Avaliação de propriedades e emissões atmosféricas de diesel microemulsionado com glicerina
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28880 |
Resumo: | Atualmente os combustíveis fósseis derivados do petróleo são amplamente utilizados para geração de energia/trabalho e isso tem aumentado às emissões de gases poluentes para a atmosfera, causando vários problemas. Para reduzir as emissões de SOx para a atmosfera a concentração de enxofre no diesel mineral brasileiro está atualmente limitada a 10 ppm e associado a isso tem-se a mistura de 10% em volume de biodiesel. O processo de tratamento para redução do enxofre diminui a lubricidade do diesel e a pode afetar o desempenho do motor. Em outro aspecto, o excesso de glicerina tem se tornado um problema para os produtores de biodiesel, pois não se consegue dar um destino final adequado. Diante disso, neste trabalho foram desenvolvidos sistemas combustíveis base diesel mineral ULSD microemulsionados com solução de glicerina e dois tensoativos do tipo nonilfenol etoxilados com 4 e 6 EO que fossem capazes de aproveitar o potencial energético da glicerina, promover melhora nas propriedades do diesel e reduzir emissões de poluentes. A análise termogravimétrica sugeriu perfis similares para os diferentes combustíveis formulados, mas com elevação dos parâmetros termogravimétricos, sendo as temperaturas de decomposição da ordem de 300 ºC. As energias de ativação apresentaram valores da ordem de 60 kJ/mol. Nos ensaios de lubricidade desenvolvidos no HFRR (Hight Frequency Reciprocating Rig) foram obtidos resultados de até o dobro da porcentagem de formação de filme lubrificante, redução de 0,053 no coeficiente de atrito e redução de 187 µm no tamanho da escara. Os resultados dos testes de consumo específico mostram que o aumento da concentração de água e glicerina nos sistemas aumentou o consumo de combustível em uma carga específica, e uma redução desse comportamento para cargas mais elevadas. Já para as analises de emissões em cada carga específica testada, percebeu-se o comportamento de redução de emissões de CO, CO2, NOx e da temperatura de saída dos gases, sendo obtida na melhor condição uma redução 19%, 5%, 11% e 10,5% respectivamente. |
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Uchôa, Igor Micael AlvesOliveira, Humberto Neves Maia deDantas Neto, Afonso AvelinoDuarte, Lindemberg de Jesus NogueiraEvangelista Neto, Alcivan AlmeidaFernandes, Manoel ReginaldoBarros Neto, Eduardo Lins de2020-05-04T18:53:11Z2020-05-04T18:53:11Z2019-12-06UCHÔA, Igor Micael Alves. Avaliação de propriedades e emissões atmosféricas de diesel microemulsionado com glicerina. 2019. 130f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28880Atualmente os combustíveis fósseis derivados do petróleo são amplamente utilizados para geração de energia/trabalho e isso tem aumentado às emissões de gases poluentes para a atmosfera, causando vários problemas. Para reduzir as emissões de SOx para a atmosfera a concentração de enxofre no diesel mineral brasileiro está atualmente limitada a 10 ppm e associado a isso tem-se a mistura de 10% em volume de biodiesel. O processo de tratamento para redução do enxofre diminui a lubricidade do diesel e a pode afetar o desempenho do motor. Em outro aspecto, o excesso de glicerina tem se tornado um problema para os produtores de biodiesel, pois não se consegue dar um destino final adequado. Diante disso, neste trabalho foram desenvolvidos sistemas combustíveis base diesel mineral ULSD microemulsionados com solução de glicerina e dois tensoativos do tipo nonilfenol etoxilados com 4 e 6 EO que fossem capazes de aproveitar o potencial energético da glicerina, promover melhora nas propriedades do diesel e reduzir emissões de poluentes. A análise termogravimétrica sugeriu perfis similares para os diferentes combustíveis formulados, mas com elevação dos parâmetros termogravimétricos, sendo as temperaturas de decomposição da ordem de 300 ºC. As energias de ativação apresentaram valores da ordem de 60 kJ/mol. Nos ensaios de lubricidade desenvolvidos no HFRR (Hight Frequency Reciprocating Rig) foram obtidos resultados de até o dobro da porcentagem de formação de filme lubrificante, redução de 0,053 no coeficiente de atrito e redução de 187 µm no tamanho da escara. Os resultados dos testes de consumo específico mostram que o aumento da concentração de água e glicerina nos sistemas aumentou o consumo de combustível em uma carga específica, e uma redução desse comportamento para cargas mais elevadas. Já para as analises de emissões em cada carga específica testada, percebeu-se o comportamento de redução de emissões de CO, CO2, NOx e da temperatura de saída dos gases, sendo obtida na melhor condição uma redução 19%, 5%, 11% e 10,5% respectivamente.Currently petroleum-based fossil fuels are widely used for power generation/work and this has increased emissions of polluting gases into the atmosphere, causing several problems. To reduce SOx emissions to the atmosphere the sulfur concentration in Brazilian mineral diesel is currently limited to 10 ppm and associated with this is the 10% by volume biodiesel mixture. The sulfur reduction treatment process decreases diesel lubricity and can affect engine performance. In another aspect, excess glycerin has become a problem for biodiesel producers because an adequate final destination cannot be given. Therefore, in this work were developed micro-emulsified ULSD mineral based fuel systems with glycerine solution and two 4 and 6 EO ethoxylated nonylphenol surfactants capable of harnessing the energy potential of glycerin, promoting improvement in diesel properties and reducing emissions of pollutants. The thermogravimetric analysis suggested similar profiles for the different formulated fuels, but with elevation of the thermogravimetric parameters, and the decomposition temperatures of the order of 300 ºC. The activation energies presented values of the order of 60 kJ/mol. In the lubricity tests developed in the HFRR (Hight Frequency Reciprocating Rig) results were obtained up to twice the percentage of lubricating film formation, 0.053 reduction in the friction coefficient and 187 µm reduction in the size of the eschar. Specific consumption test results show that increasing the concentration of water and glycerine in the systems increased fuel consumption at a specific load, and a reduction in this behavior for higher loads. As for the emissions analysis in each specific load tested, the behavior of reducing CO, CO2, NOx emissions and the outlet temperature of the gases was observed, being obtained in the best condition a reduction 19%, 5%, 11% and 10.5% respectively.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICAAnálise termogravimétricaEmissões de gasesGlicerinaHFRRAvaliação de propriedades e emissões atmosféricas de diesel microemulsionado com glicerinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaopropriedadesemissoes_Uchoa_2019.pdfapplication/pdf8049029https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28880/1/Avaliacaopropriedadesemissoes_Uchoa_2019.pdf49b147b5adfda773a7932c353026799eMD51TEXTAvaliacaopropriedadesemissoes_Uchoa_2019.pdf.txtAvaliacaopropriedadesemissoes_Uchoa_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain219188https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28880/2/Avaliacaopropriedadesemissoes_Uchoa_2019.pdf.txtbd387b50d0fb128c1c899fe8fb7d144bMD52THUMBNAILAvaliacaopropriedadesemissoes_Uchoa_2019.pdf.jpgAvaliacaopropriedadesemissoes_Uchoa_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1467https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28880/3/Avaliacaopropriedadesemissoes_Uchoa_2019.pdf.jpg1d4c639fbd4bd144c0e96701fc4335feMD53123456789/288802020-05-10 04:30:13.649oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28880Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-05-10T07:30:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Atualmente os combustíveis fósseis derivados do petróleo são amplamente utilizados para geração de energia/trabalho e isso tem aumentado às emissões de gases poluentes para a atmosfera, causando vários problemas. Para reduzir as emissões de SOx para a atmosfera a concentração de enxofre no diesel mineral brasileiro está atualmente limitada a 10 ppm e associado a isso tem-se a mistura de 10% em volume de biodiesel. O processo de tratamento para redução do enxofre diminui a lubricidade do diesel e a pode afetar o desempenho do motor. Em outro aspecto, o excesso de glicerina tem se tornado um problema para os produtores de biodiesel, pois não se consegue dar um destino final adequado. Diante disso, neste trabalho foram desenvolvidos sistemas combustíveis base diesel mineral ULSD microemulsionados com solução de glicerina e dois tensoativos do tipo nonilfenol etoxilados com 4 e 6 EO que fossem capazes de aproveitar o potencial energético da glicerina, promover melhora nas propriedades do diesel e reduzir emissões de poluentes. A análise termogravimétrica sugeriu perfis similares para os diferentes combustíveis formulados, mas com elevação dos parâmetros termogravimétricos, sendo as temperaturas de decomposição da ordem de 300 ºC. As energias de ativação apresentaram valores da ordem de 60 kJ/mol. Nos ensaios de lubricidade desenvolvidos no HFRR (Hight Frequency Reciprocating Rig) foram obtidos resultados de até o dobro da porcentagem de formação de filme lubrificante, redução de 0,053 no coeficiente de atrito e redução de 187 µm no tamanho da escara. Os resultados dos testes de consumo específico mostram que o aumento da concentração de água e glicerina nos sistemas aumentou o consumo de combustível em uma carga específica, e uma redução desse comportamento para cargas mais elevadas. Já para as analises de emissões em cada carga específica testada, percebeu-se o comportamento de redução de emissões de CO, CO2, NOx e da temperatura de saída dos gases, sendo obtida na melhor condição uma redução 19%, 5%, 11% e 10,5% respectivamente. |
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