Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belarmino Alves, Carlos Antônio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Balbino Cavalcante, Márcio, Vieira de Arruda, Luciene, Santos Souza, Ramon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Geociências do Nordeste
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/16083
Resumo: Os insetos são seres que se encontram em maior abundância e com diversas funções no planeta sendo apenas 10% que prejudica o homem, no entanto, existe ainda uma visão negativa em relação ao mundo dos insetos. A pesquisa analisou a percepção entomológica dos discentes quanto ao conhecimento que possuem sobre os insetos. O estudo foi realizado através de questionários não estruturados composto por quatro questões para 37 e 35 discentes nas séries de 8º e 9º ano respectivamente totalizando 72 discentes na Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida na cidade de Areia - PB. Ao analisar os questionários, constatou-se que 84,61% dos discentes classificaram de maneira correta os organismos pertencentes à classe insecta, e os demais indivíduos “insetos” eram de outras categorias taxonômicas amphibia, arachnida, chilopoda, gastropoda, hirudínea, mammalia, oligochaeta e reptilia. Essa visão pode ser explicada pela hipótese da ambivalência entomoprojetiva, onde os seres humanos tendem a projetar sentimentos de nocividade, periculosidade, irritabilidade, repugnância e menosprezo aos animais determinados culturalmente como "insetos" e classificá-los em uma mesma categoria. Nesse sentido, os discentes ainda tem pouco conhecimento sobre os aspectos positivo dos insetos sendo necessário que os docentes busquem formas para transmitir o tema.
id UFRN-12_10044744570da9f7c938034115eb11b9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/16083
network_acronym_str UFRN-12
network_name_str Revista de Geociências do Nordeste
repository_id_str
spelling Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversityPercepção entomológica por discentes do Ensino Fundamental em Ciências em vistas a proteção da biodiversidade.Os insetos são seres que se encontram em maior abundância e com diversas funções no planeta sendo apenas 10% que prejudica o homem, no entanto, existe ainda uma visão negativa em relação ao mundo dos insetos. A pesquisa analisou a percepção entomológica dos discentes quanto ao conhecimento que possuem sobre os insetos. O estudo foi realizado através de questionários não estruturados composto por quatro questões para 37 e 35 discentes nas séries de 8º e 9º ano respectivamente totalizando 72 discentes na Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida na cidade de Areia - PB. Ao analisar os questionários, constatou-se que 84,61% dos discentes classificaram de maneira correta os organismos pertencentes à classe insecta, e os demais indivíduos “insetos” eram de outras categorias taxonômicas amphibia, arachnida, chilopoda, gastropoda, hirudínea, mammalia, oligochaeta e reptilia. Essa visão pode ser explicada pela hipótese da ambivalência entomoprojetiva, onde os seres humanos tendem a projetar sentimentos de nocividade, periculosidade, irritabilidade, repugnância e menosprezo aos animais determinados culturalmente como "insetos" e classificá-los em uma mesma categoria. Nesse sentido, os discentes ainda tem pouco conhecimento sobre os aspectos positivo dos insetos sendo necessário que os docentes busquem formas para transmitir o tema.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1608310.21680/2447-3359.2018v4n0ID16083Revista de Geociências do Nordeste; v. 4 (2018): Número Especial: I Workshop de Biogeografia Aplicada; 66-742447-335910.21680/2447-3359.2018v4n0reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/16083/10820Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelarmino Alves, Carlos AntônioBalbino Cavalcante, MárcioVieira de Arruda, LucieneSantos Souza, Ramon2021-11-23T12:03:55Zoai:periodicos.ufrn.br:article/16083Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2021-11-23T12:03:55Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity
Percepção entomológica por discentes do Ensino Fundamental em Ciências em vistas a proteção da biodiversidade.
title Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity
spellingShingle Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity
Belarmino Alves, Carlos Antônio
title_short Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity
title_full Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity
title_fullStr Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity
title_full_unstemmed Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity
title_sort Entomological perception by students of Elementary Science in order to protect biodiversity
author Belarmino Alves, Carlos Antônio
author_facet Belarmino Alves, Carlos Antônio
Balbino Cavalcante, Márcio
Vieira de Arruda, Luciene
Santos Souza, Ramon
author_role author
author2 Balbino Cavalcante, Márcio
Vieira de Arruda, Luciene
Santos Souza, Ramon
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belarmino Alves, Carlos Antônio
Balbino Cavalcante, Márcio
Vieira de Arruda, Luciene
Santos Souza, Ramon
description Os insetos são seres que se encontram em maior abundância e com diversas funções no planeta sendo apenas 10% que prejudica o homem, no entanto, existe ainda uma visão negativa em relação ao mundo dos insetos. A pesquisa analisou a percepção entomológica dos discentes quanto ao conhecimento que possuem sobre os insetos. O estudo foi realizado através de questionários não estruturados composto por quatro questões para 37 e 35 discentes nas séries de 8º e 9º ano respectivamente totalizando 72 discentes na Escola Estadual Ministro José Américo de Almeida na cidade de Areia - PB. Ao analisar os questionários, constatou-se que 84,61% dos discentes classificaram de maneira correta os organismos pertencentes à classe insecta, e os demais indivíduos “insetos” eram de outras categorias taxonômicas amphibia, arachnida, chilopoda, gastropoda, hirudínea, mammalia, oligochaeta e reptilia. Essa visão pode ser explicada pela hipótese da ambivalência entomoprojetiva, onde os seres humanos tendem a projetar sentimentos de nocividade, periculosidade, irritabilidade, repugnância e menosprezo aos animais determinados culturalmente como "insetos" e classificá-los em uma mesma categoria. Nesse sentido, os discentes ainda tem pouco conhecimento sobre os aspectos positivo dos insetos sendo necessário que os docentes busquem formas para transmitir o tema.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/16083
10.21680/2447-3359.2018v4n0ID16083
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/16083
identifier_str_mv 10.21680/2447-3359.2018v4n0ID16083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/16083/10820
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordeste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordeste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste; v. 4 (2018): Número Especial: I Workshop de Biogeografia Aplicada; 66-74
2447-3359
10.21680/2447-3359.2018v4n0
reponame:Revista de Geociências do Nordeste
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista de Geociências do Nordeste
collection Revista de Geociências do Nordeste
repository.name.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br
_version_ 1797052928529268736