Endomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Lilian Savi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11984
Resumo: Este trabalho está voltado para a compreensão do endomarketing dentro das organizações. O presente estudo teve os objetivos de: avaliar o modelo de endomarketing utilizado atualmente pelo Laboratório Sabin; traçar um paralelo entre ele e as teorias da Administração, da Comunicação Organizacional, da Comunicação Interna e do Endomarketing; e discutir um possível modelo a ser implementado por outras empresas. Para tanto, buscou-se aprofundar os conhecimentos teóricos no que tange às teorias da Administração, da Comunicação Organizacional, da Comunicação Interna e do Endomarketing. Após essa fase, foi realizada pesquisa a respeito da atividade de endomarketing no Laboratório Sabin, por meio de documentos públicos e de entrevista com o coordenador de Endomarketing do laboratório. Dessa forma, foi possível traçar um paralelo entre teoria e prática, buscando a definição de um modelo de endomarketing a ser seguido por outras empresas. Após análise, ficou constatado que o Laboratório Sabin pratica 93,75% dos pontos avaliados neste trabalho. Assim, dos 16 pontos analisados neste trabalho, somente um item não é praticado pelo Sabin: endomarketing ativo. Como resultados desse trabalho, concluiu-se que, estando integrados ou não, os setores de marketing, comunicação interna e endomarketing precisam estar alinhados de maneira a pensar estrategicamente e de forma global a comunicação. Além disso, faz-se necessário que as ações de comunicação interna e endomarketing façam conexão com as necessidades e as atividades desenvolvidas pela área de Recursos Humanos. Por fim, concluiu-se que as atividades de endomarketing precisam ser ativas e contínuas, baseadas sempre em avaliações internas para encontrar lacunas na comunicação e entender as necessidades dos colaboradores.
id CEUB_f8195b06a315bbc24417cf725bc48ee6
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/11984
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Saldanha, Lilian SaviSimonassi, Bia2018-05-08T17:31:44Z2018-05-08T17:31:44Z20172017SALDANHA,Lilian Savi. Endomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organização. 2017. 70 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11984Este trabalho está voltado para a compreensão do endomarketing dentro das organizações. O presente estudo teve os objetivos de: avaliar o modelo de endomarketing utilizado atualmente pelo Laboratório Sabin; traçar um paralelo entre ele e as teorias da Administração, da Comunicação Organizacional, da Comunicação Interna e do Endomarketing; e discutir um possível modelo a ser implementado por outras empresas. Para tanto, buscou-se aprofundar os conhecimentos teóricos no que tange às teorias da Administração, da Comunicação Organizacional, da Comunicação Interna e do Endomarketing. Após essa fase, foi realizada pesquisa a respeito da atividade de endomarketing no Laboratório Sabin, por meio de documentos públicos e de entrevista com o coordenador de Endomarketing do laboratório. Dessa forma, foi possível traçar um paralelo entre teoria e prática, buscando a definição de um modelo de endomarketing a ser seguido por outras empresas. Após análise, ficou constatado que o Laboratório Sabin pratica 93,75% dos pontos avaliados neste trabalho. Assim, dos 16 pontos analisados neste trabalho, somente um item não é praticado pelo Sabin: endomarketing ativo. Como resultados desse trabalho, concluiu-se que, estando integrados ou não, os setores de marketing, comunicação interna e endomarketing precisam estar alinhados de maneira a pensar estrategicamente e de forma global a comunicação. Além disso, faz-se necessário que as ações de comunicação interna e endomarketing façam conexão com as necessidades e as atividades desenvolvidas pela área de Recursos Humanos. Por fim, concluiu-se que as atividades de endomarketing precisam ser ativas e contínuas, baseadas sempre em avaliações internas para encontrar lacunas na comunicação e entender as necessidades dos colaboradores.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2018-05-08T17:31:44Z No. of bitstreams: 1 51500689.pdf: 303786 bytes, checksum: aaf9f15dcc2175b82e7ab652a3b9df4e (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-08T17:31:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51500689.pdf: 303786 bytes, checksum: aaf9f15dcc2175b82e7ab652a3b9df4e (MD5) Previous issue date: 2017OrganizaçãoSteakholderComunicação internaEndomarketingEndomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL51500689.pdf51500689.pdfapplication/pdf303786https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11984/1/51500689.pdfaaf9f15dcc2175b82e7ab652a3b9df4eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11984/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT51500689.pdf.txt51500689.pdf.txtExtracted texttext/plain139454https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11984/3/51500689.pdf.txt6e80d8a5a2ef4e8ec57d132868c2a783MD53235/119842019-03-20 19:39:37.151oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-20T19:39:37Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Endomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organização
title Endomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organização
spellingShingle Endomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organização
Saldanha, Lilian Savi
Organização
Steakholder
Comunicação interna
Endomarketing
title_short Endomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organização
title_full Endomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organização
title_fullStr Endomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organização
title_full_unstemmed Endomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organização
title_sort Endomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organização
author Saldanha, Lilian Savi
author_facet Saldanha, Lilian Savi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Lilian Savi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simonassi, Bia
contributor_str_mv Simonassi, Bia
dc.subject.por.fl_str_mv Organização
Steakholder
Comunicação interna
Endomarketing
topic Organização
Steakholder
Comunicação interna
Endomarketing
description Este trabalho está voltado para a compreensão do endomarketing dentro das organizações. O presente estudo teve os objetivos de: avaliar o modelo de endomarketing utilizado atualmente pelo Laboratório Sabin; traçar um paralelo entre ele e as teorias da Administração, da Comunicação Organizacional, da Comunicação Interna e do Endomarketing; e discutir um possível modelo a ser implementado por outras empresas. Para tanto, buscou-se aprofundar os conhecimentos teóricos no que tange às teorias da Administração, da Comunicação Organizacional, da Comunicação Interna e do Endomarketing. Após essa fase, foi realizada pesquisa a respeito da atividade de endomarketing no Laboratório Sabin, por meio de documentos públicos e de entrevista com o coordenador de Endomarketing do laboratório. Dessa forma, foi possível traçar um paralelo entre teoria e prática, buscando a definição de um modelo de endomarketing a ser seguido por outras empresas. Após análise, ficou constatado que o Laboratório Sabin pratica 93,75% dos pontos avaliados neste trabalho. Assim, dos 16 pontos analisados neste trabalho, somente um item não é praticado pelo Sabin: endomarketing ativo. Como resultados desse trabalho, concluiu-se que, estando integrados ou não, os setores de marketing, comunicação interna e endomarketing precisam estar alinhados de maneira a pensar estrategicamente e de forma global a comunicação. Além disso, faz-se necessário que as ações de comunicação interna e endomarketing façam conexão com as necessidades e as atividades desenvolvidas pela área de Recursos Humanos. Por fim, concluiu-se que as atividades de endomarketing precisam ser ativas e contínuas, baseadas sempre em avaliações internas para encontrar lacunas na comunicação e entender as necessidades dos colaboradores.
publishDate 2017
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-08T17:31:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-08T17:31:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SALDANHA,Lilian Savi. Endomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organização. 2017. 70 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11984
identifier_str_mv SALDANHA,Lilian Savi. Endomarketing estratégico: o colaborador como garoto-propaganda da organização. 2017. 70 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11984/1/51500689.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11984/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11984/3/51500689.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aaf9f15dcc2175b82e7ab652a3b9df4e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
6e80d8a5a2ef4e8ec57d132868c2a783
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903906051850240