Premissas da atuação do psicólogo escolar/educacional na formação docente
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45137 |
Resumo: | A partir do fazer profissional, uma série de questões sobre os alcances e limitações da atuação do Psicólogo na Escola nos surgiu. A mais mobilizadora delas diz respeito à atuação junto à Formação Docente. Recorremos à literatura para uma maior compreensão da temática e encontramos discordâncias entre os autores. Assim, este estudo foi pensado com o objetivo de investigar quais premissas sustentam as afirmações dos autores da Psicologia Escolar/Educacional que consideram ser papel do Psicólogo a atuação na Formação Docente. Para garantir sustentação teórica ao trabalho, a literatura foi revisitada a fim de: 1) observar a história da Psicologia Escolar/Educacional para apreender as circunstâncias e razões que a levaram a buscar uma perspectiva de ação cujo foco é a promoção do sucesso escolar; 2) compreender as diferentes concepções e práticas em Formação Docente. Países europeus e Estados Unidos são o lugar de surgimento da Psicologia preocupada com o contexto escolar. Esses países contribuíram para seu crescimento, voltando-se para o campo educacional com pesquisas que tinham no seu cerne a construção e aplicação dos testes psicológicos. No Brasil, a Psicologia também se desenvolve a partir da Educação, desenvolvendo, inicialmente um modelo clínico e curativo vinculado à testagem psicológica. Mas, depois das décadas de 1970 e 1980 surgiu a perspectiva de uma Psicologia Escolar/Educacional Crítica cuja principal visada é a promoção do processo ensinoaprendizagem e o declínio da culpabilização do aluno pelo fracasso escolar. No que se refere à Formação Docente, a literatura apresenta diferentes concepções a seu respeito, bem como suas implicações na prática dos professores. Diferencia a formação docente inicial e a continuada; além de apontar diferentes modelos para o desenvolvimento dessa última: o transmissivo, o experiencial e o crítico-reflexivo. Então, para alcançarmos o objetivo proposto, recorreremos às produções bibliográficas referências na área da Psicologia Escolar/Educacional que discutam ou apontem a participação do Psicólogo na Formação Docente. Utilizamos as publicações do Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar/Educacional da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e PósGraduação em Psicologia) e as revistas da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional). Os livros da ANPEPP foram publicados nos anos de1996, 1999, 2001, 2003 e 2005. Quanto às revistas da ABRAPEE, foram selecionadas aquelas publicadas nos últimos cinco anos (de 2003 a 2007). Para tratar os dados obtidos recorremos à análise de conteúdo. Num primeiro momento, empreendemos a análise categorial dos textos, identificando premissas acerca da participação do psicólogo na formação. Posteriormente, observamos os dados numa perspectiva de organizá-las em categorias temáticas. Encontramos duas categorias. A primeira vinculava a atuação do psicólogo na formação docente à própria história da Psicologia, destacando seu compromisso com o sucesso escolar; e a outra, com as demandas de mercado. Observamos uma superficialidade no que tange o assunto entre os autores da Psicologia. Com este estudo esperamos contribuir para a ampliação das discussões e elucidação da especificidade da atuação do Psicólogo na Escola. |
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Assim, este estudo foi pensado com o objetivo de investigar quais premissas sustentam as afirmações dos autores da Psicologia Escolar/Educacional que consideram ser papel do Psicólogo a atuação na Formação Docente. Para garantir sustentação teórica ao trabalho, a literatura foi revisitada a fim de: 1) observar a história da Psicologia Escolar/Educacional para apreender as circunstâncias e razões que a levaram a buscar uma perspectiva de ação cujo foco é a promoção do sucesso escolar; 2) compreender as diferentes concepções e práticas em Formação Docente. Países europeus e Estados Unidos são o lugar de surgimento da Psicologia preocupada com o contexto escolar. Esses países contribuíram para seu crescimento, voltando-se para o campo educacional com pesquisas que tinham no seu cerne a construção e aplicação dos testes psicológicos. No Brasil, a Psicologia também se desenvolve a partir da Educação, desenvolvendo, inicialmente um modelo clínico e curativo vinculado à testagem psicológica. Mas, depois das décadas de 1970 e 1980 surgiu a perspectiva de uma Psicologia Escolar/Educacional Crítica cuja principal visada é a promoção do processo ensinoaprendizagem e o declínio da culpabilização do aluno pelo fracasso escolar. No que se refere à Formação Docente, a literatura apresenta diferentes concepções a seu respeito, bem como suas implicações na prática dos professores. Diferencia a formação docente inicial e a continuada; além de apontar diferentes modelos para o desenvolvimento dessa última: o transmissivo, o experiencial e o crítico-reflexivo. Então, para alcançarmos o objetivo proposto, recorreremos às produções bibliográficas referências na área da Psicologia Escolar/Educacional que discutam ou apontem a participação do Psicólogo na Formação Docente. Utilizamos as publicações do Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar/Educacional da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e PósGraduação em Psicologia) e as revistas da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional). Os livros da ANPEPP foram publicados nos anos de1996, 1999, 2001, 2003 e 2005. Quanto às revistas da ABRAPEE, foram selecionadas aquelas publicadas nos últimos cinco anos (de 2003 a 2007). Para tratar os dados obtidos recorremos à análise de conteúdo. Num primeiro momento, empreendemos a análise categorial dos textos, identificando premissas acerca da participação do psicólogo na formação. Posteriormente, observamos os dados numa perspectiva de organizá-las em categorias temáticas. Encontramos duas categorias. A primeira vinculava a atuação do psicólogo na formação docente à própria história da Psicologia, destacando seu compromisso com o sucesso escolar; e a outra, com as demandas de mercado. Observamos uma superficialidade no que tange o assunto entre os autores da Psicologia. Com este estudo esperamos contribuir para a ampliação das discussões e elucidação da especificidade da atuação do Psicólogo na Escola.From the working like a psychologist, a series of questions about the scope and limitations of the role of the School Psychologist emerged. The most stimulating them relates to the performance with the training of teachers. We use the literature for a greater understanding of the issue and found discrepancies between the authors. Thus, this study was designed with the purpose of investigate what assumptions supporting the claims of the authors of the School Psychology consider the role of Psychologist role in Teacher Training. To ensure support for theoretical work, literature was revisited in this order: 1) an observation about the history of the School Psychology to understand the circumstances and reasons which led it to seek the prospect of action which focuses on the promotion of educational success; 2) understand the different concepts and practices in Teacher Training. European countries and the United States are the places of emergence of Psychology concerned about the school context. These countries contributed to its growth, returning for the educational field with searches that had at its heart the construction and application of psychological tests. In Brazil, the Psychology also grows from the Education, building, originally a model clinical and curative linked to psychological testing. But after the decades of 1970 and 1980 came the prospect of School Psychology Critical whose main target is to promote the teaching-learning process and the decline of the blame for the failure of the student school. Regarding the Teacher Training, literature presents different ideas about them and their implications for the practice of teachers. It turns different the initial and ongoing teacher training; addition to sharpen different models for the development of the latter: the transmission, the experiential and critical-reflective. So, to achieve the proposed objective, we looked for the production bibliographic references in the area of School Psychology to discuss or suggest the involvement of Psychologist in Teacher Training. We use the publications of the Working Group on School Psychology of ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) and the journals of ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional). The books were published in the, 1999, 2001, 2003 and 2005. As for the ABRAPEE’s magazines were selected those published in the last five years (2003 to 2007). To process the data, we use to content analysis. Initially, we take the categorical analysis of texts, identifying assumptions about the participation of psychologists in training. Later, we saw the data with a view to organize them into thematic categories. We found two categories. The first bound by the actions of the psychologist in teacher training to the history of psychology; and another, with the demands of the market. We see the superficiality way in this regard between the authors of Psychology. With this study we hope to contribute to the expansion of the discussions and elucidation of the specificity of action of the School Psychologist.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilPsicologia escolar/educacionalFormação docenteAnálise de conteúdoSucesso escolarFracasso escolarPremissas da atuação do psicólogo escolar/educacional na formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPremissasatuacaopsicologo_Mendes_2008.pdfapplication/pdf968959https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45137/1/Premissasatuacaopsicologo_Mendes_2008.pdfc5fdc5ccee31f7eeea6ec7095da2cf35MD51123456789/451372022-05-02 12:56:13.359oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45137Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:56:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A partir do fazer profissional, uma série de questões sobre os alcances e limitações da atuação do Psicólogo na Escola nos surgiu. A mais mobilizadora delas diz respeito à atuação junto à Formação Docente. Recorremos à literatura para uma maior compreensão da temática e encontramos discordâncias entre os autores. Assim, este estudo foi pensado com o objetivo de investigar quais premissas sustentam as afirmações dos autores da Psicologia Escolar/Educacional que consideram ser papel do Psicólogo a atuação na Formação Docente. Para garantir sustentação teórica ao trabalho, a literatura foi revisitada a fim de: 1) observar a história da Psicologia Escolar/Educacional para apreender as circunstâncias e razões que a levaram a buscar uma perspectiva de ação cujo foco é a promoção do sucesso escolar; 2) compreender as diferentes concepções e práticas em Formação Docente. Países europeus e Estados Unidos são o lugar de surgimento da Psicologia preocupada com o contexto escolar. Esses países contribuíram para seu crescimento, voltando-se para o campo educacional com pesquisas que tinham no seu cerne a construção e aplicação dos testes psicológicos. No Brasil, a Psicologia também se desenvolve a partir da Educação, desenvolvendo, inicialmente um modelo clínico e curativo vinculado à testagem psicológica. Mas, depois das décadas de 1970 e 1980 surgiu a perspectiva de uma Psicologia Escolar/Educacional Crítica cuja principal visada é a promoção do processo ensinoaprendizagem e o declínio da culpabilização do aluno pelo fracasso escolar. No que se refere à Formação Docente, a literatura apresenta diferentes concepções a seu respeito, bem como suas implicações na prática dos professores. Diferencia a formação docente inicial e a continuada; além de apontar diferentes modelos para o desenvolvimento dessa última: o transmissivo, o experiencial e o crítico-reflexivo. Então, para alcançarmos o objetivo proposto, recorreremos às produções bibliográficas referências na área da Psicologia Escolar/Educacional que discutam ou apontem a participação do Psicólogo na Formação Docente. Utilizamos as publicações do Grupo de Trabalho em Psicologia Escolar/Educacional da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e PósGraduação em Psicologia) e as revistas da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional). Os livros da ANPEPP foram publicados nos anos de1996, 1999, 2001, 2003 e 2005. Quanto às revistas da ABRAPEE, foram selecionadas aquelas publicadas nos últimos cinco anos (de 2003 a 2007). Para tratar os dados obtidos recorremos à análise de conteúdo. Num primeiro momento, empreendemos a análise categorial dos textos, identificando premissas acerca da participação do psicólogo na formação. Posteriormente, observamos os dados numa perspectiva de organizá-las em categorias temáticas. Encontramos duas categorias. A primeira vinculava a atuação do psicólogo na formação docente à própria história da Psicologia, destacando seu compromisso com o sucesso escolar; e a outra, com as demandas de mercado. Observamos uma superficialidade no que tange o assunto entre os autores da Psicologia. Com este estudo esperamos contribuir para a ampliação das discussões e elucidação da especificidade da atuação do Psicólogo na Escola. |
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