Compras sustentáveis como estratégia de gestão ambiental no Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44110 |
Resumo: | O consumo insustentável no mundo tem causado grandes desequilíbrios ambientais ao nosso planeta. Os fatores incluem a vida útil, a informatização e estímulo midiático ao consumo. Esses fatores levam à destruição, deterioração e poluição ambiental. Nesse contexto, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) não podem fugir do dever de promover uma maior sustentabilidade por meio de aquisições de compras, pois são instituições de ensino de gestão pública, que desempenham papel central na sociedade. Disseminadoras de informações, são grandes consumidoras de insumos, portanto são responsáveis tanto pela produção e consumo. O objetivo deste estudo foi descrever a situação do Instituto de Ciências Exatas Naturais da Universidade Federal do Pará (ICEN/UFPA), no que tange o uso racional de seus recursos naturais e materiais de expedientes. Analisou-se a aplicação em lócus desses recursos que fazem parte da agenda de compras da UFPA. Esse estudo investigou a importância das atividades de compras sustentáveis no ICEN em relação ao trabalho do seu corpo administrativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, levantamento bibliográfico em literatura especializada, consulta a legislação e pôr fim a aplicação de questionário contendo questões fechadas submetido ao corpo de servidores técnico administrativos em educação, que exercem suas atividades no ICEN. Como resultado, foram identificados pontos fortes e fracos na questão gerencial do ICEN, tais como a falta de práticas sustentáveis em sua rotina e de planejamento ao solicitar os insumos pela agenda de compra. Como produto final dessa pesquisa foi desenvolvida uma cartilha de boas práticas de sustentabilidade ambiental. |
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Compras sustentáveis como estratégia de gestão ambiental no Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do ParáSustainable purchasing as an environmental management strategy at the Institute of Exact and Natural Sciences at the Federal University of ParáLas compras sostenibles como estrategia de gestión ambiental en el Instituto de Ciencias Exactas y Naturales de la Universidad Federal de ParáCritérios sustentáveisCompras sustentáveisConsumo sustentável.Adquisiciones sosteniblesCriterios sosteniblesConsumo sostenible.Sustainable procurementSustainable criteriaSustainable consumption.O consumo insustentável no mundo tem causado grandes desequilíbrios ambientais ao nosso planeta. Os fatores incluem a vida útil, a informatização e estímulo midiático ao consumo. Esses fatores levam à destruição, deterioração e poluição ambiental. Nesse contexto, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) não podem fugir do dever de promover uma maior sustentabilidade por meio de aquisições de compras, pois são instituições de ensino de gestão pública, que desempenham papel central na sociedade. Disseminadoras de informações, são grandes consumidoras de insumos, portanto são responsáveis tanto pela produção e consumo. O objetivo deste estudo foi descrever a situação do Instituto de Ciências Exatas Naturais da Universidade Federal do Pará (ICEN/UFPA), no que tange o uso racional de seus recursos naturais e materiais de expedientes. Analisou-se a aplicação em lócus desses recursos que fazem parte da agenda de compras da UFPA. Esse estudo investigou a importância das atividades de compras sustentáveis no ICEN em relação ao trabalho do seu corpo administrativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, levantamento bibliográfico em literatura especializada, consulta a legislação e pôr fim a aplicação de questionário contendo questões fechadas submetido ao corpo de servidores técnico administrativos em educação, que exercem suas atividades no ICEN. Como resultado, foram identificados pontos fortes e fracos na questão gerencial do ICEN, tais como a falta de práticas sustentáveis em sua rotina e de planejamento ao solicitar os insumos pela agenda de compra. Como produto final dessa pesquisa foi desenvolvida uma cartilha de boas práticas de sustentabilidade ambiental.The unsustainable consumption worldwide has caused significant environmental imbalances to our planet. Factors contributing to this include the lifespan, computerization, and media encouragement of consumption. These factors lead to environmental destruction, deterioration, and pollution. In this context, Federal Institutions of Higher Education (IFES) cannot evade the duty to promote greater sustainability through their procurement, as they are public educational institutions that play a central role in society. As disseminators of information, they are significant consumers of resources, thus responsible for both production and consumption. the aim of this study was to describe the situation at the Institute of Natural Exact Sciences of the Federal University of Pará (ICEN/UFPA) concerning the rational use of its natural resources and office materials. The study analyzed the on-site application of these resources that are part of UFPA's procurement agenda. This research investigated the importance of sustainable procurement activities at ICEN in relation to the work of its administrative staff. The methodology employed involved field research, a review of specialized literature, examination of legislation, and finally, the implementation of a questionnaire containing closed-ended questions submitted to the technical-administrative staff working at ICEN. As a result, strengths and weaknesses were identified in ICEN's management, such as the lack of sustainable practices in its routine and insufficient planning when requesting resources through the procurement agenda. The final product of this research was the development of a handbook outlining best practices for environmental sustainability.El consumo insostenible a nivel mundial ha provocado desequilibrios ambientales significativos en nuestro planeta. Los factores que contribuyen a esto incluyen la vida útil, la informatización y el estímulo mediático al consumo. Estos factores conducen a la destrucción ambiental, la degradación y la contaminación. En este contexto, las Instituciones Federales de Educación Superior (IFES) no pueden eludir el deber de promover una mayor sostenibilidad a través de sus adquisiciones, ya que son instituciones educativas públicas que desempeñan un papel central en la sociedad. Como difusoras de información, son grandes consumidoras de recursos, por lo tanto, responsables tanto de la producción como del consumo. El objetivo de este estudio fue describir la situación en el Instituto de Ciencias Exactas Naturales de la Universidad Federal de Pará (ICEN/UFPA) en lo que respecta al uso racional de sus recursos naturales y materiales de oficina. El estudio analizó la aplicación in situ de estos recursos que forman parte de la agenda de adquisiciones de la UFPA. Esta investigación indagó sobre la importancia de las actividades de adquisición sostenible en el ICEN en relación con el trabajo de su personal administrativo.La metodología empleada involucró la investigación de campo, una revisión de la literatura especializada, el examen de la legislación y, finalmente, la implementación de un cuestionario con preguntas cerradas dirigido al personal técnico-administrativo que trabaja en el ICEN. Como resultado, se identificaron fortalezas y debilidades en la gestión del ICEN, como la falta de prácticas sostenibles en su rutina y una planificación insuficiente al solicitar recursos a través de la agenda de adquisiciones. El producto final de esta investigación fue el desarrollo de un manual que describe las mejores prácticas para la sostenibilidad ambiental.Research, Society and Development2023-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4411010.33448/rsd-v12i13.44110Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e11121344110Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e11121344110Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e111213441102525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44110/35402Copyright (c) 2023 Walkiria Lima de Souza; Gilmar Wanzeller Siqueira; Gilvania Araújo Gumarães; Maria Alice do Socorro Lima Siqueira; Matheus Souza do Sacramento; Milena de Lima Wanzeller; Nubiete Viana Maiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Walkiria Lima de Siqueira, Gilmar Wanzeller Gumarães, Gilvania Araújo Siqueira, Maria Alice do Socorro Lima Sacramento, Matheus Souza do Wanzeller, Milena de Lima Maia, Nubiete Viana 2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44110Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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