Significações culturais e simbólicas do corpo do Balé Folclórico da Bahia: uma herança sagrada para a Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Olênia Aide Leal de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25186
Resumo: Nessa pesquisa, procuramos investigar o simbolismo das danças da cultura afro-brasileira apresentadas no espetáculo Herança Sagrada do Balé Folclórico da Bahia, sob a perspectiva do corpo fenomenológico de Merleau-ponty (1945, 1964), pautando a percepção como fonte subjetiva de conhecimento, possibilitada pela arte da dança, mais especificamente as danças populares aqui vistas como textos corpóreos que transcrevem marcas da cultura. É, portanto, na leitura de algumas coreografias da principal obra do grupo que nos debruçamos, as quais foram amplificadas e ressignificadas ao serem transmutadas dos terreiros e senzalas para os palcos, atribuindo novos sentidos culturais e simbólicos, além daqueles já construídos desde sua criação. Propomos ampliar não só os conceitos de cultura e símbolo, mas também preencher lacunas ainda existentes na área da Educação Física, no que tange a trabalhos que investiguem o corpo sob uma ótica ontológica sensível. Em busca desse objetivo, utilizamos o método fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty, por entendermos que o conhecimento que procuramos alcançar não se dá somente pela racionalização de um olhar distante do objeto, mas pelo que o ouvir, o ver e o sentir o fenômeno nos dá a pensar, a partir da sua apreciação potencializada pela redução fenomenológica, que suspende nossas certezas no mundo. Para conduzir esse entendimento, utilizamos as ferramentas e instrumentos propostos no livro A Análise dos Espetáculos, que vão desde a descrição das cenas e dos gestos dos bailarinos, até os elementos como música, luz, figurino, maquiagem, entre outros, que simultaneamente e unidos às entrevistas feitas com os integrantes do Balé, dão o sentido do espetáculo, dentro de uma dinâmica que liga os diferentes signos, construindo uma rede de significados que fizeram brotar saberes que foram refletidos conforme se anunciavam. Ao final, percebemos o corpo do Balé como um corpo em constante construção, um corpo aberto e inacabado que se constitui e desconstitui conforme suas relações. Entendemos que essas reflexões são de grande valor para Educação Física, pois propiciam um conhecimento sensível e aberto, livre de simplificações que o tornem incomplacente, além de ratificar o corpo como sensível exemplar, sem determinismos ou reducionismos que o vejam simplesmente como máquina. Essa visão pode ajudar a romper com estereótipos corporais presentes nessa área de conhecimento, livrando-o da instrumentalização ao entendê-lo como sujeito que se relaciona no mundo, percebendo e se expressando, guiado principalmente pelo desejo e pela necessidade de preencher-se significativamente.
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spelling Mesquita, Olênia Aide Leal deCosta, Elaine Melo de BritoPorpino, Karenine de OliveiraViana, Raimundo Nonato AssunçãoNobrega, Terezinha Petrucia daMedeiros, Rosie Marie Nascimento de2018-05-11T20:39:17Z2018-05-11T20:39:17Z2018-02-28MESQUITA, Olênia Aide Leal de. Significações culturais e simbólicas do corpo do Balé Folclórico da Bahia: uma herança sagrada para a Educação Física. 2018. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25186Nessa pesquisa, procuramos investigar o simbolismo das danças da cultura afro-brasileira apresentadas no espetáculo Herança Sagrada do Balé Folclórico da Bahia, sob a perspectiva do corpo fenomenológico de Merleau-ponty (1945, 1964), pautando a percepção como fonte subjetiva de conhecimento, possibilitada pela arte da dança, mais especificamente as danças populares aqui vistas como textos corpóreos que transcrevem marcas da cultura. É, portanto, na leitura de algumas coreografias da principal obra do grupo que nos debruçamos, as quais foram amplificadas e ressignificadas ao serem transmutadas dos terreiros e senzalas para os palcos, atribuindo novos sentidos culturais e simbólicos, além daqueles já construídos desde sua criação. Propomos ampliar não só os conceitos de cultura e símbolo, mas também preencher lacunas ainda existentes na área da Educação Física, no que tange a trabalhos que investiguem o corpo sob uma ótica ontológica sensível. Em busca desse objetivo, utilizamos o método fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty, por entendermos que o conhecimento que procuramos alcançar não se dá somente pela racionalização de um olhar distante do objeto, mas pelo que o ouvir, o ver e o sentir o fenômeno nos dá a pensar, a partir da sua apreciação potencializada pela redução fenomenológica, que suspende nossas certezas no mundo. Para conduzir esse entendimento, utilizamos as ferramentas e instrumentos propostos no livro A Análise dos Espetáculos, que vão desde a descrição das cenas e dos gestos dos bailarinos, até os elementos como música, luz, figurino, maquiagem, entre outros, que simultaneamente e unidos às entrevistas feitas com os integrantes do Balé, dão o sentido do espetáculo, dentro de uma dinâmica que liga os diferentes signos, construindo uma rede de significados que fizeram brotar saberes que foram refletidos conforme se anunciavam. Ao final, percebemos o corpo do Balé como um corpo em constante construção, um corpo aberto e inacabado que se constitui e desconstitui conforme suas relações. Entendemos que essas reflexões são de grande valor para Educação Física, pois propiciam um conhecimento sensível e aberto, livre de simplificações que o tornem incomplacente, além de ratificar o corpo como sensível exemplar, sem determinismos ou reducionismos que o vejam simplesmente como máquina. Essa visão pode ajudar a romper com estereótipos corporais presentes nessa área de conhecimento, livrando-o da instrumentalização ao entendê-lo como sujeito que se relaciona no mundo, percebendo e se expressando, guiado principalmente pelo desejo e pela necessidade de preencher-se significativamente.In this dissertation research we seek to investigate the symbolism of the dances of the Afro-Brazilian culture presented in the show Sacred Heritage of the Folkloric Ballet of Bahia, from the perspective of the phenomenological body of Merleau-ponty (1945, 1964), guiding perception as a subjective source of knowledge, made possible by the art of dance, more specifically the popular dances seen here as corporeal texts that transcribe the marks of culture. It is, therefore, in the reading of some choreographies of the main work of the group that we are dealing with, which have been amplified and re-signified by being transmuted from the “terreiros” and “senzalas” to the stage, attributing new cultural and symbolic senses, besides those already constructed since it’s creation. We propose to expand not only the concepts of culture and symbol, but also fill gaps still existing in the area with regard to works that investigate the body under a sensitive ontological view. In pursuit of this objective, we use the phenomenological method of Maurice Merleau-Ponty, because we understand that the knowledge we seek to achieve is not only due to the rationalization of a distant look at the object, but by what we hear, see and feel the phenomenon gives us to think, from it’s appreciation enhanced by the phenomenological reduction, that suspends our certainties in the world. To carry out this understanding, we use the tools and instruments proposed in the book The Analysis of the Spectacles, from the description of the scenes and gestures of the dancers, to the elements like music, light, costumes, makeup, among others, that simultaneously and united with the interviews with the Ballet members, give the sense of the spectacle, within a dynamic that connects the different signs, building a network of meanings that gave rise to knowledge that was reflected as they were announced. At the end, we perceive the body of the Ballet as a body in constant construction, an open and unfinished body that is constituted and deconstituted according to its relations. We understand that the reflections made are of great value for Physical Education, because they provide a sensitive and open knowledge, free of simplifications that make it incompetent, besides ratifying the body as an exemplary sensitive, without determinism or reductionism that simply sees it as machine. This view can help break with the body stereotypes present in this area of knowledge, releasing it from instrumentalization by understanding it as a subject that relates to the world, perceiving and expressing itself, guided primarily by desire and need to fill meaningfully.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICACulturaSímboloCorpo e Educação FísicaSignificações culturais e simbólicas do corpo do Balé Folclórico da Bahia: uma herança sagrada para a Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdfOleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdfapplication/pdf5246603https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25186/1/OleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdfacc2e29d8e9973285a8643fb783fd5aeMD51TEXTOleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdf.txtOleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain287894https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25186/2/OleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdf.txt7c8f29a56e770a270590084d71f2c644MD52THUMBNAILOleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdf.jpgOleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10036https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25186/3/OleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdf.jpgcb11e1bde08587d1e2f74781dadc7991MD53TEXTOleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdf.txtOleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain287894https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25186/2/OleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdf.txt7c8f29a56e770a270590084d71f2c644MD52THUMBNAILOleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdf.jpgOleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg10036https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25186/3/OleniaAideLealDeMesquita_DISSERT.pdf.jpgcb11e1bde08587d1e2f74781dadc7991MD53123456789/251862019-01-30 06:07:22.237oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25186Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T09:07:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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