Qualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Richardson Augusto Rosendo da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Ilisdayne Thallita Soares da, Costa, Danyella Augusto Rosendo da Silva, Holanda, José Rebberty Rodrigo, Dantas, Sueleide Cristina, Torres, Gilson de Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31104
Resumo: Objetivo: Avaliar a qualidade da assistência prestada a portadores de HIV/AIDS, no centro de referência de tratamento da AIDS em Natal/RN, na perspectiva de profissionais de saúde. Métodos: Pesquisa avaliativa e quantitativa realizada em um hospital público de Natal/RN, de agosto de 2010 a julho de 2011, por meio de entrevista estruturada com os profissionais que atendem os portadores de HIV. Resultados: A avaliação do serviço foi considerada satisfatória por 58,8% dos entrevistados, destacando-se em nove indicadores: apoio oferecido pelo serviço, conveniência dos horários de atendimento, acolhimento, orientações fornecidas sobre o tratamento, pontualidade dos profissionais de saúde, disponibilidade de antirretrovirais, disponibilidade de exames laboratoriais, relacionamento profissional/usuário e facilidade de acesso ao serviço. Conclusão: Não houve diferença significativa quanto à satisfação em relação aos indicadores: pontualidade dos profissionais, conveniência dos horários e disponibilidade de exames laboratoriais.
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Acesso em: 01 out. 2020. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5068-5073.1809-6107 (online)2175-5361 (print)https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31104Objetivo: Avaliar a qualidade da assistência prestada a portadores de HIV/AIDS, no centro de referência de tratamento da AIDS em Natal/RN, na perspectiva de profissionais de saúde. Métodos: Pesquisa avaliativa e quantitativa realizada em um hospital público de Natal/RN, de agosto de 2010 a julho de 2011, por meio de entrevista estruturada com os profissionais que atendem os portadores de HIV. Resultados: A avaliação do serviço foi considerada satisfatória por 58,8% dos entrevistados, destacando-se em nove indicadores: apoio oferecido pelo serviço, conveniência dos horários de atendimento, acolhimento, orientações fornecidas sobre o tratamento, pontualidade dos profissionais de saúde, disponibilidade de antirretrovirais, disponibilidade de exames laboratoriais, relacionamento profissional/usuário e facilidade de acesso ao serviço. Conclusão: Não houve diferença significativa quanto à satisfação em relação aos indicadores: pontualidade dos profissionais, conveniência dos horários e disponibilidade de exames laboratoriais.Objective: To evaluate the quality of care provided for people with HIV/AIDS at the Reference Center for the treatment of AIDS in Natal-RN, in the health professionals’ perspective. Methods: Evaluative and quantitative research conducted in a public hospital in Natal/RN, from August 2010 to July 2011, through structured interviews with professionals who provide care for people with HIV. Results: The evaluation of the service was considered satisfactory by 58.8% of respondents, standing on nine indicators: support offered by the service, convenience of service hours, host, provided guidance on treatment, timeliness of health professionals, availability of antiretroviral drugs, availability of laboratory tests, professional/user relationship and ease of access to service. Conclusion: There was no significant difference in satisfaction with the indicators: punctuality of professionals, convenience of service timetables and availability of laboratory tests.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)Attribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHIVSíndrome de imunodeficiência adquiridaAvaliação de serviços de saúdeSatisfação do pacienteQualidade da assistência à saúdeAcquired immune deficiency syndromeAssessment of health servicesPatient satisfactionQuality of health careQualidade da atenção à saúde de portadores de HIV: opinião de profissionais de saúdeQuality of health care for HIV patients: health professionals’ viewCalidad de la atención a la salud de portadores de VIH: opinión de profesionales de saludinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQualidadeAtencaoSaude_Holanda_2016.pdfQualidadeAtencaoSaude_Holanda_2016.pdfapplication/pdf315002https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/1/QualidadeAtencaoSaude_Holanda_2016.pdfb8eba2e6875255439ab876f431796573MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/2/license_rdf728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTQualidadeAtençãoSaúde_Holanda_2016.pdf.txtQualidadeAtençãoSaúde_Holanda_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain32904https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/4/QualidadeAten%c3%a7%c3%a3oSa%c3%bade_Holanda_2016.pdf.txt6d3521f721e1780b43577cfd3d1c6899MD54THUMBNAILQualidadeAtençãoSaúde_Holanda_2016.pdf.jpgQualidadeAtençãoSaúde_Holanda_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1780https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31104/5/QualidadeAten%c3%a7%c3%a3oSa%c3%bade_Holanda_2016.pdf.jpg99593e9beebd2cfd061d1ce1b938f320MD55123456789/311042021-11-25 15:13:56.163oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-11-25T18:13:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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