Os (des)encontros polifônicos nas práticas discursivas e no fazer pedagógico de professores surdos do curso de Letras Libras da UFRN
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57143 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar os traços polifônicos existentes nas práticas discursivas e no fazer pedagógico de professores Surdos do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, assim como entender os modos de construção do corpo polifônico do Sujeito Surdo, entendendo-o como grotesco (BAKHTIN, 2010). A pesquisa aponta que há um vasto conteúdo inexplorado nesse campo discursivo da Libras, o que possibilitou uma análise discursiva abrangente, a partir do enunciado concreto, da esfera e da situação enunciativa em que se insere e dos corpos envolvidos no processo de enunciação. A pesquisa tem como base os estudos da Linguística Aplicada, pois, como área científica, tem como objeto de investigação a linguagem como prática social, nos mais diversos contextos em que surjam questões importantes sobre seu uso. Defende que a análise realizada é de grande relevância para estudos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada, por se tratar de um corpus linguístico, didático, pedagógico e que dá ênfase às vozes do Sul, às vozes da margem, abrangendo, assim, as características da transdisciplinaridade e transgressividade da pesquisa-ação que a Linguística Aplicada contemporânea propõe (MOITA LOPES, 2018c). Esta pesquisa é também de grande importância para os estudos linguísticos sobre a Libras, tendo em vista que traz uma análise sobre as questões linguísticas, ensino bilíngue, Estudos Surdos, Surdidade (LANE, 1992; LADD, 2013) e atrela isso às práticas docentes de professores Surdos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como resultado, as análises desenvolvidas nesta pesquisa e as categorias observadas apontam para relações de ensino-aprendizagem de Libras exitosas, principalmente no que tange às questões discursivas das aulas de professores Surdos do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte campus central. |
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Araújo, Hadassa Freire Gomes Rodrigues dehttps://orcid.org/0000-0002-9513-6730http://lattes.cnpq.br/4175207925493202https://orcid.org/0000-0003-1762-5210http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Pereira, Simone Lorena da SilvaBenini, Raquel Elizabeth Saes QuilesAlves, Maria da Penha Casado2024-01-03T17:18:02Z2024-01-03T17:18:02Z2022-12-29ARAÚJO, Hadassa Freire Gomes Rodrigues de. Os (des)encontros polifônicos nas práticas discursivas e no fazer pedagógico de professores surdos do curso de Letras Libras da UFRN. Orientadora: Dra. Maria da Penha Casado Alves. 2022. 178f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57143Esta pesquisa objetivou analisar os traços polifônicos existentes nas práticas discursivas e no fazer pedagógico de professores Surdos do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, assim como entender os modos de construção do corpo polifônico do Sujeito Surdo, entendendo-o como grotesco (BAKHTIN, 2010). A pesquisa aponta que há um vasto conteúdo inexplorado nesse campo discursivo da Libras, o que possibilitou uma análise discursiva abrangente, a partir do enunciado concreto, da esfera e da situação enunciativa em que se insere e dos corpos envolvidos no processo de enunciação. A pesquisa tem como base os estudos da Linguística Aplicada, pois, como área científica, tem como objeto de investigação a linguagem como prática social, nos mais diversos contextos em que surjam questões importantes sobre seu uso. Defende que a análise realizada é de grande relevância para estudos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada, por se tratar de um corpus linguístico, didático, pedagógico e que dá ênfase às vozes do Sul, às vozes da margem, abrangendo, assim, as características da transdisciplinaridade e transgressividade da pesquisa-ação que a Linguística Aplicada contemporânea propõe (MOITA LOPES, 2018c). Esta pesquisa é também de grande importância para os estudos linguísticos sobre a Libras, tendo em vista que traz uma análise sobre as questões linguísticas, ensino bilíngue, Estudos Surdos, Surdidade (LANE, 1992; LADD, 2013) e atrela isso às práticas docentes de professores Surdos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como resultado, as análises desenvolvidas nesta pesquisa e as categorias observadas apontam para relações de ensino-aprendizagem de Libras exitosas, principalmente no que tange às questões discursivas das aulas de professores Surdos do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte campus central.This research aims to analyze polyphony traits in the discursive and pedagogical practices of the Deaf professors from Letras Libras curse from Universidade Federal do Rio Grande do Norte, as well as to understand the ways of the construction of polyphonic body of Deaf subject, considering it is grotesque (BAKHTIN, 2010). This research points there is a diverse unexplored content in the discursive field of Libras that makes possible a wide discursive analyze, based on concrete statement, from scope and enunciative situation it is involved and bodies presented in the enunciative process. This research has as base Applied Linguistics studies, because, as a scientific area, it aims to investigate language as a social practice, in the diverse contexts that provides important questions related to the use of language. It sustains this analyze has a great relevance to the theoretical-methodological studies from Applied Linguistic, since it is a linguistic, didactic, pedagogical corpus that emphasizes South voices, voices from the edge, covering some characteristics related to trans-disciplinarity and transgressivity from research-action that Applied Linguistic contemporaneous proposes (MOITA LOPES, 2018c). This research is also important to the linguistic studies about Libras, since it brings an analyze related to linguistic questions, bilingual teaching, Deaf Studies, Deafhood (LANE, 1992; LADD, 2013), linking this to the teaching practices of Deaf Professors from Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As result, developed analyzes and categories from this research point successful teaching-learning of Libras relationship, mainly related to the discursive questions during class of Deaf professors from Letras Libras curse from Universidade Federal do Rio Grande do Norte central campus.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguística aplicadaProfessores surdosPolifoniaOs (des)encontros polifônicos nas práticas discursivas e no fazer pedagógico de professores surdos do curso de Letras Libras da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesencontrospolifonicospraticas_Araujo_2022.pdfapplication/pdf3398007https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57143/1/Desencontrospolifonicospraticas_Araujo_2022.pdf369f970b9ce0fbed922d1ef5e3e940c1MD51123456789/571432024-01-03 14:19:02.343oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57143Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-03T17:19:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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