Caricaturas e mascotização política na Paraíba: estratégias do marketing e linguagem da publicidade infantil nas mídias de campanha eleitoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo Rodrigo da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28109
Resumo: Este estudo investiga o fenômeno do uso das caricaturas (LIMA (1963), ERBOLATO (1981), MELO (1983), BERGSON (1983), PORTO (2012)) como mídia de propaganda políticoeleitoral (CÂNDIDO (2010), GOMES (2012), MOREIRA (2004)) na Paraíba, tomando como base de observação as campanhas eleitorais de 2012, 2014 e 2016 naquele Estado. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida de forma transmetodológica (MALDONADO, 2012) com base na proposição de dois pilares de investigação: um com foco na criação (a própria mensagem e a produção de sentidos) e outro com foco nos criadores (a estratégia por trás das práticas sociais). O primeiro deles se concentrou sobre o estudo da produção de sentidos nas peças publicitárias. Foram analisadas as caricaturas utilizadas como mídia de campanha eleitoral, tomando-se como base as contribuições da Teoria Semiótica peirceana (SANTAELLA (2002 e 2007), MACHADO (2007), SONESSON (2007), PEIRCE (2010), PEREZ (2011)). O segundo pilar de investigação se ateve ao estudo das práticas sociais que permeiam todo processo criativo das caricaturas. Nessa etapa, foram entrevistados os atores sociais envolvidos no processo de criação dos desenhos e no planejamento das campanhas. As entrevistas foram analisadas sob a luz das contribuições da Análise do Discurso de linha francesa (MAINGUENEAU (1997 e 2008). A partir das discussões desenvolvidas, chegou-se ao conceito de mascote política e, por conseguinte, ao conceito de mascotização política. Também foi identificada a adoção da linguagem da publicidade infantil (MONTIGNEAUX (2003), VELOSO (2012)) como estratégia de marketing político (QUEIROZ (2006), RIBEIRO (2006), TORQUATO (2014)) que determinou o uso das mascotes políticas como mídia de campanha eleitoral na Paraíba.
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Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida de forma transmetodológica (MALDONADO, 2012) com base na proposição de dois pilares de investigação: um com foco na criação (a própria mensagem e a produção de sentidos) e outro com foco nos criadores (a estratégia por trás das práticas sociais). O primeiro deles se concentrou sobre o estudo da produção de sentidos nas peças publicitárias. Foram analisadas as caricaturas utilizadas como mídia de campanha eleitoral, tomando-se como base as contribuições da Teoria Semiótica peirceana (SANTAELLA (2002 e 2007), MACHADO (2007), SONESSON (2007), PEIRCE (2010), PEREZ (2011)). O segundo pilar de investigação se ateve ao estudo das práticas sociais que permeiam todo processo criativo das caricaturas. Nessa etapa, foram entrevistados os atores sociais envolvidos no processo de criação dos desenhos e no planejamento das campanhas. As entrevistas foram analisadas sob a luz das contribuições da Análise do Discurso de linha francesa (MAINGUENEAU (1997 e 2008). A partir das discussões desenvolvidas, chegou-se ao conceito de mascote política e, por conseguinte, ao conceito de mascotização política. Também foi identificada a adoção da linguagem da publicidade infantil (MONTIGNEAUX (2003), VELOSO (2012)) como estratégia de marketing político (QUEIROZ (2006), RIBEIRO (2006), TORQUATO (2014)) que determinou o uso das mascotes políticas como mídia de campanha eleitoral na Paraíba.This study investigates the phenomenon of the use of caricatures (LIMA (1963), ERBOLATO (1981), MELO (1983), BERGSON (1983), PORTO (2012)) as political-electoral propaganda media (CÂNDIDO (2010), GOMES (2012), MOREIRA (2004)) in Paraíba, based on the 2012, 2014 and 2016 election campaigns in that state. Therefore, the research was developed in a transmethodological way (MALDONADO (2012)) based on the proposition of two research pillars: one focused on creation (the message itself and the production of meanings) and another focused on the creators (the strategy behind social practices). The first of them focused on the study of the production of meanings in advertisements. Were analysed caricatures used as election campaign media, based on the contributions of Peirce's Semiotic Theory (SANTAELLA (2002 e 2007), MACHADO (2007), SONESSON (2007), PEIRCE (2010), PEREZ (2011)). The second pillar of investigation focused on the study of social practices that permeate the entire creative process of caricatures. At this stage, the social actors involved in the process of design creation and campaign planning were interviewed. The interviews were analyzed in light of the contributions of the French Discourse Analysis (MAINGUENEAU (1997 e 2008). From the discussions developed, we came to the concept of political mascot and, therefore, the concept of political mascotization. The adoption of the language of children's advertising was also identified (MONTIGNEAUX (2003), VELOSO (2012)) as a political marketing strategy (QUEIROZ (2006), RIBEIRO (2006), TORQUATO (2014)). which determined the use of political mascots as election campaign media in Paraíba.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCaricaturasMascotes políticasCampanha eleitoralMarketing políticoPublicidade infantilCaricaturas e mascotização política na Paraíba: estratégias do marketing e linguagem da publicidade infantil nas mídias de campanha eleitoralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCaricaturasmascotizaçãopolítica_Silva_2019.pdf.txtCaricaturasmascotizaçãopolítica_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain509436https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28109/2/Caricaturasmascotiza%c3%a7%c3%a3opol%c3%adtica_Silva_2019.pdf.txt6ad59ec771ae4dd9c2e696d8a8ac1a9aMD52THUMBNAILCaricaturasmascotizaçãopolítica_Silva_2019.pdf.jpgCaricaturasmascotizaçãopolítica_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28109/3/Caricaturasmascotiza%c3%a7%c3%a3opol%c3%adtica_Silva_2019.pdf.jpga20f0c742bba006915a31c048de6d4f7MD53ORIGINALCaricaturasmascotizaçãopolítica_Silva_2019.pdfapplication/pdf5033695https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28109/1/Caricaturasmascotiza%c3%a7%c3%a3opol%c3%adtica_Silva_2019.pdf3e0cc912ecd4c7378683861cdaeffcf0MD51123456789/281092019-12-08 02:26:12.944oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28109Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-08T05:26:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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