Saúde mental de estudantes do ensino médio integrado do IFRN/Nova Cruz no retorno ao ensino presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Letícia Lima dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53952
Resumo: O presente trabalho aborda a implantação do ensino remoto emergencial devido à pandemia da Covid-19 e os impactos na saúde mental dos estudantes do 3º ano do curso técnico integrado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Nova Cruz (IFRN) no retorno ao ensino presencial. O problema central da pesquisa foi investigar quais as dificuldades socioemocionais enfrentadas pelos alunos do IFRN/NC a partir do término do ensino remoto emergencial e no retorno às atividades educacionais presenciais. Objetivou-se de forma geral refletir a respeito dos impactos na saúde mental dos estudantes do ensino médio integrado do IFRN Nova Cruz durante o ensino remoto emergencial e no retorno às atividades pedagógicas presenciais. Para consecução dos objetivos propostos e aprofundar a compreensão sobre o tema foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas obras de Saldanha (2020), Holges et al. (2020), Joye, Moreira e Rocha (2020) sobre o ensino remoto emergencial e Estanislau e Bressan (2014), Coelho et al. (2020), Silva e Rosa (2021) Pott (2020) e OMS (2022) a respeito da saúde mental. A metodologia utilizada foi exploratóriadescritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, além da aplicação de questionários aos discentes matriculados no curso técnico integrado em Administração, ofertado pelo IFRN Campus Nova Cruz, no período letivo de 2023.1. Como resultado, ressalta-se que durante o ensino remoto os discentes se sentiram frequentemente desmotivados, preocupados, ansiosos, e com dificuldade de concentração, mas também eram permeados por sensações positivas como a felicidade, e a esperança. No retorno ao presencial foi constatado com fator positivo a queda nos índices de desmotivação e permanência da esperança está relacionada ao “novo normal”, e o sentimento de felicidade. Entretanto, mantiveram-se os índices de preocupação, ansiedade e cansaço. A boa relação com familiares e amigos e a adesão a hábitos saudáveis foram elencadas como estratégias utilizadas para amenizar os impactos negativos do estado de saúde mental após o retorno presencial. Por considera-se a importância da escola e o suporte psicológico na vida desses estudantes, visando contribuir significativamente para a promoção da saúde mental, bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem no ambiente escolar.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53952Universidade Federal do Rio Grande do NortePedagogiaUFRNBrasilCentro de EducaçãoAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdolescentesEnsino remoto emergencialSaúde mentalSaúde mental de estudantes do ensino médio integrado do IFRN/Nova Cruz no retorno ao ensino presencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente trabalho aborda a implantação do ensino remoto emergencial devido à pandemia da Covid-19 e os impactos na saúde mental dos estudantes do 3º ano do curso técnico integrado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Nova Cruz (IFRN) no retorno ao ensino presencial. 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