Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Psicologia (Natal) |
Texto Completo: | https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/20649 |
Resumo: | Este trabalho objetivou realizar levantamento, em fontes da internet relacionadas à educação e à psicologia, que se referem ao ensino a distância, em escolas, no período entre 11/03 e 11/05/2020, no contexto da pandemia da COVID-19. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, em que foram analisadas referências de 13 entidades. Nestas, foram encontradas 86 produções (75 escritas e 11 audiovisuais) discutidas segundo a análise de conteúdo, a qual produziu sete categorias. Os resultados apontam um movimento para agilizar a efetivação do ensino a distância, fazendo com que as estratégias pedagógicas ficassem à mercê da improvisação, o que pode trazer consequências nefastas para alunos, professores, responsáveis e educação em geral. Percebeu-se a relevância de posicionamentos críticos, comprometidos com uma educação de qualidade para todos, visto que as medidas adotadas podem implicar na (re)produção das desigualdades sociais e invisibilizar as singularidades dos processos de ensino-aprendizagem. |
id |
UFRN-2_95763aef4a33c0c242303e9e96a5c636 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20649 |
network_acronym_str |
UFRN-2 |
network_name_str |
Estudos de Psicologia (Natal) |
repository_id_str |
|
spelling |
Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologiaPsicologia escolareducação a distânciaensino fundamental e médiotecnologia da informaçãopandemiaEste trabalho objetivou realizar levantamento, em fontes da internet relacionadas à educação e à psicologia, que se referem ao ensino a distância, em escolas, no período entre 11/03 e 11/05/2020, no contexto da pandemia da COVID-19. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, em que foram analisadas referências de 13 entidades. Nestas, foram encontradas 86 produções (75 escritas e 11 audiovisuais) discutidas segundo a análise de conteúdo, a qual produziu sete categorias. Os resultados apontam um movimento para agilizar a efetivação do ensino a distância, fazendo com que as estratégias pedagógicas ficassem à mercê da improvisação, o que pode trazer consequências nefastas para alunos, professores, responsáveis e educação em geral. Percebeu-se a relevância de posicionamentos críticos, comprometidos com uma educação de qualidade para todos, visto que as medidas adotadas podem implicar na (re)produção das desigualdades sociais e invisibilizar as singularidades dos processos de ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande do Norte2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documentalapplication/pdfhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/20649Estudos de Psicologia (Natal); Vol. 26 No. 4 (2021); 412 - 423Estudos de Psicologia (Natal); Vol. 26 Núm. 4 (2021); 412 - 423Estudos de Psicologia (Natal); v. 26 n. 4 (2021); 412 - 4231678-46691413-294Xreponame:Estudos de Psicologia (Natal)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/20649/999Copyright (c) 2022 Estudos de Psicologia (Natal)https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTondin, Celso FranciscoBarbosa, Deborah RosáriaAraújo, Elenice ProcópioSilva, Marielle CostaSouza, Stela Maris BretasMagalhães, Deruchette Danire HenriquesAndrade, Aline CampolinaOtaciano, Fernanda de Cássia Oscar2022-10-14T18:16:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20649Revistahttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsicPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/oai||revpsi@cchla.ufrn.br1678-46691413-294Xopendoar:2022-10-14T18:16:38Estudos de Psicologia (Natal) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia |
title |
Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia |
spellingShingle |
Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia Tondin, Celso Francisco Psicologia escolar educação a distância ensino fundamental e médio tecnologia da informação pandemia |
title_short |
Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia |
title_full |
Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia |
title_fullStr |
Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia |
title_full_unstemmed |
Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia |
title_sort |
Controvérsias sobre ensino remoto em escolas no isolamento social: um estudo dos posicionamentos de entidades da educação e psicologia |
author |
Tondin, Celso Francisco |
author_facet |
Tondin, Celso Francisco Barbosa, Deborah Rosária Araújo, Elenice Procópio Silva, Marielle Costa Souza, Stela Maris Bretas Magalhães, Deruchette Danire Henriques Andrade, Aline Campolina Otaciano, Fernanda de Cássia Oscar |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Deborah Rosária Araújo, Elenice Procópio Silva, Marielle Costa Souza, Stela Maris Bretas Magalhães, Deruchette Danire Henriques Andrade, Aline Campolina Otaciano, Fernanda de Cássia Oscar |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tondin, Celso Francisco Barbosa, Deborah Rosária Araújo, Elenice Procópio Silva, Marielle Costa Souza, Stela Maris Bretas Magalhães, Deruchette Danire Henriques Andrade, Aline Campolina Otaciano, Fernanda de Cássia Oscar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar educação a distância ensino fundamental e médio tecnologia da informação pandemia |
topic |
Psicologia escolar educação a distância ensino fundamental e médio tecnologia da informação pandemia |
description |
Este trabalho objetivou realizar levantamento, em fontes da internet relacionadas à educação e à psicologia, que se referem ao ensino a distância, em escolas, no período entre 11/03 e 11/05/2020, no contexto da pandemia da COVID-19. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e documental, em que foram analisadas referências de 13 entidades. Nestas, foram encontradas 86 produções (75 escritas e 11 audiovisuais) discutidas segundo a análise de conteúdo, a qual produziu sete categorias. Os resultados apontam um movimento para agilizar a efetivação do ensino a distância, fazendo com que as estratégias pedagógicas ficassem à mercê da improvisação, o que pode trazer consequências nefastas para alunos, professores, responsáveis e educação em geral. Percebeu-se a relevância de posicionamentos críticos, comprometidos com uma educação de qualidade para todos, visto que as medidas adotadas podem implicar na (re)produção das desigualdades sociais e invisibilizar as singularidades dos processos de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/20649 |
url |
https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/20649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/epsic/article/view/20649/999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Estudos de Psicologia (Natal) https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Estudos de Psicologia (Natal) https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Natal); Vol. 26 No. 4 (2021); 412 - 423 Estudos de Psicologia (Natal); Vol. 26 Núm. 4 (2021); 412 - 423 Estudos de Psicologia (Natal); v. 26 n. 4 (2021); 412 - 423 1678-4669 1413-294X reponame:Estudos de Psicologia (Natal) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Estudos de Psicologia (Natal) |
collection |
Estudos de Psicologia (Natal) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos de Psicologia (Natal) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revpsi@cchla.ufrn.br |
_version_ |
1799770154872078336 |