A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Everson Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21250
Resumo: A presente pesquisa investiga autilização da Pedagogia de Projetos como metodologia para o ensino de música nas escolas de Educação Básica da cidade de Natal-RN. Tem como principal objetivo analisar de que forma essa metodologia é utilizada nas aulas de música no contexto escolar e quais as suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem musical. Como objetivos específicos buscou-se: fazer um levantamento para identificar os professores de música na educação básica que declaram utilizar a Pedagogia de Projetos como metodologia para suas aulas; identificar as correspondências entre a teoria da pedagogia de projetos e suas práticas nas aulas de música nas escolas pesquisadas e analisar as contribuições da Pedagogia de Projetos para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de música na escola.As principais bases teóricas adotadas como referência para este trabalho são de autores das áreas da Educação - Boutinet (2002), Hernández (1998; 200), Antunes (2001), Cavalcante (2009) - e da Educação Musical- Penna (2008), Fonterrada (2008), Queiroz (2012), com o intuito de identificar as relações e fundamentar as discussões e possibilidades da associação entre a Pedagogia de Projetos e a atual situação da música como parte do currículo escolar brasileiro. Para a coleta de dados, foram utilizadas estratégias metodológicas mista, de abordagens qualitativa equantitativa que se complementaram para melhor responder as necessidades da pesquisa. Através da aplicação de um questionário, buscou-se identificar quais as escolas e professores de música que declaravam trabalhar com a Pedagogia de ProjetosApartir desses resultados, foram escolhidas duas escolas, uma escola da rede particular e outra da rede pública para a realização de observação participante, em duas turmas, acompanhando o desenvolvimento de aulas de música baseadas na Pedagogia de Projetos, registrando os dados em diário de campo e gravações de áudio e vídeo. Os resultados desse trabalho evidenciam que a Pedagogia de Projetos é uma metodologia bastante utilizada pelos professores de música de Natal/RN, que contribui para a integração de conteúdos e disciplinas e envolve os alunos nas atividades despertando interesse e contribuindo para o desenvolvimento da educação musical escolar. Porém, foi identificado que muitas das concepções dos professores sobre projetos são confusas, por ambiguidades provenientes da utilização do termo em diversos âmbitos e sob diversas perspectivas teóricas, bem como, pela carência de publicações que abordem o ensino de música através da Pedagogia de Projetos. Espera-se que esse estudo fomente discussões e pesquisas a respeito da Pedagogia de Projetos aplicada ao ensino de música na Educação Básica.
id UFRN_cdaaa3e5e9d67e96b788b62e64b1d288
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21250
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fernandes, Everson Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9063436919256931http://lattes.cnpq.br/3105836389884284Cavalcante, Christianne Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/5337718629104196Almeida, Cristiane Maria Galdino dehttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595Carvalho, Valeria Lázaro de2016-08-24T23:02:50Z2016-08-24T23:02:50Z2016-03-11FERNANDES, Everson Ferreira. A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN. 2016. 159f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21250A presente pesquisa investiga autilização da Pedagogia de Projetos como metodologia para o ensino de música nas escolas de Educação Básica da cidade de Natal-RN. Tem como principal objetivo analisar de que forma essa metodologia é utilizada nas aulas de música no contexto escolar e quais as suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem musical. Como objetivos específicos buscou-se: fazer um levantamento para identificar os professores de música na educação básica que declaram utilizar a Pedagogia de Projetos como metodologia para suas aulas; identificar as correspondências entre a teoria da pedagogia de projetos e suas práticas nas aulas de música nas escolas pesquisadas e analisar as contribuições da Pedagogia de Projetos para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de música na escola.As principais bases teóricas adotadas como referência para este trabalho são de autores das áreas da Educação - Boutinet (2002), Hernández (1998; 200), Antunes (2001), Cavalcante (2009) - e da Educação Musical- Penna (2008), Fonterrada (2008), Queiroz (2012), com o intuito de identificar as relações e fundamentar as discussões e possibilidades da associação entre a Pedagogia de Projetos e a atual situação da música como parte do currículo escolar brasileiro. Para a coleta de dados, foram utilizadas estratégias metodológicas mista, de abordagens qualitativa equantitativa que se complementaram para melhor responder as necessidades da pesquisa. Através da aplicação de um questionário, buscou-se identificar quais as escolas e professores de música que declaravam trabalhar com a Pedagogia de ProjetosApartir desses resultados, foram escolhidas duas escolas, uma escola da rede particular e outra da rede pública para a realização de observação participante, em duas turmas, acompanhando o desenvolvimento de aulas de música baseadas na Pedagogia de Projetos, registrando os dados em diário de campo e gravações de áudio e vídeo. Os resultados desse trabalho evidenciam que a Pedagogia de Projetos é uma metodologia bastante utilizada pelos professores de música de Natal/RN, que contribui para a integração de conteúdos e disciplinas e envolve os alunos nas atividades despertando interesse e contribuindo para o desenvolvimento da educação musical escolar. Porém, foi identificado que muitas das concepções dos professores sobre projetos são confusas, por ambiguidades provenientes da utilização do termo em diversos âmbitos e sob diversas perspectivas teóricas, bem como, pela carência de publicações que abordem o ensino de música através da Pedagogia de Projetos. Espera-se que esse estudo fomente discussões e pesquisas a respeito da Pedagogia de Projetos aplicada ao ensino de música na Educação Básica.This research aims to investigate the use of Project based learning as a method for teaching music in Elementary Schools located in Natal, RN. Its main objective is to analyze how this method is used during the classes of music at school context and which are its implications to the process of music learning acquirement. The specific objectives comprise: gathering the music teachers in preschool that work with project based learning as a method for their classes; identifying how the theory meets their practice; and analyzing how project based learning contributes to the learning process of music within schools. The main scholars adopted as theoretical reference were Boutinet (2002), Hernández (1998; 200), Antunes (2001), Cavalcante (2009), from Education area; and Penna (2008), Fonterrada (2008), Queiroz (2012), regarding Musical Education. Such choice was made in views of identifying the relationship and how project based pedagogy associates to the current Brazil school curriculum. For data collection, mixed methodological strategies were used, of qualitative and quantitative approaches that are complementary for better meeting the research needs. By applying a questionnaire, it was sought to identify the music schools and teachers who reported working with project based learning. Based on these results were selected two schools, one private school and one public school to perform a participant observation in two groups following the development of music classes based on project based learning, and the information were recorded in a diary of audio and video recordings. The results of this work show that the Project Education is a methodology frequently used by music teachers from Natal/ RN contributing to the integration of content and subjects and engages students in activities awakening interest and contributing to the development of music education at school. However, it was identified that many of the conceptions of the teachers about projects are confused by ambiguities from the use of the term in different areas and in various theoretical perspectives as well as the lack of publications that address the music education through the project based learning. It is hoped that this study provides discussions and research about the project based learning applied to music education in elementary school.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEducação básicaPedagogia de projetosMúsica na escolaA pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEversonFerreiraFernandes_DISSERT.pdfEversonFerreiraFernandes_DISSERT.pdfapplication/pdf4345174https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21250/1/EversonFerreiraFernandes_DISSERT.pdfdad6b8524c62a97e6a161f7f408f34f9MD51TEXTEversonFerreiraFernandes_DISSERT.pdf.txtEversonFerreiraFernandes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain360220https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21250/6/EversonFerreiraFernandes_DISSERT.pdf.txt3749fa9b831b71499bc5f02dd03a1c6dMD56THUMBNAILEversonFerreiraFernandes_DISSERT.pdf.jpgEversonFerreiraFernandes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2287https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21250/7/EversonFerreiraFernandes_DISSERT.pdf.jpg50b8be28055636b9e8853cc3c715bd83MD57123456789/212502017-11-04 09:18:19.741oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21250Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T12:18:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN
title A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN
spellingShingle A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN
Fernandes, Everson Ferreira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação básica
Pedagogia de projetos
Música na escola
title_short A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN
title_full A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN
title_fullStr A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN
title_full_unstemmed A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN
title_sort A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN
author Fernandes, Everson Ferreira
author_facet Fernandes, Everson Ferreira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9063436919256931
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3105836389884284
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cavalcante, Christianne Medeiros
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5337718629104196
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Almeida, Cristiane Maria Galdino de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7567236180576595
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Everson Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Valeria Lázaro de
contributor_str_mv Carvalho, Valeria Lázaro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação básica
Pedagogia de projetos
Música na escola
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Pedagogia de projetos
Música na escola
description A presente pesquisa investiga autilização da Pedagogia de Projetos como metodologia para o ensino de música nas escolas de Educação Básica da cidade de Natal-RN. Tem como principal objetivo analisar de que forma essa metodologia é utilizada nas aulas de música no contexto escolar e quais as suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem musical. Como objetivos específicos buscou-se: fazer um levantamento para identificar os professores de música na educação básica que declaram utilizar a Pedagogia de Projetos como metodologia para suas aulas; identificar as correspondências entre a teoria da pedagogia de projetos e suas práticas nas aulas de música nas escolas pesquisadas e analisar as contribuições da Pedagogia de Projetos para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de música na escola.As principais bases teóricas adotadas como referência para este trabalho são de autores das áreas da Educação - Boutinet (2002), Hernández (1998; 200), Antunes (2001), Cavalcante (2009) - e da Educação Musical- Penna (2008), Fonterrada (2008), Queiroz (2012), com o intuito de identificar as relações e fundamentar as discussões e possibilidades da associação entre a Pedagogia de Projetos e a atual situação da música como parte do currículo escolar brasileiro. Para a coleta de dados, foram utilizadas estratégias metodológicas mista, de abordagens qualitativa equantitativa que se complementaram para melhor responder as necessidades da pesquisa. Através da aplicação de um questionário, buscou-se identificar quais as escolas e professores de música que declaravam trabalhar com a Pedagogia de ProjetosApartir desses resultados, foram escolhidas duas escolas, uma escola da rede particular e outra da rede pública para a realização de observação participante, em duas turmas, acompanhando o desenvolvimento de aulas de música baseadas na Pedagogia de Projetos, registrando os dados em diário de campo e gravações de áudio e vídeo. Os resultados desse trabalho evidenciam que a Pedagogia de Projetos é uma metodologia bastante utilizada pelos professores de música de Natal/RN, que contribui para a integração de conteúdos e disciplinas e envolve os alunos nas atividades despertando interesse e contribuindo para o desenvolvimento da educação musical escolar. Porém, foi identificado que muitas das concepções dos professores sobre projetos são confusas, por ambiguidades provenientes da utilização do termo em diversos âmbitos e sob diversas perspectivas teóricas, bem como, pela carência de publicações que abordem o ensino de música através da Pedagogia de Projetos. Espera-se que esse estudo fomente discussões e pesquisas a respeito da Pedagogia de Projetos aplicada ao ensino de música na Educação Básica.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-24T23:02:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-24T23:02:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Everson Ferreira. A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN. 2016. 159f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21250
identifier_str_mv FERNANDES, Everson Ferreira. A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN. 2016. 159f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21250/1/EversonFerreiraFernandes_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21250/6/EversonFerreiraFernandes_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21250/7/EversonFerreiraFernandes_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dad6b8524c62a97e6a161f7f408f34f9
3749fa9b831b71499bc5f02dd03a1c6d
50b8be28055636b9e8853cc3c715bd83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117706406690816