Formulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Leonara Luizza da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50569
Resumo: Com o aumento da demanda de combustíveis fósseis e os impactos ocasionados ao meio ambiente, surge a necessidade da busca por energias renováveis. Uma alternativa economicamente e ambientalmente viável é a utilização do óleo de fritura residual de cozinha (WCO) como matéria-prima para a produção do biodiesel. Esse trabalho tem como objetivo o estudo da aditivação ao diesel comercial de formulações de biocombustíveis sintetizados a partir do óleo residual de fritura, bem como a fração leve e pesada do biodiesel produzido. Foram realizados testes de caracterização e consumo. O diesel comercial (DC) foi utilizado como combustível base, com adição de 10% (v/v) dos destilados leves (10%FL), pesados (10%FP), e também do biodiesel (10%BIO). Os testes de caracterização (densidade, corrosividade e poder calorífico) foram realizados de acordo com os métodos ASTM correspondentes, e os resultados das formulações mostraram que todas elas se enquadraram dentro dos padrões estabelecidos para comercialização de acordo com a resolução Nº 50 da ANP. O desempenho do motor foi avaliado através dos testes de consumo horário e específico, que foram realizados em motor a diesel da marca Branco (BD 7.0), variando-se a potência de 0 kW a 1,2 kW enquanto a rotação se mantém constante a 3600 rpm, a fim de se obter as curvas de consumo. Os resultados mostraram que houve uma melhora na eficiência do motor das formulações aditivadas em relação ao diesel comercial, sendo o melhor cenário uma redução de 20,11% na condição de carga 0,3 kW e 14,21% na condição de carga de 0,9 kW (10%BIO comparado ao DC). Validando que o uso de aditivos foram eficazes em promover uma melhor eficiência do motor.
id UFRN_25b5f07fbb418f841c6f42b358a902bf
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50569
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Leite, Leonara Luizza da Costahttp://lattes.cnpq.br/6013347176116859http://lattes.cnpq.br/2811639726261017Andrade, Maria Rosiane Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/1856988565348066Barros Neto, Eduardo Lins dehttp://lattes.cnpq.br/2811639726261017Andrade, Maria Rosiane de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/1856988565348066Lopes, Francisco Wendell Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/8791819081924591Barros Neto, Eduardo Lins de2022-12-23T14:33:02Z2022-12-23T14:33:02Z2022-12-05LEITE, Leonara Luizza da Costa. Formulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão interna. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50569Com o aumento da demanda de combustíveis fósseis e os impactos ocasionados ao meio ambiente, surge a necessidade da busca por energias renováveis. Uma alternativa economicamente e ambientalmente viável é a utilização do óleo de fritura residual de cozinha (WCO) como matéria-prima para a produção do biodiesel. Esse trabalho tem como objetivo o estudo da aditivação ao diesel comercial de formulações de biocombustíveis sintetizados a partir do óleo residual de fritura, bem como a fração leve e pesada do biodiesel produzido. Foram realizados testes de caracterização e consumo. O diesel comercial (DC) foi utilizado como combustível base, com adição de 10% (v/v) dos destilados leves (10%FL), pesados (10%FP), e também do biodiesel (10%BIO). Os testes de caracterização (densidade, corrosividade e poder calorífico) foram realizados de acordo com os métodos ASTM correspondentes, e os resultados das formulações mostraram que todas elas se enquadraram dentro dos padrões estabelecidos para comercialização de acordo com a resolução Nº 50 da ANP. O desempenho do motor foi avaliado através dos testes de consumo horário e específico, que foram realizados em motor a diesel da marca Branco (BD 7.0), variando-se a potência de 0 kW a 1,2 kW enquanto a rotação se mantém constante a 3600 rpm, a fim de se obter as curvas de consumo. Os resultados mostraram que houve uma melhora na eficiência do motor das formulações aditivadas em relação ao diesel comercial, sendo o melhor cenário uma redução de 20,11% na condição de carga 0,3 kW e 14,21% na condição de carga de 0,9 kW (10%BIO comparado ao DC). Validando que o uso de aditivos foram eficazes em promover uma melhor eficiência do motor.With the increased demand for fossil fuels and the impacts caused to the environment, the need for the search for renewable energies arises. An economical and environmentally viable alternative is the use of residual cooking oil (WCO) as a raw material for the production of biodiesel. The objective of this work is to study the additives to commercial diesel of biofuel formulations synthesized from residual frying oil, as well as the light and heavy recipe of the biodiesel produced. Characterization and consumption tests were carried out. Commercial diesel (DC) was used as base fuel, with the addition of 10% (v/v) of distillate (10%FL), heavy (10%FP), and also biodiesel (10%BIO) levels. The characterization tests (density, corrosivity and calorific value) were carried out according to the corresponding ASTM methods, and the results of the attractive formulations that all of them fit within the standards defined for receipt in accordance with ANP Resolution No. 50. The engine performance was evaluated through hourly and specific consumption tests, which were carried out in a Branco diesel engine (BD 7.0), varying the power from 0 kW to 1.2 kW while the rotation remained constant at 3600 rpm, in order to obtain the consumption curves. The results showed that there was an improvement in the engine efficiency of the additive formulations in relation to the commercial diesel, with the best scenario being a reduction of 20.11% in the 0.3 kW load condition and 14.21% in the 0 load condition. .9 kW (10%BIO compared to DC). Validating that the use of additives was effective in promoting better engine efficiency.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia QuímicaUFRNBrasilEngenharia QuímicaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBiocombustívelDieselBiodieselConsumoEficiênciaBiofuelConsumptionEfficiencyFormulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão internaFormulation and performance evaluation of distillate esters of frying oil biodiesel as a diesel additive in an internal combustion engineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTCC Leonara Luizza - Versão Final.pdfTCC Leonara Luizza - Versão Final.pdfapplication/pdf1289867https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50569/1/TCC%20Leonara%20Luizza%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdff878e192cc792ddd8c805b9745b4ebddMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50569/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50569/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/505692022-12-23 11:33:03.029oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50569Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-23T14:33:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão interna
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Formulation and performance evaluation of distillate esters of frying oil biodiesel as a diesel additive in an internal combustion engine
title Formulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão interna
spellingShingle Formulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão interna
Leite, Leonara Luizza da Costa
Biocombustível
Diesel
Biodiesel
Consumo
Eficiência
Biofuel
Consumption
Efficiency
title_short Formulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão interna
title_full Formulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão interna
title_fullStr Formulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão interna
title_full_unstemmed Formulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão interna
title_sort Formulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão interna
author Leite, Leonara Luizza da Costa
author_facet Leite, Leonara Luizza da Costa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6013347176116859
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2811639726261017
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barros Neto, Eduardo Lins de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2811639726261017
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Andrade, Maria Rosiane de Almeida
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1856988565348066
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lopes, Francisco Wendell Bezerra
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8791819081924591
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Leonara Luizza da Costa
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Andrade, Maria Rosiane Almeida de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1856988565348066
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros Neto, Eduardo Lins de
contributor_str_mv Andrade, Maria Rosiane Almeida de
Barros Neto, Eduardo Lins de
dc.subject.por.fl_str_mv Biocombustível
Diesel
Biodiesel
Consumo
Eficiência
Biofuel
Consumption
Efficiency
topic Biocombustível
Diesel
Biodiesel
Consumo
Eficiência
Biofuel
Consumption
Efficiency
description Com o aumento da demanda de combustíveis fósseis e os impactos ocasionados ao meio ambiente, surge a necessidade da busca por energias renováveis. Uma alternativa economicamente e ambientalmente viável é a utilização do óleo de fritura residual de cozinha (WCO) como matéria-prima para a produção do biodiesel. Esse trabalho tem como objetivo o estudo da aditivação ao diesel comercial de formulações de biocombustíveis sintetizados a partir do óleo residual de fritura, bem como a fração leve e pesada do biodiesel produzido. Foram realizados testes de caracterização e consumo. O diesel comercial (DC) foi utilizado como combustível base, com adição de 10% (v/v) dos destilados leves (10%FL), pesados (10%FP), e também do biodiesel (10%BIO). Os testes de caracterização (densidade, corrosividade e poder calorífico) foram realizados de acordo com os métodos ASTM correspondentes, e os resultados das formulações mostraram que todas elas se enquadraram dentro dos padrões estabelecidos para comercialização de acordo com a resolução Nº 50 da ANP. O desempenho do motor foi avaliado através dos testes de consumo horário e específico, que foram realizados em motor a diesel da marca Branco (BD 7.0), variando-se a potência de 0 kW a 1,2 kW enquanto a rotação se mantém constante a 3600 rpm, a fim de se obter as curvas de consumo. Os resultados mostraram que houve uma melhora na eficiência do motor das formulações aditivadas em relação ao diesel comercial, sendo o melhor cenário uma redução de 20,11% na condição de carga 0,3 kW e 14,21% na condição de carga de 0,9 kW (10%BIO comparado ao DC). Validando que o uso de aditivos foram eficazes em promover uma melhor eficiência do motor.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-23T14:33:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-23T14:33:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEITE, Leonara Luizza da Costa. Formulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão interna. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50569
identifier_str_mv LEITE, Leonara Luizza da Costa. Formulação e avaliação do desempenho de ésteres destilados do biodiesel de óleo de fritura como aditivo ao diesel em um motor de combustão interna. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Química
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Engenharia Química
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50569/1/TCC%20Leonara%20Luizza%20-%20Vers%c3%a3o%20Final.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50569/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50569/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f878e192cc792ddd8c805b9745b4ebdd
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832885402697728