Aphrodisia digitalis, sexualidade e as suicide girls: manifestações no digital via imagens na rede Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52772 |
Resumo: | A presente pesquisa discute a relação do dispositivo da sexualidade e a sua atual manifestação no digital com base em Michel Foucault, Gilles Deleuze e Giorgio Agamben. Avançamos na análise de imagens digitais de um grupo de mulheres que se denominam Suicide Girls. Trata-se de imagens que funcionam modeladas para um voyeurismo na rede social digital Instagram. Partimos da trajetória das Suicide Girls até a questão sobre qual dispositivo estamos tratando sob a ótica do digital. Elencando um caminho em quatro capítulos designados: Atos, Desejos, Prazer e Aphrodiosfera, em referência à concepção do termo Aphrodisia, relacionado à experiência grega sobre sexualidade e a noção de aphrosfera em Peter Sloterdijk. Esta pesquisa tem uma marcante conexão com alguns trabalhos de Michel Foucault, em especial sob aspectos que nos ajudam a identificar a Aphrodisia Digitalis, por meio de um resgate clássico do termo e uma análise da sexualidade nos tempos atuais, via dispositivos digitais. Utilizamos categorias na forma de heterotopos, destacando a noção de espacialidades e imersões subjetivas. A proposta ainda versa sobre aspectos relativos ao excedente de energia vital, com base em Georges Bataille, e a noção de dispêndio, práticas eróticas contemporâneas sobre pornografia e sexualidade com Attimonelli e Susca, Byung-Chul Han e Paul B. Preciado. Aspectos relativos à filosofia da imagem com Vilém Flusser e Norval Baitello Júnior, além da cena moderna digital sobre consumo à luz de Gilles Lipovetsky. Finalizamos com a noção de receptáculos autogerados, em que tudo o que é encontrado está submetido a climatizações simbólicas. Em políticas da imagem, trabalhamos sob a ótica atual de Giselle Beiguelman. Propomos uma imersão em relevantes conceitos para o social, elevando discussões sobre as imagens digitais, no sentido de ampliar o entendimento e propor uma genealogia da sexualidade no contemporâneo e a sua projeção funcional na dimensão entre o digital e o subjetivo em um novo dispositivo da sexualidade. Sua manifestação destaca-se, cada vez mais, como algo irreversível, dramático e essencialmente sedutor. |
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França, Tereza Suyane Alves dehttp://lattes.cnpq.br/5121481858657054http://lattes.cnpq.br/2568499843473943Cardoso, Ana Tázia Patrício de MeloLima, Hermano Machado FerreiraBezerra, Josenildo Soareshttps://orcid.org/0000-0001-9324-6664http://lattes.cnpq.br/3081353090677062Medeiros, Lucas Fortunato Rego deDantas, Alexsandro Galeno Araújo2023-06-19T23:36:46Z2023-06-19T23:36:46Z2023-03-10FRANÇA, Tereza Suyane Alves de. Aphrodisia digitalis, sexualidade e as suicide girls: manifestações no digital via imagens na rede Instagram. Orientador: Alexsandro Galeno Araújo Dantas. 2023. 161f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52772A presente pesquisa discute a relação do dispositivo da sexualidade e a sua atual manifestação no digital com base em Michel Foucault, Gilles Deleuze e Giorgio Agamben. Avançamos na análise de imagens digitais de um grupo de mulheres que se denominam Suicide Girls. Trata-se de imagens que funcionam modeladas para um voyeurismo na rede social digital Instagram. Partimos da trajetória das Suicide Girls até a questão sobre qual dispositivo estamos tratando sob a ótica do digital. Elencando um caminho em quatro capítulos designados: Atos, Desejos, Prazer e Aphrodiosfera, em referência à concepção do termo Aphrodisia, relacionado à experiência grega sobre sexualidade e a noção de aphrosfera em Peter Sloterdijk. Esta pesquisa tem uma marcante conexão com alguns trabalhos de Michel Foucault, em especial sob aspectos que nos ajudam a identificar a Aphrodisia Digitalis, por meio de um resgate clássico do termo e uma análise da sexualidade nos tempos atuais, via dispositivos digitais. Utilizamos categorias na forma de heterotopos, destacando a noção de espacialidades e imersões subjetivas. A proposta ainda versa sobre aspectos relativos ao excedente de energia vital, com base em Georges Bataille, e a noção de dispêndio, práticas eróticas contemporâneas sobre pornografia e sexualidade com Attimonelli e Susca, Byung-Chul Han e Paul B. Preciado. Aspectos relativos à filosofia da imagem com Vilém Flusser e Norval Baitello Júnior, além da cena moderna digital sobre consumo à luz de Gilles Lipovetsky. Finalizamos com a noção de receptáculos autogerados, em que tudo o que é encontrado está submetido a climatizações simbólicas. Em políticas da imagem, trabalhamos sob a ótica atual de Giselle Beiguelman. Propomos uma imersão em relevantes conceitos para o social, elevando discussões sobre as imagens digitais, no sentido de ampliar o entendimento e propor uma genealogia da sexualidade no contemporâneo e a sua projeção funcional na dimensão entre o digital e o subjetivo em um novo dispositivo da sexualidade. Sua manifestação destaca-se, cada vez mais, como algo irreversível, dramático e essencialmente sedutor.This research discusses the relationship between the device of sexuality and its current manifestation in the digital world based on Michel Foucault, Gilles Deleuze and Giorgio Agamben. We advanced in the analysis of digital images of a group of women who call themselves Suicide Girls. These are images that work, modeled for voyeurism on the digital social network Instagram. We start from the trajectory of the Suicide Girls to the question of which device we are dealing with from a digital perspective. Listing a path in four designated chapters: Acts, Desires, Pleasure and Aphrodiosphere, in reference to the conception of the term Aphrodisia, related to the Greek experience on sexuality and the notion of aphrosphere in Peter Sloterdijk. This research has a marked connection with some works by Michel Foucault, especially in aspects that help us to identify Aphrodisia Digitalis, through a classic rescue of the term and an analysis of sexuality in current times, via digital devices. We use categories in the form of heterotopes, highlighting the notion of spatialities and subjective immersions. The proposal also deals with aspects related to the surplus of vital energy based on Georges Bataille and the notion of expenditure, contemporary erotic practices on pornography and sexuality with Attimonelli and Susca, Byung-Chul Han and Paul B. Preciado. Aspects related to the philosophy of image with Vilém Flusser and Norval Baitello Júnior, in addition to the modern digital scene about consumption in the light of Gilles Lipovetsky. We end with the notion of self-generated receptacles, where everything found is subjected to symbolic acclimatization. In image politics we work from the current perspective of Giselle Beiguelman. We propose an immersion in relevant concepts for the social, raising discussions about digital images, in order to broaden the understanding and propose a genealogy of sexuality in the contemporary and its functional projection in the dimension between the digital and the subjective in a new device of sexuality. Its manifestation stands out more and more, as something irreversible, dramatic and essentially seductive.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISDispositivos digitaisSexualidade femininaRedes sociaisInstagramAphrodiosferaErotismoAphrodisia digitalis, sexualidade e as suicide girls: manifestações no digital via imagens na rede Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAphrodisiadigitalissexualidade_Franca_2023.pdfapplication/pdf43126738https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52772/1/Aphrodisiadigitalissexualidade_Franca_2023.pdf56af891dae11af3d6983181ab01ee927MD51123456789/527722023-06-19 20:37:21.302oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52772Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-19T23:37:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A presente pesquisa discute a relação do dispositivo da sexualidade e a sua atual manifestação no digital com base em Michel Foucault, Gilles Deleuze e Giorgio Agamben. Avançamos na análise de imagens digitais de um grupo de mulheres que se denominam Suicide Girls. Trata-se de imagens que funcionam modeladas para um voyeurismo na rede social digital Instagram. Partimos da trajetória das Suicide Girls até a questão sobre qual dispositivo estamos tratando sob a ótica do digital. Elencando um caminho em quatro capítulos designados: Atos, Desejos, Prazer e Aphrodiosfera, em referência à concepção do termo Aphrodisia, relacionado à experiência grega sobre sexualidade e a noção de aphrosfera em Peter Sloterdijk. Esta pesquisa tem uma marcante conexão com alguns trabalhos de Michel Foucault, em especial sob aspectos que nos ajudam a identificar a Aphrodisia Digitalis, por meio de um resgate clássico do termo e uma análise da sexualidade nos tempos atuais, via dispositivos digitais. Utilizamos categorias na forma de heterotopos, destacando a noção de espacialidades e imersões subjetivas. A proposta ainda versa sobre aspectos relativos ao excedente de energia vital, com base em Georges Bataille, e a noção de dispêndio, práticas eróticas contemporâneas sobre pornografia e sexualidade com Attimonelli e Susca, Byung-Chul Han e Paul B. Preciado. Aspectos relativos à filosofia da imagem com Vilém Flusser e Norval Baitello Júnior, além da cena moderna digital sobre consumo à luz de Gilles Lipovetsky. Finalizamos com a noção de receptáculos autogerados, em que tudo o que é encontrado está submetido a climatizações simbólicas. Em políticas da imagem, trabalhamos sob a ótica atual de Giselle Beiguelman. Propomos uma imersão em relevantes conceitos para o social, elevando discussões sobre as imagens digitais, no sentido de ampliar o entendimento e propor uma genealogia da sexualidade no contemporâneo e a sua projeção funcional na dimensão entre o digital e o subjetivo em um novo dispositivo da sexualidade. Sua manifestação destaca-se, cada vez mais, como algo irreversível, dramático e essencialmente sedutor. |
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