As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13816 |
Resumo: | Universidade Estadual do Rio Grande do Norte |
id |
UFRN_1c1374fec89db1f4a024361c1c1f6468 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13816 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Torres, Maria Betânia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/1623941842037132http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4Souza, Cimone Rozendo dehttp://lattes.cnpq.br/8227598190372706Costa, Fernando Bastoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769916A5&dataRevisao=nullSilva, Edinea Alcantara de Barros ehttp://lattes.cnpq.br/1391574374715458Lima, Gustavo Ferreira da Costahttp://lattes.cnpq.br/81532974245597892014-12-17T14:20:27Z2013-07-022014-12-17T14:20:27Z2013-03-08TORRES, Maria Betânia Ribeiro. As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN. 2013. 227 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13816Universidade Estadual do Rio Grande do NorteEste trabalho assumiu o desafio de ter, como objeto de pesquisa, uma temática interdisciplinar de forte tradição em outras áreas de conhecimento do que nas ciências sociais. Mesmo porque as ciências sociais, até pouco tempo atrás, impunham para a sociedade o paradigma dominante da fé no progresso e na racionalidade humana. Ademais, no âmbito das ciências sociais, mais especificamente, da sociologia ambiental, importa considerar que além das variáveis puramente sociais, variáveis biofísicas também afetam a estrutura e as mudanças sociais. O objetivo central foi compreender se as práticas de educação ambiental, desenvolvidas em escolas públicas estaduais e municipais, localizadas nas proximidades dos rios Potengi e Mossoró, das cidades do Natal e Mossoró-RN, respectivamente, estavam contribuindo para possíveis ressignificações da relação sociedade-natureza, por meio da fala de professores de escolas públicas, considerada, neste estudo, como um discurso competente e legítimo para a abordagem das mudanças das práticas sociais em relação à questão socioambiental, a partir do espaço da vida escolar. Para tanto, tomamos como referências, para a orientação teórico-metodológica deste estudo, a noção de campo social e habitus de Pierre Bourdieu, como eixo central para explicar a relação sociedade-natureza. O pensamento de Bourdieu é de importância central para as ciências humanas, e como um autor contemporâneo, a ele é concedido o respeito devido a um dos clássicos. Para Bourdieu, os condicionamentos materiais e simbólicos agem sobre a sociedade e os indivíduos, numa complexa relação histórica e de interdependência. A abordagem cidade-natureza, nos tempos atuais, incide, neste trabalho, no debate em torno da relação cidades, rios e educação ambiental. Nesse sentido, recorremos a autores da geografia e da arquitetura e urbanismo para tratar das questões que envolvem a cisão e reconciliação das cidades com seus rios. Esta pesquisa empregou como método a combinação das abordagens quantitativas e qualitativas, na construção dos seus dados para uma melhor compreensão da educação ambiental, enquanto um fenômeno social dos tempos atuais da relação sociedade-natureza, observando-se pontos de convergência, diferença e combinação. A hipótese principal foi a de que estaria em construção de um habitus socioambiental em contraposição ao habitus utilitarista, numa visão mais ampliada da questão ambiental, advindo dessas práticas, em que pese o ambiente da vida social educativa de Natal e de Mossoró. A nossa análise procurou mostrar a existência de processos de ressignificação da relação sociedade-natureza, em construção no espaço de escolas públicas, configuradas na ampliação dos interesses dos estudantes sobre as questões ambientais. Nesse sentido, os temas lixo, água e rios foram ressaltados como fios condutores aos propósitos de mudanças de atitudes e valores em relação à natureza. Embora os projetos e práticas de educação ambiental, desenvolvidos nas escolas públicas de Natal e Mossoró, não alterem as desigualdades socioambientais, mesmo assim, eles têm, em que pese as condições físicas do espaço escolar, possibilitado trocar as lentes dos olhares sobre a natureza da comunidade escolarapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRNBRDesenvolvimento Regional; Cultura e RepresentaçõesCampo da educação ambiental. Habitus socioambiental. Cidades. Rios. RessignificaçãoField of environmental education. Socio-environmental habitus. Cities. Rivers. ResignificationCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISAs cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdfapplication/pdf4128850https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/1/CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf1613490be0ddace9b9de02a8672dfb20MD51TEXTMariaBRT_TESE.pdf.txtMariaBRT_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain469294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/6/MariaBRT_TESE.pdf.txt250a0731506330c2f80c56b704c60f22MD56CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.txtCidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain467677https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/8/CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.txtd233dbb9d9dc8860b14021de7e94feb2MD58THUMBNAILMariaBRT_TESE.pdf.jpgMariaBRT_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2260https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/7/MariaBRT_TESE.pdf.jpg880cde6c6388bed1b448e89142641ee8MD57CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.jpgCidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/9/CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.jpg3a86be0bd0862c1acc4e0b7d09c200afMD59123456789/138162019-05-26 02:59:49.996oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13816Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:59:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN |
title |
As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN |
spellingShingle |
As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN Torres, Maria Betânia Ribeiro Campo da educação ambiental. Habitus socioambiental. Cidades. Rios. Ressignificação Field of environmental education. Socio-environmental habitus. Cities. Rivers. Resignification CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
title_short |
As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN |
title_full |
As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN |
title_fullStr |
As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN |
title_full_unstemmed |
As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN |
title_sort |
As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN |
author |
Torres, Maria Betânia Ribeiro |
author_facet |
Torres, Maria Betânia Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1623941842037132 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Souza, Cimone Rozendo de |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8227598190372706 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Costa, Fernando Bastos |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769916A5&dataRevisao=null |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Edinea Alcantara de Barros e |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1391574374715458 |
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv |
Lima, Gustavo Ferreira da Costa |
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8153297424559789 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Maria Betânia Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campo da educação ambiental. Habitus socioambiental. Cidades. Rios. Ressignificação |
topic |
Campo da educação ambiental. Habitus socioambiental. Cidades. Rios. Ressignificação Field of environmental education. Socio-environmental habitus. Cities. Rivers. Resignification CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Field of environmental education. Socio-environmental habitus. Cities. Rivers. Resignification |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
description |
Universidade Estadual do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-07-02 2014-12-17T14:20:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:20:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TORRES, Maria Betânia Ribeiro. As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN. 2013. 227 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13816 |
identifier_str_mv |
TORRES, Maria Betânia Ribeiro. As cidades, os rios e as escolas: um estudo das práticas de educação ambiental nas cidades de Natal e Mossoró-RN. 2013. 227 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/1/CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/6/MariaBRT_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/8/CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/7/MariaBRT_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13816/9/CidadesRiosEscolas_Torres_2013.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1613490be0ddace9b9de02a8672dfb20 250a0731506330c2f80c56b704c60f22 d233dbb9d9dc8860b14021de7e94feb2 880cde6c6388bed1b448e89142641ee8 3a86be0bd0862c1acc4e0b7d09c200af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117873315872768 |