Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista odisséia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9678 |
Resumo: | O trabalho se propõe a discutir o conceito de gênero discursivo veiculado pelo Círculo bakhtiniano, considerando o ensino/aprendizagem de língua materna na educação básica. Toma como pressuposto a teoria de que os gêneros discursivos constituem categorias primordiais para a interação discursiva, uma vez que os gêneros nos são dados como nos é dada a língua materna e que são introduzidos em nossa experiência e em nossa consciência conjuntamente sem que sua estreita correlação seja rompida. A proposta, nesse momento, também, faz uma breve análise dos manuais didáticos do Ensino Médio da rede estadual do estado do Espírito Santo, adotados no triênio de 2012 a 2014, com o objetivo de demonstrar como conceito de gênero discursivo é abordado e aplicado no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio nos referidos manuais. |
id |
UFRN-7_eae8492d5965383bf8e4f5cac2a90281 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufrn.br:article/9678 |
network_acronym_str |
UFRN-7 |
network_name_str |
Revista odisséia |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino MédioGênero discursivo. Ensino/aprendizagem. Língua Materna.O trabalho se propõe a discutir o conceito de gênero discursivo veiculado pelo Círculo bakhtiniano, considerando o ensino/aprendizagem de língua materna na educação básica. Toma como pressuposto a teoria de que os gêneros discursivos constituem categorias primordiais para a interação discursiva, uma vez que os gêneros nos são dados como nos é dada a língua materna e que são introduzidos em nossa experiência e em nossa consciência conjuntamente sem que sua estreita correlação seja rompida. A proposta, nesse momento, também, faz uma breve análise dos manuais didáticos do Ensino Médio da rede estadual do estado do Espírito Santo, adotados no triênio de 2012 a 2014, com o objetivo de demonstrar como conceito de gênero discursivo é abordado e aplicado no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio nos referidos manuais. UFRN2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/967810.21680/1983-2435.2016v1n1ID9678Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 118 - 131Revue Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 118 - 131Revista Odisseia; v. 1 n. 1 (2016); p. 118 - 1311983-243510.21680/1983-2435.2016v1n1reponame:Revista odisséiainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9678/6947Copyright (c) 2016 Revista Odisseiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Sandra Mara Moraes2021-10-07T11:19:51Zoai:periodicos.ufrn.br:article/9678Revistahttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/indexPUBhttps://periodicos.ufrn.br/odisseia/oai||revistaodisseia2016@gmail.com1983-24351983-2435opendoar:2021-10-07T11:19:51Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio |
title |
Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio |
spellingShingle |
Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio Lima, Sandra Mara Moraes Gênero discursivo. Ensino/aprendizagem. Língua Materna. |
title_short |
Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio |
title_full |
Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio |
title_fullStr |
Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio |
title_sort |
Os Gêneros Discursivos e o Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio |
author |
Lima, Sandra Mara Moraes |
author_facet |
Lima, Sandra Mara Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Sandra Mara Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero discursivo. Ensino/aprendizagem. Língua Materna. |
topic |
Gênero discursivo. Ensino/aprendizagem. Língua Materna. |
description |
O trabalho se propõe a discutir o conceito de gênero discursivo veiculado pelo Círculo bakhtiniano, considerando o ensino/aprendizagem de língua materna na educação básica. Toma como pressuposto a teoria de que os gêneros discursivos constituem categorias primordiais para a interação discursiva, uma vez que os gêneros nos são dados como nos é dada a língua materna e que são introduzidos em nossa experiência e em nossa consciência conjuntamente sem que sua estreita correlação seja rompida. A proposta, nesse momento, também, faz uma breve análise dos manuais didáticos do Ensino Médio da rede estadual do estado do Espírito Santo, adotados no triênio de 2012 a 2014, com o objetivo de demonstrar como conceito de gênero discursivo é abordado e aplicado no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa no Ensino Médio nos referidos manuais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9678 10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9678 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9678 |
identifier_str_mv |
10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9678/6947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Odisseia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Odisseia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 118 - 131 Revue Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 118 - 131 Revista Odisseia; v. 1 n. 1 (2016); p. 118 - 131 1983-2435 10.21680/1983-2435.2016v1n1 reponame:Revista odisséia instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Revista odisséia |
collection |
Revista odisséia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista odisséia - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaodisseia2016@gmail.com |
_version_ |
1809282348044255232 |