of groups in the construction and description of knowledge. It is also presented the development of a prototype implementing the suggested technique.
id UFRJ_f52999d1dbdb8e3f5d05c3fc22a44429
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/980
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimentoDesenvolvimento cognitivoMetacogniçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVAThe advancement of Information and Communication Technologies has boosted the spreading of collaborative works, mainly related to the concepts of Web 2.0 and collective intelligence. However, difficulties are encountered in this scenario, mainly related to the collective construction of texts and mainly in the task of explicitation of the knowledge generated by the group. The purpose of this article is the use of metacognition and the Guided Elaboration to conduct the reflective thinking of groups in the construction and description of knowledge. It is also presented the development of a prototype implementing the suggested technique.O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação impulsionou a realização de trabalhos colaborativos, relacionados principalmente aos conceitos da Web 2.0 e da Inteligência Coletiva. No entanto, são encontradas diversas dificuldades nesse cenário, relacionadas principalmente à construção coletiva de textos e no momento de se explicitar o conhecimento gerado pelo grupo. Este artigo apresenta a utilização da metacognição e da Elaboração Dirigida como forma de conduzir o pensamento reflexivo de grupos de trabalho na construção e descrição desse conhecimento. É apresentado também o desenvolvimento de um protótipo que buscou implementar a técnica sugerida.BrasilInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais2016-10-27T16:59:56Z2023-12-21T03:03:21Z2009-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportMENDONÇA, A. N. et al. Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 10 p. (Relatório Técnico, 01/09)http://hdl.handle.net/11422/980porRelatório Técnico NCEMendonça, Ângela N.Teixeira, Márcio R.Motta, Claudia L. R.Oliveira, Carlo E. T.Marques, Carla Verônica Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:21Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/980Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:12:05.197876Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento
title Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento
spellingShingle Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento
Mendonça, Ângela N.
Desenvolvimento cognitivo
Metacognição
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
title_short Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento
title_full Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento
title_fullStr Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento
title_full_unstemmed Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento
title_sort Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento
author Mendonça, Ângela N.
author_facet Mendonça, Ângela N.
Teixeira, Márcio R.
Motta, Claudia L. R.
Oliveira, Carlo E. T.
Marques, Carla Verônica Machado
author_role author
author2 Teixeira, Márcio R.
Motta, Claudia L. R.
Oliveira, Carlo E. T.
Marques, Carla Verônica Machado
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Ângela N.
Teixeira, Márcio R.
Motta, Claudia L. R.
Oliveira, Carlo E. T.
Marques, Carla Verônica Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Metacognição
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
topic Desenvolvimento cognitivo
Metacognição
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
description The advancement of Information and Communication Technologies has boosted the spreading of collaborative works, mainly related to the concepts of Web 2.0 and collective intelligence. However, difficulties are encountered in this scenario, mainly related to the collective construction of texts and mainly in the task of explicitation of the knowledge generated by the group. The purpose of this article is the use of metacognition and the Guided Elaboration to conduct the reflective thinking of groups in the construction and description of knowledge. It is also presented the development of a prototype implementing the suggested technique.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-14
2016-10-27T16:59:56Z
2023-12-21T03:03:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDONÇA, A. N. et al. Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 10 p. (Relatório Técnico, 01/09)
http://hdl.handle.net/11422/980
identifier_str_mv MENDONÇA, A. N. et al. Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 10 p. (Relatório Técnico, 01/09)
url http://hdl.handle.net/11422/980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Relatório Técnico NCE
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1823672575100715008