Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35442 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou implantar parcialmente gerenciamento de incidentes ITIL, na equipe de Suporte-SINFO da UFRN, visando alcançar melhorias no atual processo de resolução de erros e contribuir com a cultura de gestão de serviços na organização. Foi adotada a Pesquisa-ação para alcançar este objetivo, foram identificados os serviços de TI, bem como os pontos de melhorias, através de apresentação formal, questionário e observação direta. A partir dos dados levantados, foram desenvolvidas atividades visando a melhorar o atual processo de atendimento a incidentes. Enquanto resultados, foram realizadas melhorias nas atividades de registro e classificação dos incidentes, como o cadastro dos atendimentos telefônicos, mudança dos títulos de tarefas e maior descrição nos logs de resolução e alterações no tipo das tarefas de "verificação" para o tipo correto. Assim, conclui-se que apesar de não ter sido possível implantar ITIL em sua totalidade, houveram benefícios para a equipe de Suporte-SINFO, passando a ter maior controle e registro das atividades realizadas. |
id |
UFRN_2076d5dd8e5b85fc0c9134b8e897e9da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35442 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Eliakim Bezerra deSousa Neto, Manoel Veras deGurgel, André MoraisMedeiros Júnior, Josué Vitor de2016-08-16T13:36:59Z2021-09-20T15:14:19Z2016-08-16T13:36:59Z2021-09-20T15:14:19Z20152011034127LIMA, Eliakim Bezerra de. Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35442Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoITILIncidentesRegistroConscientizaçãoAtendimentoImplantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEsta pesquisa buscou implantar parcialmente gerenciamento de incidentes ITIL, na equipe de Suporte-SINFO da UFRN, visando alcançar melhorias no atual processo de resolução de erros e contribuir com a cultura de gestão de serviços na organização. Foi adotada a Pesquisa-ação para alcançar este objetivo, foram identificados os serviços de TI, bem como os pontos de melhorias, através de apresentação formal, questionário e observação direta. A partir dos dados levantados, foram desenvolvidas atividades visando a melhorar o atual processo de atendimento a incidentes. Enquanto resultados, foram realizadas melhorias nas atividades de registro e classificação dos incidentes, como o cadastro dos atendimentos telefônicos, mudança dos títulos de tarefas e maior descrição nos logs de resolução e alterações no tipo das tarefas de "verificação" para o tipo correto. Assim, conclui-se que apesar de não ter sido possível implantar ITIL em sua totalidade, houveram benefícios para a equipe de Suporte-SINFO, passando a ter maior controle e registro das atividades realizadas.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEliakimBL_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain79938https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/1/EliakimBL_Monografia.pdf.txtea37bf9e3d37d83bcc63a6b007caa047MD51ImplantacaoDoGerenciamento_Lima_2015.txtExtracted texttext/plain79938https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/2/ImplantacaoDoGerenciamento_Lima_2015.txtea37bf9e3d37d83bcc63a6b007caa047MD52ORIGINALImplantacaoDoGerenciamento_Lima_2015Texto Completoapplication/octet-stream1057134https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/3/ImplantacaoDoGerenciamento_Lima_2015d4ecab4128c3e5ebb1d5635e2abcbee4MD53LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/4/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD54123456789/354422021-09-20 12:14:20.012oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:14:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN |
title |
Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN |
spellingShingle |
Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN Lima, Eliakim Bezerra de ITIL Incidentes Registro Conscientização Atendimento |
title_short |
Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN |
title_full |
Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN |
title_fullStr |
Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN |
title_full_unstemmed |
Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN |
title_sort |
Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN |
author |
Lima, Eliakim Bezerra de |
author_facet |
Lima, Eliakim Bezerra de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Sousa Neto, Manoel Veras de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Gurgel, André Morais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Eliakim Bezerra de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros Júnior, Josué Vitor de |
contributor_str_mv |
Medeiros Júnior, Josué Vitor de |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
ITIL Incidentes Registro Conscientização Atendimento |
topic |
ITIL Incidentes Registro Conscientização Atendimento |
description |
Esta pesquisa buscou implantar parcialmente gerenciamento de incidentes ITIL, na equipe de Suporte-SINFO da UFRN, visando alcançar melhorias no atual processo de resolução de erros e contribuir com a cultura de gestão de serviços na organização. Foi adotada a Pesquisa-ação para alcançar este objetivo, foram identificados os serviços de TI, bem como os pontos de melhorias, através de apresentação formal, questionário e observação direta. A partir dos dados levantados, foram desenvolvidas atividades visando a melhorar o atual processo de atendimento a incidentes. Enquanto resultados, foram realizadas melhorias nas atividades de registro e classificação dos incidentes, como o cadastro dos atendimentos telefônicos, mudança dos títulos de tarefas e maior descrição nos logs de resolução e alterações no tipo das tarefas de "verificação" para o tipo correto. Assim, conclui-se que apesar de não ter sido possível implantar ITIL em sua totalidade, houveram benefícios para a equipe de Suporte-SINFO, passando a ter maior controle e registro das atividades realizadas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-16T13:36:59Z 2021-09-20T15:14:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-16T13:36:59Z 2021-09-20T15:14:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2011034127 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Eliakim Bezerra de. Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35442 |
identifier_str_mv |
2011034127 LIMA, Eliakim Bezerra de. Implantação do gerenciamento de incidentes – ITIL no Suporte-SINFO/UFRN. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/1/EliakimBL_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/2/ImplantacaoDoGerenciamento_Lima_2015.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/3/ImplantacaoDoGerenciamento_Lima_2015 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35442/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea37bf9e3d37d83bcc63a6b007caa047 ea37bf9e3d37d83bcc63a6b007caa047 d4ecab4128c3e5ebb1d5635e2abcbee4 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117660181266432 |