Glicerina residual como agente lubrificante em óleo Diesel S10
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42957 |
Resumo: | Do ponto de vista ambiental, a queima do óleo Diesel apresenta grandes riscos ao planeta, pois ele gera resíduos de elevada toxicidade, como por exemplo, o óxido de nitrogênio (NOx), óxido de enxofre (SOx) e monóxido de carbono (CO). O enxofre e o nitrogênio são os responsáveis diretos pela lubricidade do óleo em partes internas do motor, retira-los de vez implicaria um aumento no desgaste de alguns componentes. Advindo de fontes renováveis, o Biodiesel apresenta-se como uma boa alternativa ao Diesel, ele possui uma queima mais limpa, poluindo menos o meio ambiente. Um dos problemas do Biodiesel é a produção acentuada de glicerina, produto de baixo valor comercial, mas que possui boas propriedades físico-químicas. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar o potencial da glicerina residual da produção de biodiesel como agente lubrificante em óleo Diesel s10, o mais comum no país, no intuito de melhorar sua propriedade de lubrificação. A glicerina residual (bruta) necessita passar pelo processo de purificação para não prejudicar o funcionamento do motor. Neste estudo, a purificação foi realizada em dois estágios, sendo o primeiro com ácido fosfórico, para fazer a separação entre o glicerol e os sais e ácidos graxos (pré-purificação). Na segunda etapa, carvão ativado foi empregado para retirar pequenas impurezas, coloração e odores que ainda poderiam estar presentes (purificação). As amostras em estudo foram avaliadas quanto às suas propriedades físico-químicas e espectroscópicas. Os resultados revelaram que o método de purificação foi eficiente para a glicerina analisada. A glicerina purificada foi usada para aditivar o diesel em diferentes concentrações. Analise no High Frequency Reciprocating Rig (HFRR) mostraram que para a amostra com 10% de glicerina, houve uma diminuição de 12% no nível de escaras. A formação do filme de lubrificação também apresentou melhora. Comparando a reologia das amostras, pode-se perceber que a presença da glicerina não altera de modo considerável os resultados. |
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Teixeira Araujo de Freitas, Allysson MastrângeloMousinho Lago, DanielGomes de Oliveira, Keversonde Campos Bicudo, Tatiana2019-07-04T00:00:27Z2021-10-05T15:58:15Z2019-07-04T00:00:27Z2021-10-05T15:58:15Z2019-06-2520170008555FREITAS, ALLYSSON MASTRÂNGELO TEIXEIRA ARAUJO DE. GLICERINA RESIDUAL COMO AGENTE LUBRIFICANTE EM ÓLEO DIESEL S10. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42957Do ponto de vista ambiental, a queima do óleo Diesel apresenta grandes riscos ao planeta, pois ele gera resíduos de elevada toxicidade, como por exemplo, o óxido de nitrogênio (NOx), óxido de enxofre (SOx) e monóxido de carbono (CO). O enxofre e o nitrogênio são os responsáveis diretos pela lubricidade do óleo em partes internas do motor, retira-los de vez implicaria um aumento no desgaste de alguns componentes. Advindo de fontes renováveis, o Biodiesel apresenta-se como uma boa alternativa ao Diesel, ele possui uma queima mais limpa, poluindo menos o meio ambiente. Um dos problemas do Biodiesel é a produção acentuada de glicerina, produto de baixo valor comercial, mas que possui boas propriedades físico-químicas. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar o potencial da glicerina residual da produção de biodiesel como agente lubrificante em óleo Diesel s10, o mais comum no país, no intuito de melhorar sua propriedade de lubrificação. A glicerina residual (bruta) necessita passar pelo processo de purificação para não prejudicar o funcionamento do motor. Neste estudo, a purificação foi realizada em dois estágios, sendo o primeiro com ácido fosfórico, para fazer a separação entre o glicerol e os sais e ácidos graxos (pré-purificação). Na segunda etapa, carvão ativado foi empregado para retirar pequenas impurezas, coloração e odores que ainda poderiam estar presentes (purificação). As amostras em estudo foram avaliadas quanto às suas propriedades físico-químicas e espectroscópicas. Os resultados revelaram que o método de purificação foi eficiente para a glicerina analisada. A glicerina purificada foi usada para aditivar o diesel em diferentes concentrações. Analise no High Frequency Reciprocating Rig (HFRR) mostraram que para a amostra com 10% de glicerina, houve uma diminuição de 12% no nível de escaras. A formação do filme de lubrificação também apresentou melhora. Comparando a reologia das amostras, pode-se perceber que a presença da glicerina não altera de modo considerável os resultados.From the environmental point of view, the use of diesel fuel poses great risks to the planet, as it also produces high toxicity, such as nitrogen oxides (NOx), sulfur oxides (SOx) and carbon monoxide (CO). Sulfur and nitrogen are the directors of oil lubrication on the internal parts of the engine, it implicitly takes away an increase in the wear of some components. Biodiesel presents itself as a good alternative to diesel, coming from renewable sources, has a cleaner burning, less polluting the environment. One of the problems of Biodiesel is the strong production of glycerine, a product of low commercial value, but with good physical-chemical properties. Thus, the present study is useful the residual glycerin potential of biodiesel production, as is the case of diesel oil s10, the most common in the country, in order to improve its property of lubrication. A residual glycerin (crude) for the purification process for engine malfunction. In this study, the purification was performed in two stages, the first one was with a phosphoric, to make a separation between glycerol and salts and fatty acids (pre-purification). In the second one, the consumption of alcoholic beverages is an option that can be consumed in small quantities, coloration and odors that are still present (purification). As study samples, their physical-chemical and spectroscopic properties were evaluated. The results revealed that the purification method was efficient for an analyzed glycerin. Purified glycerine was used to add diesel at different concentrations. The High Frequency Reciprocating Rig (HFRR) Analysis showed that for a sample with 10% glycerin, there was a 12% decrease in the level of bedsores. The formation of the lubrication film has also been improved. Comparing the rheology of the samples, it can be seen that the presence of glycerine does not alter the considerable mode, the results of the components.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia MecânicaGlicerinaDieselLubrificaçãoHFRRGlicerina residual como agente lubrificante em óleo Diesel S10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAllysson_TCC_Mecanica_final.pdfGlicerina residual como agente lubrificante em óleo Diesel S10application/pdf1004972https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42957/1/Allysson_TCC_Mecanica_final.pdf4add363f2fbd817ffb8a9a64d4b667b0MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42957/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42957/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53TEXTAllysson_TCC_Mecanica_final.pdf.txtExtracted texttext/plain51581https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42957/4/Allysson_TCC_Mecanica_final.pdf.txt8dad4d1ca22e38b11aecb2fe1ef38faeMD54123456789/429572023-03-01 12:54:53.932oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-01T15:54:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Do ponto de vista ambiental, a queima do óleo Diesel apresenta grandes riscos ao planeta, pois ele gera resíduos de elevada toxicidade, como por exemplo, o óxido de nitrogênio (NOx), óxido de enxofre (SOx) e monóxido de carbono (CO). O enxofre e o nitrogênio são os responsáveis diretos pela lubricidade do óleo em partes internas do motor, retira-los de vez implicaria um aumento no desgaste de alguns componentes. Advindo de fontes renováveis, o Biodiesel apresenta-se como uma boa alternativa ao Diesel, ele possui uma queima mais limpa, poluindo menos o meio ambiente. Um dos problemas do Biodiesel é a produção acentuada de glicerina, produto de baixo valor comercial, mas que possui boas propriedades físico-químicas. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar o potencial da glicerina residual da produção de biodiesel como agente lubrificante em óleo Diesel s10, o mais comum no país, no intuito de melhorar sua propriedade de lubrificação. A glicerina residual (bruta) necessita passar pelo processo de purificação para não prejudicar o funcionamento do motor. Neste estudo, a purificação foi realizada em dois estágios, sendo o primeiro com ácido fosfórico, para fazer a separação entre o glicerol e os sais e ácidos graxos (pré-purificação). Na segunda etapa, carvão ativado foi empregado para retirar pequenas impurezas, coloração e odores que ainda poderiam estar presentes (purificação). As amostras em estudo foram avaliadas quanto às suas propriedades físico-químicas e espectroscópicas. Os resultados revelaram que o método de purificação foi eficiente para a glicerina analisada. A glicerina purificada foi usada para aditivar o diesel em diferentes concentrações. Analise no High Frequency Reciprocating Rig (HFRR) mostraram que para a amostra com 10% de glicerina, houve uma diminuição de 12% no nível de escaras. A formação do filme de lubrificação também apresentou melhora. Comparando a reologia das amostras, pode-se perceber que a presença da glicerina não altera de modo considerável os resultados. |
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