Technological tools as a didactic resource: a development experience of School Cartography with support in Geotechnologies in teacher training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva de Medeiros, Thiago Douglas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Medeiros Vasconcelos, Paulo Roberto, Silva de Menezes, Edson Helder, Mariz da Silva, Luana Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Geociências do Nordeste
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/14817
Resumo: As aulas de Geografia vêm sofrendo mudanças em sua didática por surgirem, cada vez mais, novas ferramentas para o seu ensino. Elas podem ser administradas pelos docentes desde que os mesmos tenham habilidades para isso. Pensando nisso, o presente trabalho trata de um relato de experiência a partir de um projeto de extensão, desenvolvido no Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde desenvolveu-se um minicurso para futuros professores, a partir do uso do programa gratuito Quantum Gis. Desse modo, foi produzido material didático contendo informações básicas do referido programa voltadas à sua operação, com aplicações voltadas ao desenvolvimento de aulas de Geografia. E, a partir dos dados obtidos e analisados, percebe-se um interesse por parte dos formandos em aprender o manuseio das geotecnologias para introduzi-las no Ensino de Geografia.
id UFRN-12_b285c473f002ca4fdfd26e357379bf60
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/14817
network_acronym_str UFRN-12
network_name_str Revista de Geociências do Nordeste
repository_id_str
spelling Technological tools as a didactic resource: a development experience of School Cartography with support in Geotechnologies in teacher trainingFerramentas tecnológicas como recurso didático: uma experiência de desenvolvimento da Cartografia Escolar com apoio em Geotecnologias na formação docenteAs aulas de Geografia vêm sofrendo mudanças em sua didática por surgirem, cada vez mais, novas ferramentas para o seu ensino. Elas podem ser administradas pelos docentes desde que os mesmos tenham habilidades para isso. Pensando nisso, o presente trabalho trata de um relato de experiência a partir de um projeto de extensão, desenvolvido no Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde desenvolveu-se um minicurso para futuros professores, a partir do uso do programa gratuito Quantum Gis. Desse modo, foi produzido material didático contendo informações básicas do referido programa voltadas à sua operação, com aplicações voltadas ao desenvolvimento de aulas de Geografia. E, a partir dos dados obtidos e analisados, percebe-se um interesse por parte dos formandos em aprender o manuseio das geotecnologias para introduzi-las no Ensino de Geografia.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2018-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1481710.21680/2447-3359.2018v4n2ID14817Revista de Geociências do Nordeste; v. 4 n. 2 (2018); 22-332447-335910.21680/2447-3359.2018v4n2reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/14817/10039Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva de Medeiros, Thiago DouglasMedeiros Vasconcelos, Paulo RobertoSilva de Menezes, Edson HelderMariz da Silva, Luana Carla2021-11-23T11:40:34Zoai:periodicos.ufrn.br:article/14817Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2021-11-23T11:40:34Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv Technological tools as a didactic resource: a development experience of School Cartography with support in Geotechnologies in teacher training
Ferramentas tecnológicas como recurso didático: uma experiência de desenvolvimento da Cartografia Escolar com apoio em Geotecnologias na formação docente
title Technological tools as a didactic resource: a development experience of School Cartography with support in Geotechnologies in teacher training
spellingShingle Technological tools as a didactic resource: a development experience of School Cartography with support in Geotechnologies in teacher training
Silva de Medeiros, Thiago Douglas
title_short Technological tools as a didactic resource: a development experience of School Cartography with support in Geotechnologies in teacher training
title_full Technological tools as a didactic resource: a development experience of School Cartography with support in Geotechnologies in teacher training
title_fullStr Technological tools as a didactic resource: a development experience of School Cartography with support in Geotechnologies in teacher training
title_full_unstemmed Technological tools as a didactic resource: a development experience of School Cartography with support in Geotechnologies in teacher training
title_sort Technological tools as a didactic resource: a development experience of School Cartography with support in Geotechnologies in teacher training
author Silva de Medeiros, Thiago Douglas
author_facet Silva de Medeiros, Thiago Douglas
Medeiros Vasconcelos, Paulo Roberto
Silva de Menezes, Edson Helder
Mariz da Silva, Luana Carla
author_role author
author2 Medeiros Vasconcelos, Paulo Roberto
Silva de Menezes, Edson Helder
Mariz da Silva, Luana Carla
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva de Medeiros, Thiago Douglas
Medeiros Vasconcelos, Paulo Roberto
Silva de Menezes, Edson Helder
Mariz da Silva, Luana Carla
description As aulas de Geografia vêm sofrendo mudanças em sua didática por surgirem, cada vez mais, novas ferramentas para o seu ensino. Elas podem ser administradas pelos docentes desde que os mesmos tenham habilidades para isso. Pensando nisso, o presente trabalho trata de um relato de experiência a partir de um projeto de extensão, desenvolvido no Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde desenvolveu-se um minicurso para futuros professores, a partir do uso do programa gratuito Quantum Gis. Desse modo, foi produzido material didático contendo informações básicas do referido programa voltadas à sua operação, com aplicações voltadas ao desenvolvimento de aulas de Geografia. E, a partir dos dados obtidos e analisados, percebe-se um interesse por parte dos formandos em aprender o manuseio das geotecnologias para introduzi-las no Ensino de Geografia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/14817
10.21680/2447-3359.2018v4n2ID14817
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/14817
identifier_str_mv 10.21680/2447-3359.2018v4n2ID14817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/14817/10039
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordeste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Geociências do Nordeste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste; v. 4 n. 2 (2018); 22-33
2447-3359
10.21680/2447-3359.2018v4n2
reponame:Revista de Geociências do Nordeste
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista de Geociências do Nordeste
collection Revista de Geociências do Nordeste
repository.name.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br
_version_ 1797052928511442944