Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Geociências do Nordeste |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/16083 |
Resumo: | Os insetos são seres que se encontram em maior abundância e com diversas funções no planeta sendo apenas 10% que prejudica o homem, no entanto, existe ainda uma visão negativa em relação ao mundo dos insetos. A pesquisa analisou a percepção entomológica dos discentes quanto ao conhecimento que possuem sobre os insetos. O estudo foi realizado através de questionários não estruturados composto por quatro questões para 37 e 35 discentes nas séries de 8º e 9º ano respectivamente totalizando 72 discentes na Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida na cidade de Areia - PB. Ao analisar os questionários, constatou-se que 84,61% dos discentes classificaram de maneira correta os organismos pertencentes à classe insecta, e os demais indivíduos “insetos” eram de outras categorias taxonômicas amphibia, arachnida, chilopoda, gastropoda, hirudínea, mammalia, oligochaeta e reptilia. Essa visão pode ser explicada pela hipótese da ambivalência entomoprojetiva, onde os seres humanos tendem a projetar sentimentos de nocividade, periculosidade, irritabilidade, repugnância e menosprezo aos animais determinados culturalmente como "insetos" e classificá-los em uma mesma categoria. Nesse sentido, os discentes ainda tem pouco conhecimento sobre os aspectos positivo dos insetos sendo necessário que os docentes busquem formas para transmitir o tema. |
id |
UFRN-12_10044744570da9f7c938034115eb11b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/16083 |
network_acronym_str |
UFRN-12 |
network_name_str |
Revista de Geociências do Nordeste |
repository_id_str |
|
spelling |
Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversityPercepção entomológica por discentes do Ensino Fundamental em Ciências em vistas a proteção da biodiversidade.Os insetos são seres que se encontram em maior abundância e com diversas funções no planeta sendo apenas 10% que prejudica o homem, no entanto, existe ainda uma visão negativa em relação ao mundo dos insetos. A pesquisa analisou a percepção entomológica dos discentes quanto ao conhecimento que possuem sobre os insetos. O estudo foi realizado através de questionários não estruturados composto por quatro questões para 37 e 35 discentes nas séries de 8º e 9º ano respectivamente totalizando 72 discentes na Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida na cidade de Areia - PB. Ao analisar os questionários, constatou-se que 84,61% dos discentes classificaram de maneira correta os organismos pertencentes à classe insecta, e os demais indivíduos “insetos” eram de outras categorias taxonômicas amphibia, arachnida, chilopoda, gastropoda, hirudínea, mammalia, oligochaeta e reptilia. Essa visão pode ser explicada pela hipótese da ambivalência entomoprojetiva, onde os seres humanos tendem a projetar sentimentos de nocividade, periculosidade, irritabilidade, repugnância e menosprezo aos animais determinados culturalmente como "insetos" e classificá-los em uma mesma categoria. Nesse sentido, os discentes ainda tem pouco conhecimento sobre os aspectos positivo dos insetos sendo necessário que os docentes busquem formas para transmitir o tema.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1608310.21680/2447-3359.2018v4n0ID16083Revista de Geociências do Nordeste; v. 4 (2018): Número Especial: I Workshop de Biogeografia Aplicada; 66-742447-335910.21680/2447-3359.2018v4n0reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/16083/10820Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelarmino Alves, Carlos AntônioBalbino Cavalcante, MárcioVieira de Arruda, LucieneSantos Souza, Ramon2021-11-23T12:03:55Zoai:periodicos.ufrn.br:article/16083Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2021-11-23T12:03:55Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity Percepção entomológica por discentes do Ensino Fundamental em Ciências em vistas a proteção da biodiversidade. |
title |
Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity |
spellingShingle |
Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity Belarmino Alves, Carlos Antônio |
title_short |
Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity |
title_full |
Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity |
title_fullStr |
Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity |
title_full_unstemmed |
Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity |
title_sort |
Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity |
author |
Belarmino Alves, Carlos Antônio |
author_facet |
Belarmino Alves, Carlos Antônio Balbino Cavalcante, Márcio Vieira de Arruda, Luciene Santos Souza, Ramon |
author_role |
author |
author2 |
Balbino Cavalcante, Márcio Vieira de Arruda, Luciene Santos Souza, Ramon |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belarmino Alves, Carlos Antônio Balbino Cavalcante, Márcio Vieira de Arruda, Luciene Santos Souza, Ramon |
description |
Os insetos são seres que se encontram em maior abundância e com diversas funções no planeta sendo apenas 10% que prejudica o homem, no entanto, existe ainda uma visão negativa em relação ao mundo dos insetos. A pesquisa analisou a percepção entomológica dos discentes quanto ao conhecimento que possuem sobre os insetos. O estudo foi realizado através de questionários não estruturados composto por quatro questões para 37 e 35 discentes nas séries de 8º e 9º ano respectivamente totalizando 72 discentes na Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida na cidade de Areia - PB. Ao analisar os questionários, constatou-se que 84,61% dos discentes classificaram de maneira correta os organismos pertencentes à classe insecta, e os demais indivíduos “insetos” eram de outras categorias taxonômicas amphibia, arachnida, chilopoda, gastropoda, hirudínea, mammalia, oligochaeta e reptilia. Essa visão pode ser explicada pela hipótese da ambivalência entomoprojetiva, onde os seres humanos tendem a projetar sentimentos de nocividade, periculosidade, irritabilidade, repugnância e menosprezo aos animais determinados culturalmente como "insetos" e classificá-los em uma mesma categoria. Nesse sentido, os discentes ainda tem pouco conhecimento sobre os aspectos positivo dos insetos sendo necessário que os docentes busquem formas para transmitir o tema. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/16083 10.21680/2447-3359.2018v4n0ID16083 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/16083 |
identifier_str_mv |
10.21680/2447-3359.2018v4n0ID16083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/16083/10820 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordeste info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordeste |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Geociências do Nordeste; v. 4 (2018): Número Especial: I Workshop de Biogeografia Aplicada; 66-74 2447-3359 10.21680/2447-3359.2018v4n0 reponame:Revista de Geociências do Nordeste instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista de Geociências do Nordeste |
collection |
Revista de Geociências do Nordeste |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br |
_version_ |
1797052928529268736 |