A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Geociências do Nordeste |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10606 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítico-compreensiva das propostas curriculares preliminares da Base Nacional Comum Curricular, documento que se encontra em estágio de elaboração e visa estabelecer direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para as etapas e modalidades da Educação Básica. Utiliza como metodologia o levantamento e revisão bibliográfica de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação e a própria BNCC, além de textos acadêmicos voltados para currículo e ensino, tendo a abordagem qualitativa como princípio norteador a possibilitar maior compreensão das nuanças e dos discursos contidos na argumentação legal. Questiona os interesses e as finalidades da construção de uma base curricular nacional no contexto da existência de documentos similares; descreve os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento voltados para a Geografia, com foco nos conteúdos de Geografia Física; e preconiza um currículo ideal, onde a formação processual e socioconstrutivista do educando são mais importantes que os processos de avaliação. |
id |
UFRN-12_ff97c8c47d9625b40a2c4e5780c23719 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/10606 |
network_acronym_str |
UFRN-12 |
network_name_str |
Revista de Geociências do Nordeste |
repository_id_str |
|
spelling |
A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic EducationAnálise crítico-compreensiva da Base Nacional Comum Curricular voltada para os conteúdos de Geografia Física na Educação BásicaO presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítico-compreensiva das propostas curriculares preliminares da Base Nacional Comum Curricular, documento que se encontra em estágio de elaboração e visa estabelecer direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para as etapas e modalidades da Educação Básica. Utiliza como metodologia o levantamento e revisão bibliográfica de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação e a própria BNCC, além de textos acadêmicos voltados para currículo e ensino, tendo a abordagem qualitativa como princípio norteador a possibilitar maior compreensão das nuanças e dos discursos contidos na argumentação legal. Questiona os interesses e as finalidades da construção de uma base curricular nacional no contexto da existência de documentos similares; descreve os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento voltados para a Geografia, com foco nos conteúdos de Geografia Física; e preconiza um currículo ideal, onde a formação processual e socioconstrutivista do educando são mais importantes que os processos de avaliação.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2016-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/1060610.21680/2447-3359.2016v2n0ID10606Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 (2016): Número Especial: III Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Caicó/RN; 1401-14102447-3359reponame:Revista de Geociências do Nordesteinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10606/7520Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Francisco Herbster Alencar2021-11-30T17:41:48Zoai:periodicos.ufrn.br:article/10606Revistahttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/oairegneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br2447-33592447-3359opendoar:2021-11-30T17:41:48Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education Análise crítico-compreensiva da Base Nacional Comum Curricular voltada para os conteúdos de Geografia Física na Educação Básica |
title |
A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education |
spellingShingle |
A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education Cruz, Francisco Herbster Alencar |
title_short |
A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education |
title_full |
A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education |
title_fullStr |
A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education |
title_full_unstemmed |
A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education |
title_sort |
A critical and reflective analysis of the National Curriculum Common Core focused on the contents of Physical Geography in the Basic Education |
author |
Cruz, Francisco Herbster Alencar |
author_facet |
Cruz, Francisco Herbster Alencar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Francisco Herbster Alencar |
description |
O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítico-compreensiva das propostas curriculares preliminares da Base Nacional Comum Curricular, documento que se encontra em estágio de elaboração e visa estabelecer direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para as etapas e modalidades da Educação Básica. Utiliza como metodologia o levantamento e revisão bibliográfica de documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação e a própria BNCC, além de textos acadêmicos voltados para currículo e ensino, tendo a abordagem qualitativa como princípio norteador a possibilitar maior compreensão das nuanças e dos discursos contidos na argumentação legal. Questiona os interesses e as finalidades da construção de uma base curricular nacional no contexto da existência de documentos similares; descreve os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento voltados para a Geografia, com foco nos conteúdos de Geografia Física; e preconiza um currículo ideal, onde a formação processual e socioconstrutivista do educando são mais importantes que os processos de avaliação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10606 10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10606 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10606 |
identifier_str_mv |
10.21680/2447-3359.2016v2n0ID10606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/10606/7520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Geociências do Nordeste; v. 2 (2016): Número Especial: III Simpósio de Geografia Física do Nordeste - Caicó/RN; 1401-1410 2447-3359 reponame:Revista de Geociências do Nordeste instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista de Geociências do Nordeste |
collection |
Revista de Geociências do Nordeste |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Geociências do Nordeste - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
regneufrn@gmail.com || periodicos@bczm.ufrn.br |
_version_ |
1797052928130809856 |