Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34977 |
Resumo: | A presente monografia traz como tema o endomarketing, que é o marketing aplicado internamente nas empresas fazendo uso de metodologias próprias na gestão dos colaboradores, os quais oferecem em troca empenho para alavancar o sucesso organizacional. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção do público interno de uma empresa de energia eólica com relação às condições de trabalho sob a perspectiva do endomarketing. Para tanto foi realizado um survey através de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo junto ao quadro de funcionários da organização, com 26 colaboradores amostrados em um universo de 34 empregados. Na pesquisa aplicada em forma de questionário, foram analisadas quais as necessidades e desejos que os empregados buscam satisfazer nas relações de troca com a empresa, assim como sua expectativa dentro da organização e a realidade da empresa do ponto de vista dos empregados. Os resultados indicam características positivas esperadas pela observação direta, mas ratificada cientificamente pelo conteúdo dos dados coletados e quantificados. A análise realizada e a relevância do endomarketing nas empresas reflete diretamente os resultados da realidade prática, fato este que comprova a sua importância para a pesquisadora e para as organizações como instrumento de progressão social do homem. |
id |
UFRN_225ac0c69ce15722caf76e1a4bbcea27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34977 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Bruna Carolina BezerraPignataro, Thelma2019-01-11T17:45:40Z2021-09-20T14:54:01Z2019-01-11T17:45:40Z2021-09-20T14:54:01Z20182013030619LIMA, Bruna Carolina Bezerra. Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing. 2018. 64f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal/RN, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34977Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoEndomarketingTrocasSatisfaçãoPúblico internoBenefíciosAnálise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA presente monografia traz como tema o endomarketing, que é o marketing aplicado internamente nas empresas fazendo uso de metodologias próprias na gestão dos colaboradores, os quais oferecem em troca empenho para alavancar o sucesso organizacional. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção do público interno de uma empresa de energia eólica com relação às condições de trabalho sob a perspectiva do endomarketing. Para tanto foi realizado um survey através de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo junto ao quadro de funcionários da organização, com 26 colaboradores amostrados em um universo de 34 empregados. Na pesquisa aplicada em forma de questionário, foram analisadas quais as necessidades e desejos que os empregados buscam satisfazer nas relações de troca com a empresa, assim como sua expectativa dentro da organização e a realidade da empresa do ponto de vista dos empregados. Os resultados indicam características positivas esperadas pela observação direta, mas ratificada cientificamente pelo conteúdo dos dados coletados e quantificados. A análise realizada e a relevância do endomarketing nas empresas reflete diretamente os resultados da realidade prática, fato este que comprova a sua importância para a pesquisadora e para as organizações como instrumento de progressão social do homem.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAnalisedasrelacoes_Lima_2018.pdfapplication/pdf1016708https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34977/1/Analisedasrelacoes_Lima_2018.pdf0c8eeffba59d25bb3b5230a35800d6a1MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34977/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTAnalisedasrelacoes_Lima_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain108802https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34977/3/Analisedasrelacoes_Lima_2018.pdf.txt8eb51a30bd8c1a357fb3f1b6e32638bcMD53123456789/349772021-09-20 11:54:01.936oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34977PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPkZFREVSQUwgVU5JVkVSU0lUWSBPRiBSSU8gR1JBTkRFIERPIE5PUlRFPC9zdHJvbmc+PC9jZW50ZXI+CjxjZW50ZXI+PHN0cm9uZz5ESUdJVEFMIE1PTk9HUkFQSFMgTElCUkFSWTwvc3Ryb25nPjwvY2VudGVyPgoKPGNlbnRlcj5BdXRob3JpemF0aW9uIFRlcm0gZm9yIHRoZSBhdmFpbGFiaWxpdHkgb2YgTW9ub2dyYXBocyBmb3IgVW5kZXJncmFkdWF0ZSBhbmQgU3BlY2lhbGl6YXRpb24gaW4gdGhlIERpZ2l0YWwgTGlicmFyeSBvZiBNb25vZ3JhcGhzIChCRE0pPC9jZW50ZXI+CgpBcyB0aGUgY29weXJpZ2h0IG93bmVyIG9mIHRoZSBtb25vZ3JhcGgsIEkgYXV0aG9yaXplIHRoZSBGZWRlcmFsIFVuaXZlcnNpdHkgb2YgUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSAoVUZSTikgdG8gbWFrZSBhdmFpbGFibGUgdGhyb3VnaCB0aGUgRGlnaXRhbCBMaWJyYXJ5IG9mIE1vbm9ncmFwaHMgb2YgVUZSTiwgd2l0aG91dCByZWltYnVyc2VtZW50IG9mIGNvcHlyaWdodCwgYWNjb3JkaW5nIHRvIExhdyA5NjEwLzk4ICwgdGhlIGZ1bGwgdGV4dCBvZiB0aGUgd29yayBzdWJtaXR0ZWQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHJlYWRpbmcsIHByaW50aW5nIGFuZCAvIG9yIGRvd25sb2FkaW5nLCBhcyBhIG1lYW5zIG9mIGRpc3NlbWluYXRpbmcgQnJhemlsaWFuIHNjaWVudGlmaWMgcHJvZHVjdGlvbiwgYXMgb2YgdGhlIGRhdGUgb2Ygc3VibWlzc2lvbi4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:54:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing |
title |
Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing |
spellingShingle |
Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing Lima, Bruna Carolina Bezerra Endomarketing Trocas Satisfação Público interno Benefícios |
title_short |
Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing |
title_full |
Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing |
title_fullStr |
Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing |
title_full_unstemmed |
Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing |
title_sort |
Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing |
author |
Lima, Bruna Carolina Bezerra |
author_facet |
Lima, Bruna Carolina Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Bruna Carolina Bezerra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pignataro, Thelma |
contributor_str_mv |
Pignataro, Thelma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Endomarketing Trocas Satisfação Público interno Benefícios |
topic |
Endomarketing Trocas Satisfação Público interno Benefícios |
description |
A presente monografia traz como tema o endomarketing, que é o marketing aplicado internamente nas empresas fazendo uso de metodologias próprias na gestão dos colaboradores, os quais oferecem em troca empenho para alavancar o sucesso organizacional. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção do público interno de uma empresa de energia eólica com relação às condições de trabalho sob a perspectiva do endomarketing. Para tanto foi realizado um survey através de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo junto ao quadro de funcionários da organização, com 26 colaboradores amostrados em um universo de 34 empregados. Na pesquisa aplicada em forma de questionário, foram analisadas quais as necessidades e desejos que os empregados buscam satisfazer nas relações de troca com a empresa, assim como sua expectativa dentro da organização e a realidade da empresa do ponto de vista dos empregados. Os resultados indicam características positivas esperadas pela observação direta, mas ratificada cientificamente pelo conteúdo dos dados coletados e quantificados. A análise realizada e a relevância do endomarketing nas empresas reflete diretamente os resultados da realidade prática, fato este que comprova a sua importância para a pesquisadora e para as organizações como instrumento de progressão social do homem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-11T17:45:40Z 2021-09-20T14:54:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-11T17:45:40Z 2021-09-20T14:54:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
2013030619 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Bruna Carolina Bezerra. Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing. 2018. 64f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal/RN, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34977 |
identifier_str_mv |
2013030619 LIMA, Bruna Carolina Bezerra. Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing. 2018. 64f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal/RN, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34977/1/Analisedasrelacoes_Lima_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34977/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34977/3/Analisedasrelacoes_Lima_2018.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c8eeffba59d25bb3b5230a35800d6a1 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 8eb51a30bd8c1a357fb3f1b6e32638bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117507391160320 |