Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação Biohotel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mirelle Pereira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37612
Resumo: No cenário turístico mundial os meios de hospedagem representam aspecto fundamental no ato do deslocamento. Entre tantas opções hoje existentes, o cliente se utiliza de motivações íntimas no processo decisório de onde se hospedar. Com a crescente competitividade no ramo, os hotéis buscam se diferenciar e oferecer mais do que uma estrutura adequada, mas também, e principalmente, uma experiência. A marca é um fator que vem cada vez mais sendo levado em consideração nessa escolha, no qual o cliente está cada vez mais exigente. Marcas possuem características humanas, em alguns casos de forma mais evidente que em outros, as quais auxiliam o viajante a decidir o local de hospedagem de acordo com a sua própria identidade pessoal. O objetivo geral deste estudo é identificar a personalidade da marca BioHotel, segundo a Brand Personality Scale (BPS) de Jennifer Aaker (1997). O universo do estudo deu-se no continente Europeu, mais precisamente na Alemanha, onde cinco BioHotels foram investigados. A pesquisa tem abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória e usou-se como forma de coleta de dados o questionário elaborado segundo as dimensões do instrumento da pesquisa. Na análise do material obtido, após uma verificação individual e conjunta dos dados, observou-se que das cinco dimensões, apenas quatro foram aceitas para o resultado, dado que três dos cinco hotéis não aceitaram a dimensão Ruggedness. O mesmo aconteceu com traços de baixa representatividade de qualquer uma das dimensões. Para fins de conclusão, apenas as dimensões Sincerity, Excitement, Competence e Sophistication foram identificadas pelos cinco BioHotels.
id UFRN_1f3e4007d9fcf1de9b9e46b58f41c2c9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37612
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Mirelle Pereira daAlexandre, Mauro Lemuel de OliveiraDias, Maria Carolina CavalcanteFerreira, Lissa Valeria Fernandes2018-12-17T18:43:30Z2021-09-22T13:55:41Z2018-12-17T18:43:30Z2021-09-22T13:55:41Z2018-11-2820150103332SILVA, Mirelle Pereira da. Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação BioHotel. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37612No cenário turístico mundial os meios de hospedagem representam aspecto fundamental no ato do deslocamento. Entre tantas opções hoje existentes, o cliente se utiliza de motivações íntimas no processo decisório de onde se hospedar. Com a crescente competitividade no ramo, os hotéis buscam se diferenciar e oferecer mais do que uma estrutura adequada, mas também, e principalmente, uma experiência. A marca é um fator que vem cada vez mais sendo levado em consideração nessa escolha, no qual o cliente está cada vez mais exigente. Marcas possuem características humanas, em alguns casos de forma mais evidente que em outros, as quais auxiliam o viajante a decidir o local de hospedagem de acordo com a sua própria identidade pessoal. O objetivo geral deste estudo é identificar a personalidade da marca BioHotel, segundo a Brand Personality Scale (BPS) de Jennifer Aaker (1997). O universo do estudo deu-se no continente Europeu, mais precisamente na Alemanha, onde cinco BioHotels foram investigados. A pesquisa tem abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória e usou-se como forma de coleta de dados o questionário elaborado segundo as dimensões do instrumento da pesquisa. Na análise do material obtido, após uma verificação individual e conjunta dos dados, observou-se que das cinco dimensões, apenas quatro foram aceitas para o resultado, dado que três dos cinco hotéis não aceitaram a dimensão Ruggedness. O mesmo aconteceu com traços de baixa representatividade de qualquer uma das dimensões. Para fins de conclusão, apenas as dimensões Sincerity, Excitement, Competence e Sophistication foram identificadas pelos cinco BioHotels.In the world tourism scenario, the means of lodging represent a fundamental aspect in the act of displacement. Among the many options available today, the client uses intimate motivations in the decision-making process from which to stay. With increasing competition in the industry, hotels seek to differentiate themselves and offer more than adequate structure, but also, and especially, an experience. The brand is a factor that is increasingly being taken into consideration in this choice, in which the customer is increasingly demanding. Trademarks have human characteristics, in some cases more clearly than in others, which help the traveler to decide the place of accommodation according to his own personal identity. The overall objective of this study is to identify the personality of the BioHotel brand, according to Jennifer Aaker's Brand Personality Scale (BPS) (1997). The universe of study took place on the European continent, more precisely in Germany, where five BioHotels were investigated. The research has a descriptive and exploratory qualitative approach and the questionnaire elaborated according to the dimensions of the research instrument was used as a form of data collection. In the analysis of the material obtained, after an individual and joint verification of the data, it was observed that of the five dimensions, only four were accepted for the result, since three of the five hotels did not accept the dimension Ruggedness. The same thing happened with traces of low representativeness of any of the dimensions. For purposes of the conclusion, only the Sincerity, Excitement, Competence, and Sophistication dimensions were identified by the five BioHotels.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBrandingBrandingPersonalidade de marcasBrand personalityMarcas verdesGreen marksBioHotelBioHotelPersonalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação BiohotelBrand personality in hospitality: an analysis of the Biohotel associationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37612/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37612/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALPersonalidadedeMarca_Silva_2018application/octet-stream1224249https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37612/3/PersonalidadedeMarca_Silva_20183c7a05bb40c1a972712135ca588396a9MD53TEXTPersonalidadedeMarca_Silva_2018.txtExtracted texttext/plain80295https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37612/4/PersonalidadedeMarca_Silva_2018.txt9a8acbba992fa5b243cfe77184af0dc9MD54123456789/376122021-09-22 10:55:41.177oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:55:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação Biohotel
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Brand personality in hospitality: an analysis of the Biohotel association
title Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação Biohotel
spellingShingle Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação Biohotel
Silva, Mirelle Pereira da
Branding
Branding
Personalidade de marcas
Brand personality
Marcas verdes
Green marks
BioHotel
BioHotel
title_short Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação Biohotel
title_full Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação Biohotel
title_fullStr Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação Biohotel
title_full_unstemmed Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação Biohotel
title_sort Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação Biohotel
author Silva, Mirelle Pereira da
author_facet Silva, Mirelle Pereira da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dias, Maria Carolina Cavalcante
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mirelle Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valeria Fernandes
contributor_str_mv Ferreira, Lissa Valeria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Branding
Personalidade de marcas
Brand personality
Marcas verdes
Green marks
BioHotel
BioHotel
topic Branding
Branding
Personalidade de marcas
Brand personality
Marcas verdes
Green marks
BioHotel
BioHotel
description No cenário turístico mundial os meios de hospedagem representam aspecto fundamental no ato do deslocamento. Entre tantas opções hoje existentes, o cliente se utiliza de motivações íntimas no processo decisório de onde se hospedar. Com a crescente competitividade no ramo, os hotéis buscam se diferenciar e oferecer mais do que uma estrutura adequada, mas também, e principalmente, uma experiência. A marca é um fator que vem cada vez mais sendo levado em consideração nessa escolha, no qual o cliente está cada vez mais exigente. Marcas possuem características humanas, em alguns casos de forma mais evidente que em outros, as quais auxiliam o viajante a decidir o local de hospedagem de acordo com a sua própria identidade pessoal. O objetivo geral deste estudo é identificar a personalidade da marca BioHotel, segundo a Brand Personality Scale (BPS) de Jennifer Aaker (1997). O universo do estudo deu-se no continente Europeu, mais precisamente na Alemanha, onde cinco BioHotels foram investigados. A pesquisa tem abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória e usou-se como forma de coleta de dados o questionário elaborado segundo as dimensões do instrumento da pesquisa. Na análise do material obtido, após uma verificação individual e conjunta dos dados, observou-se que das cinco dimensões, apenas quatro foram aceitas para o resultado, dado que três dos cinco hotéis não aceitaram a dimensão Ruggedness. O mesmo aconteceu com traços de baixa representatividade de qualquer uma das dimensões. Para fins de conclusão, apenas as dimensões Sincerity, Excitement, Competence e Sophistication foram identificadas pelos cinco BioHotels.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-17T18:43:30Z
2021-09-22T13:55:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-17T18:43:30Z
2021-09-22T13:55:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20150103332
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Mirelle Pereira da. Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação BioHotel. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37612
identifier_str_mv 20150103332
SILVA, Mirelle Pereira da. Personalidade de marca na hotelaria: uma análise da associação BioHotel. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37612/1/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37612/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37612/3/PersonalidadedeMarca_Silva_2018
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37612/4/PersonalidadedeMarca_Silva_2018.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
3c7a05bb40c1a972712135ca588396a9
9a8acbba992fa5b243cfe77184af0dc9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832789833383936