Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bruna Carolina Bezerra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34977
Resumo: A presente monografia traz como tema o endomarketing, que é o marketing aplicado internamente nas empresas fazendo uso de metodologias próprias na gestão dos colaboradores, os quais oferecem em troca empenho para alavancar o sucesso organizacional. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção do público interno de uma empresa de energia eólica com relação às condições de trabalho sob a perspectiva do endomarketing. Para tanto foi realizado um survey através de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo junto ao quadro de funcionários da organização, com 26 colaboradores amostrados em um universo de 34 empregados. Na pesquisa aplicada em forma de questionário, foram analisadas quais as necessidades e desejos que os empregados buscam satisfazer nas relações de troca com a empresa, assim como sua expectativa dentro da organização e a realidade da empresa do ponto de vista dos empregados. Os resultados indicam características positivas esperadas pela observação direta, mas ratificada cientificamente pelo conteúdo dos dados coletados e quantificados. A análise realizada e a relevância do endomarketing nas empresas reflete diretamente os resultados da realidade prática, fato este que comprova a sua importância para a pesquisadora e para as organizações como instrumento de progressão social do homem.
id UFRN_225ac0c69ce15722caf76e1a4bbcea27
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34977
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Bruna Carolina BezerraPignataro, Thelma2019-01-11T17:45:40Z2021-09-20T14:54:01Z2019-01-11T17:45:40Z2021-09-20T14:54:01Z20182013030619LIMA, Bruna Carolina Bezerra. Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing. 2018. 64f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal/RN, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34977Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoEndomarketingTrocasSatisfaçãoPúblico internoBenefíciosAnálise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA presente monografia traz como tema o endomarketing, que é o marketing aplicado internamente nas empresas fazendo uso de metodologias próprias na gestão dos colaboradores, os quais oferecem em troca empenho para alavancar o sucesso organizacional. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção do público interno de uma empresa de energia eólica com relação às condições de trabalho sob a perspectiva do endomarketing. Para tanto foi realizado um survey através de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo junto ao quadro de funcionários da organização, com 26 colaboradores amostrados em um universo de 34 empregados. Na pesquisa aplicada em forma de questionário, foram analisadas quais as necessidades e desejos que os empregados buscam satisfazer nas relações de troca com a empresa, assim como sua expectativa dentro da organização e a realidade da empresa do ponto de vista dos empregados. Os resultados indicam características positivas esperadas pela observação direta, mas ratificada cientificamente pelo conteúdo dos dados coletados e quantificados. A análise realizada e a relevância do endomarketing nas empresas reflete diretamente os resultados da realidade prática, fato este que comprova a sua importância para a pesquisadora e para as organizações como instrumento de progressão social do homem.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAnalisedasrelacoes_Lima_2018.pdfapplication/pdf1016708https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34977/1/Analisedasrelacoes_Lima_2018.pdf0c8eeffba59d25bb3b5230a35800d6a1MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34977/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTAnalisedasrelacoes_Lima_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain108802https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34977/3/Analisedasrelacoes_Lima_2018.pdf.txt8eb51a30bd8c1a357fb3f1b6e32638bcMD53123456789/349772021-09-20 11:54:01.936oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T14:54:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing
title Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing
spellingShingle Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing
Lima, Bruna Carolina Bezerra
Endomarketing
Trocas
Satisfação
Público interno
Benefícios
title_short Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing
title_full Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing
title_fullStr Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing
title_full_unstemmed Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing
title_sort Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing
author Lima, Bruna Carolina Bezerra
author_facet Lima, Bruna Carolina Bezerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Bruna Carolina Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pignataro, Thelma
contributor_str_mv Pignataro, Thelma
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Trocas
Satisfação
Público interno
Benefícios
topic Endomarketing
Trocas
Satisfação
Público interno
Benefícios
description A presente monografia traz como tema o endomarketing, que é o marketing aplicado internamente nas empresas fazendo uso de metodologias próprias na gestão dos colaboradores, os quais oferecem em troca empenho para alavancar o sucesso organizacional. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção do público interno de uma empresa de energia eólica com relação às condições de trabalho sob a perspectiva do endomarketing. Para tanto foi realizado um survey através de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo junto ao quadro de funcionários da organização, com 26 colaboradores amostrados em um universo de 34 empregados. Na pesquisa aplicada em forma de questionário, foram analisadas quais as necessidades e desejos que os empregados buscam satisfazer nas relações de troca com a empresa, assim como sua expectativa dentro da organização e a realidade da empresa do ponto de vista dos empregados. Os resultados indicam características positivas esperadas pela observação direta, mas ratificada cientificamente pelo conteúdo dos dados coletados e quantificados. A análise realizada e a relevância do endomarketing nas empresas reflete diretamente os resultados da realidade prática, fato este que comprova a sua importância para a pesquisadora e para as organizações como instrumento de progressão social do homem.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-11T17:45:40Z
2021-09-20T14:54:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-11T17:45:40Z
2021-09-20T14:54:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2013030619
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Bruna Carolina Bezerra. Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing. 2018. 64f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal/RN, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34977
identifier_str_mv 2013030619
LIMA, Bruna Carolina Bezerra. Análise das relações de troca entre uma empresa de energia eólica e seus colaboradores na perspectiva do Endomarketing. 2018. 64f. Monografia (Graduação em Administração), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal/RN, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34977/1/Analisedasrelacoes_Lima_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34977/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34977/3/Analisedasrelacoes_Lima_2018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c8eeffba59d25bb3b5230a35800d6a1
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
8eb51a30bd8c1a357fb3f1b6e32638bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117507391160320