A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Francisco Herbster Alencar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Geociências do Nordeste
Texto Completo: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10606
Resumo: O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítico-compreensiva das propostas curriculares preliminares da Base Nacional Comum Curricular, documento que se encontra em estágio de elaboração e visa estabelecer direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para as etapas e modalidades da Educação Básica. Utiliza como metodologia o levantamento e revisão bibliográfica de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação e a própria BNCC, além de textos acadêmicos voltados para currículo e ensino, tendo a abordagem qualitativa como princípio norteador a possibilitar maior compreensão das nuanças e dos discursos contidos na argumentação legal. Questiona os interesses e as finalidades da construção de uma base curricular nacional no contexto da existência de documentos similares; descreve os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento voltados para a Geografia, com foco nos conteúdos de Geografia Física; e preconiza um currículo ideal, onde a formação processual e socioconstrutivista do educando são mais importantes que os processos de avaliação.
id UFRN-12_ff97c8c47d9625b40a2c4e5780c23719
oai_identifier_str oai:periodicos.ufrn.br:article/10606
network_acronym_str UFRN-12
network_name_str Revista de Geociências do Nordeste
repository_id_str
spelling A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic EducationAnálise crítico-compreensiva da Base Nacional Comum Curricular voltada para os conteúdos de Geografia Física na Educação BásicaO presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítico-compreensiva das propostas curriculares preliminares da Base Nacional Comum Curricular, documento que se encontra em estágio de elaboração e visa estabelecer direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para as etapas e modalidades da Educação Básica. Utiliza como metodologia o levantamento e revisão bibliográfica de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação e a própria BNCC, além de textos acadêmicos voltados para currículo e ensino, tendo a abordagem qualitativa como princípio norteador a possibilitar maior compreensão das nuanças e dos discursos contidos na argumentação legal. Questiona os interesses e as finalidades da construção de uma base curricular nacional no contexto da existência de documentos similares; descreve os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento voltados para a Geografia, com foco nos conteúdos de Geografia Física; e preconiza um currículo ideal, onde a formação processual e socioconstrutivista do educando são mais importantes que os processos de avaliação.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1060610.21680/2447-3359.2016v2n0ID10606Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 (2016): Número Especial: III Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Caicó/RN; 1401-14102447-3359reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10606/7520Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Francisco Herbster Alencar2021-11-30T17:41:48Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10606Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2021-11-30T17:41:48Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education
Análise crítico-compreensiva da Base Nacional Comum Curricular voltada para os conteúdos de Geografia Física na Educação Básica
title A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education
spellingShingle A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education
Cruz, Francisco Herbster Alencar
title_short A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education
title_full A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education
title_fullStr A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education
title_full_unstemmed A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education
title_sort A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education
author Cruz, Francisco Herbster Alencar
author_facet Cruz, Francisco Herbster Alencar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Francisco Herbster Alencar
description O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítico-compreensiva das propostas curriculares preliminares da Base Nacional Comum Curricular, documento que se encontra em estágio de elaboração e visa estabelecer direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para as etapas e modalidades da Educação Básica. Utiliza como metodologia o levantamento e revisão bibliográfica de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação e a própria BNCC, além de textos acadêmicos voltados para currículo e ensino, tendo a abordagem qualitativa como princípio norteador a possibilitar maior compreensão das nuanças e dos discursos contidos na argumentação legal. Questiona os interesses e as finalidades da construção de uma base curricular nacional no contexto da existência de documentos similares; descreve os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento voltados para a Geografia, com foco nos conteúdos de Geografia Física; e preconiza um currículo ideal, onde a formação processual e socioconstrutivista do educando são mais importantes que os processos de avaliação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10606
10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10606
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10606
identifier_str_mv 10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10606/7520
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 (2016): Número Especial: III Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Caicó/RN; 1401-1410
2447-3359
reponame:Revista de Geociências do Nordeste
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Revista de Geociências do Nordeste
collection Revista de Geociências do Nordeste
repository.name.fl_str_mv Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br
_version_ 1797052928130809856