Práticas sustentáveis na percepção dos gestores de empreendimentos de hospedagem na zona turística da cidade de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luciana Carla da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48898
Resumo: A pesquisa propõe a análise do discurso dos gestores de empresas hoteleiras sobre práticas sustentáveis na zona turística da cidade de Natal/RN, com o objetivo de avaliar a relação entre os conceitos teóricos e a percepção do que são práticas sustentáveis para esses gestores. Pretendeu-se identificar a visão dos gestores sobre sustentabilidade, caracterizar as práticas sustentáveis projetadas na gestão dessas empresas através da teoria do triple bottom line e verificar as mudanças ocorridas nas organizações de hospedagem depois da pandemia de Covid-19. A investigação exploratória utilizou o método qualitativo, por meio de revisão bibliográfica, pelo qual foi criado o roteiro de entrevista para captar conceitos e práticas sustentáveis relatadas pelos gestores, e a pesquisa de campo, feita através de entrevistas semiestruturadas com amostra não probabilística dos gestores de empresas de hotelaria da zona turística de Natal. Os dados recolhidos foram tabulados e analisados com base na técnica de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que permitiu identificar que o significado de sustentabilidade no entendimento dos gestores ainda remete ao sentido originário ligado ao suporte ao meio ambiente, assim como classificar um conjunto de práticas sustentáveis nas dimensões ambientais, sociais e econômicas, além de medidas impostas pós-pandemia como também elaboradas pelos meios de hospedagem da região focal. Buscou-se, sob nova ótica, propostas de ações concretas de gestão sustentável em empresas hoteleiras que gerem bem-estar social e conservação ambiental no litoral natalense. Conclui-se no discurso dos líderes a consciência de que as organizações de hospedagem devem buscar modelos de gestão mais sustentáveis, abarcando diversas esferas das suas operações e aspectos da sociedade nas quais elas reverberam. Mas também, precisam estar atentas a cadeia produtiva para o alcance de resultados de sustentabilidade mais eficientes.
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Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48898A pesquisa propõe a análise do discurso dos gestores de empresas hoteleiras sobre práticas sustentáveis na zona turística da cidade de Natal/RN, com o objetivo de avaliar a relação entre os conceitos teóricos e a percepção do que são práticas sustentáveis para esses gestores. Pretendeu-se identificar a visão dos gestores sobre sustentabilidade, caracterizar as práticas sustentáveis projetadas na gestão dessas empresas através da teoria do triple bottom line e verificar as mudanças ocorridas nas organizações de hospedagem depois da pandemia de Covid-19. A investigação exploratória utilizou o método qualitativo, por meio de revisão bibliográfica, pelo qual foi criado o roteiro de entrevista para captar conceitos e práticas sustentáveis relatadas pelos gestores, e a pesquisa de campo, feita através de entrevistas semiestruturadas com amostra não probabilística dos gestores de empresas de hotelaria da zona turística de Natal. Os dados recolhidos foram tabulados e analisados com base na técnica de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que permitiu identificar que o significado de sustentabilidade no entendimento dos gestores ainda remete ao sentido originário ligado ao suporte ao meio ambiente, assim como classificar um conjunto de práticas sustentáveis nas dimensões ambientais, sociais e econômicas, além de medidas impostas pós-pandemia como também elaboradas pelos meios de hospedagem da região focal. Buscou-se, sob nova ótica, propostas de ações concretas de gestão sustentável em empresas hoteleiras que gerem bem-estar social e conservação ambiental no litoral natalense. Conclui-se no discurso dos líderes a consciência de que as organizações de hospedagem devem buscar modelos de gestão mais sustentáveis, abarcando diversas esferas das suas operações e aspectos da sociedade nas quais elas reverberam. Mas também, precisam estar atentas a cadeia produtiva para o alcance de resultados de sustentabilidade mais eficientes.La investigación propone el análisis del discurso de los gestores de empresas hoteleras sobre las prácticas sostenibles en la zona turística de la ciudad de Natal/RN, con el objetivo de evaluar la relación entre los conceptos teóricos y la percepción de lo que son las prácticas sostenibles para estos gestores. Se pretendió identificar la visión de los gestores sobre la sustentabilidad, caracterizar las prácticas sostenibles realizadas en la gestión de estas empresas mediante la teoría del triple bottom line y verificar los cambios ocurridos en las organizaciones hoteleras después de la pandemia del Covid-19. La investigación exploratoria utilizó el método cualitativo, fundamentado en la revisión bibliográfica, por medio de la cual se elaboró el guión de entrevista para captar conceptos y prácticas sostenibles relatadas por los gerentes, y en la investigación de campo, realizada de entrevistas semiestructuradas con una muestra no probabilística de gerentes de empresas hoteleras de la zona turísta de Natal. Los datos colectados fueron tabulados y analizados con base en la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo (DSC), lo que permitió identificar que el significado de sustentabilidad en la comprensión de los gestores aún se refiere al significado original vinculado al soporte de medio ambiente, así como clasificar un conjunto de prácticas sostenibles en las dimensiones ambiental, social y económica, además de medidas impuestas pós-pandemia y también desarrolladas por los hoteles de la región. Desde una nueva perspectiva, se buscaron propuestas de acciones concretas de gestión sostenible en las empresas hoteleras que permita el bienestar social y la conservación del medio ambiente en el litoral de Natal. Se concluye en el discurso de los líderes la conciencia de que las organizaciones hoteleras deben buscar modelos de gestión más sostenibles, que abarquen diversas esferas de su actuación y aspectos de la sociedad en los que repercuten. Pero también deben prestar atención a la cadena de producción para lograr resultados de sostenibilidad más eficientes.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHotelariaPráticas SustentáveisGestão SustentávelHospitalidadPrácticas SosteniblesGestión SosteniblePráticas sustentáveis na percepção dos gestores de empreendimentos de hospedagem na zona turística da cidade de Natal/RNPrácticas sostenibles en la percepción de gerentes de empresas de hospedaje en el área turística de la ciudad de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPraticasSustentaveisPercepcao_Gomes_2022.pdfPraticasSustentaveisPercepcao_Gomes_2022.pdfapplication/pdf978246https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48898/1/PraticasSustentaveisPercepcao_Gomes_2022.pdf0ae6cc95d15f543da904be4ec7ffe87fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48898/2/license_rdf996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48898/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/488982023-06-22 16:19:58.635oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-22T19:19:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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