As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Maria Betânia Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13816
Resumo: Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
id UFRN_1c1374fec89db1f4a024361c1c1f6468
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13816
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Torres, Maria Betânia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/1623941842037132http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4Souza, Cimone Rozendo dehttp://lattes.cnpq.br/8227598190372706Costa, Fernando Bastoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769916A5&dataRevisao=nullSilva, Edinea Alcantara de Barros ehttp://lattes.cnpq.br/1391574374715458Lima, Gustavo Ferreira da Costahttp://lattes.cnpq.br/81532974245597892014-12-17T14:20:27Z2013-07-022014-12-17T14:20:27Z2013-03-08TORRES, Maria Betânia Ribeiro. As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN. 2013. 227 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13816Universidade Estadual do Rio Grande do NorteEste trabalho assumiu o desafio de ter, como objeto de pesquisa, uma temática interdisciplinar de forte tradição em outras áreas de conhecimento do que nas ciências sociais. Mesmo porque as ciências sociais, até pouco tempo atrás, impunham para a sociedade o paradigma dominante da fé no progresso e na racionalidade humana. Ademais, no âmbito das ciências sociais, mais especificamente, da sociologia ambiental, importa considerar que além das variáveis puramente sociais, variáveis biofísicas também afetam a estrutura e as mudanças sociais. O objetivo central foi compreender se as práticas de educação ambiental, desenvolvidas em escolas públicas estaduais e municipais, localizadas nas proximidades dos rios Potengi e Mossoró, das cidades do Natal e Mossoró-RN, respectivamente, estavam contribuindo para possíveis ressignificações da relação sociedade-natureza, por meio da fala de professores de escolas públicas, considerada, neste estudo, como um discurso competente e legítimo para a abordagem das mudanças das práticas sociais em relação à questão socioambiental, a partir do espaço da vida escolar. Para tanto, tomamos como referências, para a orientação teórico-metodológica deste estudo, a noção de campo social e habitus de Pierre Bourdieu, como eixo central para explicar a relação sociedade-natureza. O pensamento de Bourdieu é de importância central para as ciências humanas, e como um autor contemporâneo, a ele é concedido o respeito devido a um dos clássicos. Para Bourdieu, os condicionamentos materiais e simbólicos agem sobre a sociedade e os indivíduos, numa complexa relação histórica e de interdependência. A abordagem cidade-natureza, nos tempos atuais, incide, neste trabalho, no debate em torno da relação cidades, rios e educação ambiental. Nesse sentido, recorremos a autores da geografia e da arquitetura e urbanismo para tratar das questões que envolvem a cisão e reconciliação das cidades com seus rios. Esta pesquisa empregou como método a combinação das abordagens quantitativas e qualitativas, na construção dos seus dados para uma melhor compreensão da educação ambiental, enquanto um fenômeno social dos tempos atuais da relação sociedade-natureza, observando-se pontos de convergência, diferença e combinação. A hipótese principal foi a de que estaria em construção de um habitus socioambiental em contraposição ao habitus utilitarista, numa visão mais ampliada da questão ambiental, advindo dessas práticas, em que pese o ambiente da vida social educativa de Natal e de Mossoró. A nossa análise procurou mostrar a existência de processos de ressignificação da relação sociedade-natureza, em construção no espaço de escolas públicas, configuradas na ampliação dos interesses dos estudantes sobre as questões ambientais. Nesse sentido, os temas lixo, água e rios foram ressaltados como fios condutores aos propósitos de mudanças de atitudes e valores em relação à natureza. Embora os projetos e práticas de educação ambiental, desenvolvidos nas escolas públicas de Natal e Mossoró, não alterem as desigualdades socioambientais, mesmo assim, eles têm, em que pese as condições físicas do espaço escolar, possibilitado trocar as lentes dos olhares sobre a natureza da comunidade escolarapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRNBRDesenvolvimento Regional; Cultura e RepresentaçõesCampo da educação ambiental. Habitus socioambiental. Cidades. Rios. RessignificaçãoField of environmental education. Socio-environmental habitus. Cities. Rivers. ResignificationCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISAs cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdfapplication/pdf4128850https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/1/CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf1613490be0ddace9b9de02a8672dfb20MD51TEXTMariaBRT_TESE.pdf.txtMariaBRT_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain469294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/6/MariaBRT_TESE.pdf.txt250a0731506330c2f80c56b704c60f22MD56CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.txtCidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain467677https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/8/CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.txtd233dbb9d9dc8860b14021de7e94feb2MD58THUMBNAILMariaBRT_TESE.pdf.jpgMariaBRT_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2260https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/7/MariaBRT_TESE.pdf.jpg880cde6c6388bed1b448e89142641ee8MD57CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.jpgCidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/9/CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.jpg3a86be0bd0862c1acc4e0b7d09c200afMD59123456789/138162019-05-26 02:59:49.996oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13816Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:59:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN
title As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN
spellingShingle As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN
Torres, Maria Betânia Ribeiro
Campo da educação ambiental. Habitus socioambiental. Cidades. Rios. Ressignificação
Field of environmental education. Socio-environmental habitus. Cities. Rivers. Resignification
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
title_short As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN
title_full As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN
title_fullStr As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN
title_full_unstemmed As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN
title_sort As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN
author Torres, Maria Betânia Ribeiro
author_facet Torres, Maria Betânia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1623941842037132
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Souza, Cimone Rozendo de
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8227598190372706
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Costa, Fernando Bastos
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769916A5&dataRevisao=null
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Silva, Edinea Alcantara de Barros e
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1391574374715458
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Lima, Gustavo Ferreira da Costa
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8153297424559789
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Maria Betânia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Campo da educação ambiental. Habitus socioambiental. Cidades. Rios. Ressignificação
topic Campo da educação ambiental. Habitus socioambiental. Cidades. Rios. Ressignificação
Field of environmental education. Socio-environmental habitus. Cities. Rivers. Resignification
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
dc.subject.eng.fl_str_mv Field of environmental education. Socio-environmental habitus. Cities. Rivers. Resignification
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
description Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-02
2014-12-17T14:20:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:20:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TORRES, Maria Betânia Ribeiro. As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN. 2013. 227 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13816
identifier_str_mv TORRES, Maria Betânia Ribeiro. As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN. 2013. 227 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/1/CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/6/MariaBRT_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/8/CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/7/MariaBRT_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/9/CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1613490be0ddace9b9de02a8672dfb20
250a0731506330c2f80c56b704c60f22
d233dbb9d9dc8860b14021de7e94feb2
880cde6c6388bed1b448e89142641ee8
3a86be0bd0862c1acc4e0b7d09c200af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117873315872768