Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/980 |
Resumo: | The advancement of Information and Communication Technologies has boosted the spreading of collaborative works, mainly related to the concepts of Web 2.0 and collective intelligence. However, difficulties are encountered in this scenario, mainly related to the collective construction of texts and mainly in the task of explicitation of the knowledge generated by the group. The purpose of this article is the use of metacognition and the Guided Elaboration to conduct the reflective thinking of groups in the construction and description of knowledge. It is also presented the development of a prototype implementing the suggested technique. |
id |
UFRJ_f52999d1dbdb8e3f5d05c3fc22a44429 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/980 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimentoDesenvolvimento cognitivoMetacogniçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVAThe advancement of Information and Communication Technologies has boosted the spreading of collaborative works, mainly related to the concepts of Web 2.0 and collective intelligence. However, difficulties are encountered in this scenario, mainly related to the collective construction of texts and mainly in the task of explicitation of the knowledge generated by the group. The purpose of this article is the use of metacognition and the Guided Elaboration to conduct the reflective thinking of groups in the construction and description of knowledge. It is also presented the development of a prototype implementing the suggested technique.O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação impulsionou a realização de trabalhos colaborativos, relacionados principalmente aos conceitos da Web 2.0 e da Inteligência Coletiva. No entanto, são encontradas diversas dificuldades nesse cenário, relacionadas principalmente à construção coletiva de textos e no momento de se explicitar o conhecimento gerado pelo grupo. Este artigo apresenta a utilização da metacognição e da Elaboração Dirigida como forma de conduzir o pensamento reflexivo de grupos de trabalho na construção e descrição desse conhecimento. É apresentado também o desenvolvimento de um protótipo que buscou implementar a técnica sugerida.BrasilInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais2016-10-27T16:59:56Z2023-12-21T03:03:21Z2009-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportMENDONÇA, A. N. et al. Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 10 p. (Relatório Técnico, 01/09)http://hdl.handle.net/11422/980porRelatório Técnico NCEMendonça, Ângela N.Teixeira, Márcio R.Motta, Claudia L. R.Oliveira, Carlo E. T.Marques, Carla Verônica Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:21Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/980Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:12:05.197876Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento |
title |
Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento |
spellingShingle |
Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento Mendonça, Ângela N. Desenvolvimento cognitivo Metacognição CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA |
title_short |
Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento |
title_full |
Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento |
title_fullStr |
Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento |
title_sort |
Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento |
author |
Mendonça, Ângela N. |
author_facet |
Mendonça, Ângela N. Teixeira, Márcio R. Motta, Claudia L. R. Oliveira, Carlo E. T. Marques, Carla Verônica Machado |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Márcio R. Motta, Claudia L. R. Oliveira, Carlo E. T. Marques, Carla Verônica Machado |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Ângela N. Teixeira, Márcio R. Motta, Claudia L. R. Oliveira, Carlo E. T. Marques, Carla Verônica Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo Metacognição CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA |
topic |
Desenvolvimento cognitivo Metacognição CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA |
description |
The advancement of Information and Communication Technologies has boosted the spreading of collaborative works, mainly related to the concepts of Web 2.0 and collective intelligence. However, difficulties are encountered in this scenario, mainly related to the collective construction of texts and mainly in the task of explicitation of the knowledge generated by the group. The purpose of this article is the use of metacognition and the Guided Elaboration to conduct the reflective thinking of groups in the construction and description of knowledge. It is also presented the development of a prototype implementing the suggested technique. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-14 2016-10-27T16:59:56Z 2023-12-21T03:03:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDONÇA, A. N. et al. Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 10 p. (Relatório Técnico, 01/09) http://hdl.handle.net/11422/980 |
identifier_str_mv |
MENDONÇA, A. N. et al. Uma abordagem meta-cognitiva na construção coletiva do conhecimento. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2009. 10 p. (Relatório Técnico, 01/09) |
url |
http://hdl.handle.net/11422/980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Relatório Técnico NCE |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1823672575100715008 |